Maracujá Doce (Passiflora Alata)
MARACUJÁ DOCE
O arbusto de maracujá doce é uma trepadeira de grande porte e de aspecto lenhoso que produz frutos doces e aromáticos.
Abaixo estão algumas características desta planta. Continue a leitura e aprenda a cultivar esta espécie no seu quintal.
Características do maracujá doce
A Passiflora alata, nome científico do maracujá doce, um tipo de planta de origem na Mata Atlântica e, na maioria das vezes, é escolhido por suas características ornamentais, pois é caracterizado pelo florescimento de flores perfumadas.
O maracujá doce é o fruto de uma videira de rápido crescimento e que pode medir até 10 metros de comprimento. As folhas do arbusto de maracujá doce são grandes e verdes escuras, com três lóbulos e uma textura aveludada. Geralmente têm de 5 a 12 cm de comprimento e apresentam um formato de coração.
Já as flores do maracujá doce são grandes e vistosas, com pétalas brancas e um centro amarelo brilhante. As flores são solitárias e medem cerca de 8 a 12 cm de diâmetro.
O grande espetáculo desta trepadeira da família Passifloraceae fica por conta de seus frutos, o maracujá doce. São frutos redondos ou ovais, com uma casca roxa escura e uma polpa doce e suculenta. Os frutos geralmente medem de 5 a 10 cm de diâmetro e contêm muitas sementes pequenas e duras.
Propriedades do maracujá doce
O maracujá doce é cultivado principalmente para a produção de frutas, que podem ser consumidas frescas ou usadas na fabricação de sucos, geleias e sorvetes. A planta também tem propriedades terapêuticas, pois possui em sua composição nutrientes e compostos bioativos, tais como: carboidratos, fibras, vitaminas C, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio, além de antioxidantes.
Benefícios do maracujá doce
Sem dúvida, o maracujá doce é uma das frutas mais apreciadas. Além disso, é possível encontrar inúmeras vantagens em se plantar muda de maracujá doce. Vamos conhecer?
- Fortalecimento sistema imunológico;
- Acelera o metabolismo;
- Alivia a ansiedade e o estresse;
- Controla a pressão arterial;
- Combate os radicais livres;
- Melhora as crises de insônia;
- Auxilia a circulação.
Onde plantar a muda de maracujá doce
A planta geralmente é cultivada diretamente ao solo, com uso de suportes para o formato trepadeira, ou como cercas vivas.
É possível também cultivar o maracujá doce em vasos, desde que estes sejam grandes o suficiente para acomodar a planta e permitir o seu desenvolvimento adequado.
Como plantar a muda de maracujá doce
Sem dúvidas, para plantar uma muda em casa é necessário ter alguns cuidados:
SOLO: o primeiro passo é garantir a adubação com a ajuda de compostos orgânicos, contribuindo para a nutrição do solo. Após esse procedimento, é possível realizar o plantio da muda de maracujá doce que, por sua vez, tem de 30 a 60 centímetros;
CLIMA: o maracujá doce prefere climas mais quentes e úmidos. A planta pode tolerar temperaturas de até 35°C;
LUZ: é importante que o maracujá doce esteja exposto à luminosidade natural, pois o sol favorece o desenvolvimento dessa espécie de planta. Sem dúvida, a energia solar é uma excelente fonte para manter a muda de maracujá doce saudável, favorecendo a germinação dos frutos;
REGA: é só realizar a rega frequentemente, tomando cuidado para que não aconteça o encharcamento do solo. Para isso, é necessário averiguar se o solo possui drenagem adequada para a vazão da água;
PODA: deve ser feita na primavera antes do surgimento das flores. Também fazer poda de limpeza de galhos e folhas secas. Após a poda, pulverizar com fungicida;
Onde encontrar muda de maracujá doce para cultivo?
Gostou de saber como cultivar a muda de maracujá doce?
Que tal acessar o site do Sítio da Mata e adquirir sua muda de maracujá doce ou de qualquer outra espécie frutífera agora mesmo? Acesse www.sitiodamata.com.br.
Vale destacar que o Sítio da Mata conta com condições especiais de pagamento.
Sobre o envio da muda de maracujá doce
Ao acessar nosso site e encontrar sua espécie preferida, você conta com a opção de entrega.
Todas as nossas encomendas chegam até você via transportadora ou caminhão. A muda de maracujá doce ou de qualquer outra espécie viaja em caixas grandes para proteger sua encomenda. Qualquer problema no recebimento entre em contato imediatamente.
Esperamos por você!
Nome popular: Maracujá Doce
Nome Ciêntífico: Passiflora Alata
Família: Passifloraceae
Origem: Zonas tropicais e subtropicais da América
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são grandes e têm a forma de um coração gordo, por isso é bem fácil diferenciá-las das folhas do maracujá azedo, aquele comum, fácil de encontrar no supermercado, que tem folhas divididas em três partes.
Crescimento da planta: É uma planta trepadeira de grande porte, lenhosa, vigorosa e de crescimento rápido, podendo atingir 10 m de comprimento.
Quando da frutos? novembro
Frutos Os frutos são ovais ou periformes, com casca muito alaranjada, lembrando o mamão papaia, diferindo das demais espécies comerciais.
Quando da Flores? setembro
Como adubar essa planta? ➜ Adubação de plantio: colocar, por cova, ou metro linear de sulco, 30 a 50 litros de esterco de curral curtido ou composto (ou 5 a 10 litros de esterco de galinha), 200g de P2O5, 200g de calcário dolomítico, 4g de Zn e 1g de B. Misturar todos os adubos e o calcário com a terra, pelo menos 30 dias antes do transplante. ➜ Adubação de formação: após o pegamento das mudas, aplicar em cobertura ao redor de cada planta, 10g de N aos 30 dias; 15g aos 60 dias, 50g de N mais 50g de K2O aos 90 dias. ➜ Adubação de produção: para uma produtividade esperada de 20 a 25t/ha, aplicar 100 kg/ha de N, 20 a 80 kg/ha de P2O5, 80 a 300 kg/ha de K2O, anualmente, em função da análise de solo. Parcelar esta dose anual em 4 ou 5 vezes, nos meses de setembro, novembro, janeiro e março, antes dos principais fluxos de floração. Aplicar os adubos em faixas de 2 x 1m dos dois lados da planta. Aumentar essas doses em 25%, para produtividade esperada de 25 a 30t/ha, e em 50% para meta de produtividade acima de 30 t/ha.
Como regar essa planta? manter o solo sempre úmido, cuidando para não encharcar. Na época do plantio, irrigar o solo com 40 litros de água.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Podar a planta sempre na primavera, desde que a planta não esteja em dormência. Deve ser feita antes de surgirem os botões de flor. Após a poda, pulverize a planta com um fungicida adequado para evitar doenças. Além disso, realizar uma poda de limpeza, retirando os ramos secos e doentes.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Climas quentes
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Espécie de ave que se alimenta de néctar: rabo-branco-de- -garganta-rajada (Phaethornis eurynome).
Quais pragas tem essa planta? No campo as lagartas constituem sério problema no início da cultura. Outras pragas de menor importância são os percevejos, mosca do fruto e ácaros. A fusariose e a podridão do colo são as doenças mais sérias do maracujazeiro, e o único controle é o arranque e queima das plantas atacadas. Em qualquer situação, é prudente consultar um técnico especialista. Pragas e Doenças No viveiro as principais pragas são as vaquinhas e as lagartas. No campo as lagartas constituem sério problema no início da cultura. Outras pragas de menor importância são os percevejos, mosca do fruto e ácaros. A fusariose e a podridão do colo são as doenças mais sérias do maracujazeiro, e o único controle é o arranque e queima das plantas atacadas. Em qualquer situação, é prudente consultar um técnico especialista.
Mais informações:
O maracujá doce é um tipo de fruta de origem na Mata Atlântica e, na maioria das vezes, é escolhido por suas características ornamentais, pois é caracterizado pelo florescimento de flores perfumadas.
Conhecido cientificamente pelo nome de Passiflora alata, é mais comum de ser encontrado em zonas tropicais. Devido às questões climáticas, é mais fácil encontrar maracujá em países da América, já que tende a ter um clima mais quente.
Da família Passifloraceae, o maracujá doce é caracterizado por suas folhas grandes com um formato de coração e esse é um grande diferencial do outro tipo de maracujá que é mais comum nos supermercados.
Trata-se de um tipo de trepadeira de grande porte, além de possuir um aspecto lenhoso. Normalmente, esse tipo de planta possui um crescimento acelerado podendo atingir até 10 metros de comprimento.
É comum que os frutos tenham a germinação no mês de novembro com uma coloração mais alaranjada com um formato oval, além de volúveis. Já as suas flores, tendem florescer no mês de setembro.
Sem dúvida, é uma das frutas mais apreciadas. Além disso, é possível encontrar inúmeras vantagens em se plantar muda de maracujá doce. Vamos conhecer?
Como vimos, são inúmeras as vantagens de consumir o maracujá doce. Além disso, é uma excelente opção para sucos naturais. Vale enfatizar que esse fruto é muito conhecido devido ao seu efeito calmante. Dessa forma, é muito comum que as pessoas tomem um suco de maracujá doce antes de dormir. Além disso, é uma excelente opção de suco para crianças durante o período noturno, favorecendo a qualidade do sono.
Sem dúvidas, para plantar uma muda em casa é necessário ter alguns cuidados:
SOLO: o primeiro passo é garantir a adubação com a ajuda de compostos orgânicos, contribuindo para a nutrição do solo. Após esse procedimento, é possível realizar o plantio da muda de maracujá doce que, por sua vez, tem de 30 a 60 centímetros;
CLIMA: nativa de clima tropical e subtropical, prefere climas mais quentes;
ILUMINAÇÃO: é importante que o maracujá doce esteja exposto à luminosidade natural, pois o sol favorece o desenvolvimento dessa espécie de planta. Sem dúvida, a energia solar é uma excelente fonte para manter a muda de maracujá doce saudável, favorecendo a germinação dos frutos;
REGA: é só realizar a rega frequentemente, tomando cuidado para que não aconteça o encharcamento do solo. Para isso, é necessário averiguar se o solo possui drenagem adequada para a vazão da água;
PODA: deve ser feita na primavera antes do surgimento das flores. Também fazer poda de limpeza de galhos e folhas secas. Após a poda, pulverizar com fungicida;
Gostou de saber como cultivar a muda de maracujá doce?
Que tal acessar o site do Sítio da Mata e adquirir sua muda de maracujá doce ou de qualquer outra fruta agora mesmo? www.sitiodamata.com.br
Vale destacar que o Sítio da Mata conta com condições especiais de pagamento. Acesse e confira!
Benefícios do maracujá doce
COMO PLANTAR MUDA DE MARACUJÁ DOCE
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Maracujá em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Maracujá chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Quando devo regar?
R: A terra deve secar levemente entre cada rega. Para essa planta, uma rega semanal é geralmente suficiente.
Esta Planta necessita de sol?
R: O maracujá desenvolve-se bem exposto à luz solar, mas mantenha-o afastado de luz solar direta.
Esta planta necessita de podas?
R: O terreno deve ser mantido limpo, e as podas devem ser realizadas durante a primavera, sendo que não pode ser realizada se a árvore já deu suas flores. Logo depois da poda a planta deve ser pulverizada com algum fungicida para evitar que pegue doenças.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito