Pitanga (Eugenia uniflora )
Hoje vamos falar dos benefícios da pitanga e, consequentemente, como plantar o pé de pitanga, ou pitangueira, que nos presenteia com uma fruta doce e perfumada. Acompanhe para conhecer.
Podendo ser consumida de forma natural ou em receitas de geleias, doces, sorvetes e refrescos, vamos conhecer um pouco melhor esta frutinha vermelha e rica em vitaminas, e eu tenho certeza que você vai querer saber como plantar pitanga, não é mesmo?
Características da Pitanga
A pitangueira é uma árvore frutífera muito comum no Brasil e se adapta facilmente às nossas variações climáticas.
Da família Myrtaceae, a pitangueira é uma espécie que dá frutos avermelhados e suculentos, por um período que varia de outubro a janeiro, chamado pitanga.
A Eugenia uniflora, nome científico da pitanga, é uma espécie nativa da América do Sul, está presente na Mata Atlântica brasileira e é composta por diversos nutrientes.
Composição da pitanga
Os benefícios da pitanga são o reflexo de uma composição importante de nutrientes que estão presentes na fruta.
A pitanga é composta por vitaminas A, B, C, minerais, como fósforo, cálcio, ferro e fenólicos como flavonoides e carotenoides. A pitanga também possui propriedades antioxidantes, antocianinas, anti-inflamatórias e anti-hipertensivas. Todas essas substâncias trazem uma série de benefícios para nossa saúde. Vamos listar alguns:
Benefícios da Pitanga
Plantar pitanga traz muitos benefícios para o meio ambiente, pois a fruta é muito atrativa para insetos polinizadores, como abelhas, bem como também costuma atrair pássaros, o que é muito importante para o processo de polinização e continuidade da espécie.
Mas, além disso, quando ingerimos a fruta, podemos contar com outros benefícios da pitanga para o organismo:
- Proteger contra doenças cardiovasculares;
- Reduzir sintomas da artrite e gota;
- Contribuir para a saúde da visão;
- Promover o bem-estar da pele e auxiliar no combate do envelhecimento precoce;
- Combater problemas respiratórios;
- Eliminar fungos e bactérias;
- Ter ação diurética e auxiliar na redução de inchaços;
- Auxiliar nas dietas;
- Aumentar a imunidade.
Onde plantar Pitanga
A pitangueira é uma espécie muito versátil que pode ser plantada em pomares e jardins, diretamente em solos ou canteiros, ou ainda pode ser cultivada em vasos. No entanto, para que a frutífera tenha crescimento adequado e saudável, é importante tratar o solo primeiro.
Como plantar Pitanga
- SOLO: a pitanga prefere solo úmido e bem drenado, rico em matéria orgânica e sem pedras;
- CLIMA: é uma frutífera de fácil adaptação às mais diferentes condições de clima, mas os climas tropical e subtropical são os ideais por serem quentes e úmidos; é resistente a ventos fortes, tolera diferentes níveis de geadas e seca, se desenvolvendo bem em regiões semiáridas com alguma disponibilidade de água;
- LUZ: a planta gosta de passar horas sob o sol intenso;
- REGA: manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado;
- PODA: no primeiro ano de plantio, comece a podar a copa em formato de taça.
Onde encontrar muda de pitanga
Com tantos benefícios que tem a pitanga, que tal aproveitar as dicas que você acabou de conferir e começar a cultivar pitanga?
Fique sempre atento ao adquirir as mudas de pitanga. Encontre exemplares saudáveis e com origem confiável aqui, no Sítio da Mata.
Estamos há 23 anos no segmento, propagando diversas espécies, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para seu cultivo e sua colheita.
Árvores frutíferas de diversas espécies, árvores para arborização urbana, flores, hortaliças e muitas outras espécies você encontra acessando o site: www.sitiodamata.com.br. Entre e confira nossos preços e condições, além de muita variedade.
Em nosso site você também encontra outras opções de frutíferas que podem ser plantadas em vaso. Acompanhe os conteúdos exclusivos https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/pomar-em-vaso/
A pitanga também faz parte do grupo de plantas que evitam a erosão. Conheça essa e outras espécies acessando https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/plantas-que-evitam-erosao/
Sobre o envio
Mensalmente enviamos as mudas devidamente acondicionadas, via transportadora ou caminhão, em excelentes condições de armazenamento para garantir que você receba sua encomenda em ótimo estado.
Conte com a praticidade, comodidade e a qualidade de entrega do Sítio da Mata.
Venha! Estamos esperando por você.
Nome popular: Pitanga
Nome Ciêntífico: Eugenia uniflora
Família: Myrtaceae
Origem: América do Sul, Argentina, Brasil, Uruguai
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas são simples, quando jovens tem coloração cobreadas, passando depois para verde, sendo que sua página (face) superior é brilhante e a inferior é opaca, medem de 3-7 cm.
Crescimento da planta: O porte pode ser arbustivo, entre 2 a 4 metros de altura, ou arbóreo, chegando nestes casos entre 6 e 12 metros. A copa é densa e arredondada.
Quando da frutos? O período de frutificação varia de outubro a janeiro
Frutos Os frutos são bagas globosas, deprimidas nos polos, com sulcos longitudinais e quando maduros ficam de cor vermelha, vinho e até mesmo negra, de acordo com a variedade. A polpa é macia, suculenta e vermelha, recoberta por uma casca muito fina e delicada. Carrega entre 1 a 3 sementes grandes. Frutifica já no 3º ano após o plantio.
Quando da Flores? Primavera, Inverno.
Flores O florescimento é errático, e pode ocorrer duas ou mais vezes ao ano, dependendo na maioria das vezes do clima da região de plantio e da variedade da planta. As flores são pequenas, hermafroditas, brancas, perfumadas, com longos estames e muito melíferas, atraindo abelhas.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 10 litros de esterco de curral, 200 gramas de superfosfato simples e 100 gramas de cloreto de potássio misturados na terra retirada dos primeiros 15 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção fazer anualmente adubações em cobertura, aplicando-se 10 quilos de esterco e 250 gramas de NPK 10-10-10 por planta, em 2 aplicações ao ano no primeiro ano. A partir do segundo ano aumentar a dose de NPK em 150 gramas por ano, até chegar na dose de 1200 gramas no quinto ano, a partir daí manter essa quantidade.
Como regar essa planta? Manter o solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado. Depois da planta estabelecida regar somente no caso de estiagem prolongada.
Vai em qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? A poda deverá ser feita próximo ao tronco visando a eliminação de ramos laterais e devem ser feitas no primeiro ano de plantio com 49 cm de altura.
Vai na sombra? Sol Pleno
Planta de frio ou calor? clima quente e unido
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai grande quantidade de passaros
Formiga mata essa planta? Formiga saúva e controle: Pode desfolhar repetidas vezes a planta enfraquecendo-a até causando a sua morte. Controle: Combater sistematicamente os formigueiros, já a partir do preparo da área para instalação do pomar, com aplicações de formicidas sob forma de pó, iscas ou gás.
Quais pragas tem essa planta? As pragas que mais se destacam são: as coleobrocas do tronco e dos ramos, a mosca-das-frutas: Broca-do-caule e controle: Praga importante da pitangueira que causa grandes prejuízos, sua presença é constatada pela ocorrência nas áreas atacadas de pequenos orifícios junto a casca destruída, em formação de teias e excrementos ao redor. A lagarta ataca os ramos e tronco ao se alimentar abrindo galerias. O controle da broca passa por: injeção de calda pelos orifícios e através das galerias; pulverização com inseticidas e poda de ramos secos com destruição imediata pelo fogo. Mosca-das-frutas e controle: A fêmea procura frutos verdes ou em maturação e nele deposita seus ovos; a larva alimenta-se da polpa danificando-a e tornando o fruto imprestável para o consumo. Alcançando o máximo de desenvolvimento a lagarta abandona o fruto e vai pupar no solo a alguns cm de profundidade. Enterrar a mais de 20 cm de profundidade frutos caídos ao chão ou catá-los e queimá-los; preparar e aplicar calda inseticida; pulverizar frutos verdes.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de formio em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito