CANAFISTULA BRANCA FAVEIRA ( Peltophorum dubium)
A Canafístula é uma excelente opção para o paisagismo urbano ou rural. Ela produz sombra fresca no verão e perde parte ou todas as folhas no inverno. Sua floração é um verdadeiro espetáculo de flores amarelas e forma um tapete de pétalas no chão.
Nome popular: CANAFISTULA BRANCA FAVEIRA
Nome Ciêntífico: Peltophorum dubium.
Família: Fabaceae-Caesalpinioideae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: Logo que as sementes forem colhidas.
Instruções de Semeadura: Pode-se semear as próprias vagens como se fossem sementes, entretanto isso pode acarretar a formação de de mudas tortas ou defeituosas. Colocar as sementes para germinação em recipientes individuais contendo substrato, em seguida bobrir com uma fina camada de substrato. Quando as mudas estiverem com 4-6 cm de altura, transplantá-las para recipientes individuais maiorescontendo solo adubado com esterco curtido de curral.
Tempo para Germinação: Entre 15 e 30 dias.
Colheita: Para obtenção de sementes, colher os frutos (vagens) quando adquirirem coloração paleácea.
Sementes por envelope: 21
Peso envelope: 1
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas alternas espiraladas, estipuladas, compostas bipinadas, com 12-20 pares de pinas, cada uma com 20-30 pares de foliólulos sésseis, ovalados, de base arredondade e ápice acuminado, coriáceos, de 0,5-0,8 cm de comprimento por 0,2-0,4 cm de largura.
Crescimento da planta: Esta planta é decídua, heliófita e pioneira, pode atingir de 15 a 25 m de altura, dotada de copa ampla, com tronco de 50-70 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso; quando jovem sua casca é fina e pouco lenticelada e seus ramos mais pubescentes. A madeira é moderadamente pesada ( densidade 0,69 g/cm3).
Quando da frutos? Amadurecem em Março-Abril, entretanto suas pequenas vagens permanecem viáveis na árvore durante muitos meses.
Frutos Fruto legume indeiscente e achatado.
Quando da Flores? Floresce abundantemente de Dezembro a Fevereiro.
Flores Flores amarelas, bissexuadas, zigomorfas, diclamídeas, dispostas em panículas terminais grandes.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato orgânico e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical úmido.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Tropical úmido.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima.
Atrai pássaros? Não.
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Principalmente cupins, mas as formigas devem ser combatidas antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações: .
A canafístula, popularmente conhecida como Canafístula branca faveira, Angico amarelo, Farinha seca, Faveira, Ibirá puitá, Sobrasil tamboril bravo e Guarucaia é uma árvore natural da América do Sul, mais precisamente na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no Brasil.
Em nosso país, a canafístula pode ser encontrada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
De nome científico Peltophorum dubium e da Família Fabaceae-Caesalpinioideae, a Canafístula produz sombra fresca no verão e perde parte de suas folhas durante o inverno. Entre os meses de Dezembro a Fevereiro ocorre sua floração, que, quando caem, formam um lindo tapete de pétalas amarelas ao chão, motivo pelo qual a canafístula é muito utilizada na arborização urbana. Suas flores são grandes e muito perfumadas.
Composta de ampla copa, a Canafístula pode atingir de 15 a 25 metros de altura. Os frutos, tipo vagem, possuem duas sementes internas, que são espalhadas com a ajuda do vento.
Para cultivar a semente de canafístula são necessários alguns cuidados básicos. Vamos aprender a plantar esta espécie a partir de agora.
Particularidades: a canafístula é uma árvore rústica e elegante, de crescimento rápido. Em casos raros pode chegar a medir 40 m de altura, já em sua fase adulta. Sua copa fornece grande sombra e uma paisagem linda e encantadora com sua floração amarela.
Agora que você já conhece as características da canafístula e descobriu como cultivá-la, o que acha de plantar esta árvore ornamental?
BENEFÍCIOS DO CANAFÍSTULA
Dicas de Cultivo
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito