FIGUEIRA BRANCA (Ficus guaranitica.)
A figueira branca é uma espécie chave para a manutenção da biodiversidade, pois suas raízes formam uma estrutura complexa e abrigam diversas espécies de plantas, animais e microrganismos. Além disso, seus frutos são uma importante fonte de alimento para a fauna local.
Hoje você vai conhecer melhor a figueira branca e aprender como cultivar esta árvore.
Características da figueira branca
A Ficus guaranítica, nome científico da figueira branca, é uma árvore nativa da América do Sul, encontrada em áreas de floresta tropical e subtropical, principalmente nas margens de rios e lagos, em solos úmidos e bem drenados, que pode atingir até 20 metros de altura.
O tronco da figueira branca é geralmente reto e cilíndrico, com uma casca lisa e cinza clara quando a árvore é jovem. Com o tempo, a casca pode ficar mais rugosa e desenvolver algumas fissuras horizontais. A figueira branca também apresenta raízes aéreas que crescem a partir dos ramos e descem em direção ao solo, formando uma estrutura complexa e única. Essas raízes aéreas podem se desenvolver tanto em ramos horizontais quanto verticais, dando à árvore uma aparência escultural e muito interessante. A madeira da figueira branca é dura e resistente, sendo utilizada localmente para a produção de objetos artesanais e móveis rústicos.
As folhas da figueira branca são grandes, coriáceas e brilhantes, com cerca de 10 a 20 cm de comprimento e 5 a 10 cm de largura. Possuem uma forma oval e pontiaguda.
A figueira branca é uma espécie de figueira que apresenta flores muito pequenas e discretas. Ficam escondidas dentro de uma estrutura chamada "sicônio" e costumam surgir entre o inverno e a primavera.
Já os frutos da figueira branca são pequenos, arredondados e amarelos, com cerca de 1,5 a 2 cm de diâmetro. São comestíveis e muito apreciados pela fauna local, como aves e mamíferos.
Onde cultivar a muda de figueira branca
A muda de figueira branca, como já dissemos aqui, é uma árvore que pode atingir 20 metros de altura se cultivada em condições adequadas. Portanto, estamos falando de uma espécie de grande porte, que preferencialmente deve ser cultivada diretamente ao solo.
Como cultivar a muda de figueira branca
Aqui estão algumas orientações básicas para cultivar uma muda de figueira branca:
SOLO: o solo para o cultivo da figueira branca deve ser úmido e com boa drenagem;
CLIMA: em geral, a figueira branca prefere climas com temperaturas médias anuais acima de 20°C, com alta umidade relativa do ar e com precipitações bem distribuídas ao longo do ano. É tolerante a temperaturas um pouco mais baixas, mas pode sofrer com geadas e temperaturas abaixo de 10°C por períodos prolongados. Proteja a muda de ventos fortes, geadas e sol intenso.
LUZ: a figueira branca prefere ser cultivada em pleno sol;
REGA: mantenha o solo úmido, mas não encharcado, regando a muda regularmente. A figueira branca gosta de umidade, então certifique-se de que o solo nunca fique seco por muito tempo.
Onde encontrar muda de figueira branca para cultivo
Procure por mudas de figueira branca em viveiros especializados ou em lojas de jardinagem. Certifique-se de escolher uma muda saudável, com folhas verdes e sem sinais de doenças ou pragas.
Acessando nosso site você encontra muda de figueira branca e de muitas outras espécies de árvores de grande porte. Acesse www.sitiodamata.com.br e confira!
Lá você também encontra livros, ferramentas e tudo o que precisa para seu projeto paisagístico.
Conheça outras espécies de figueiras disponíveis em nosso site:
https://www.sitiodamata.com.br/ficus-benjamim-figueira.html
https://www.sitiodamata.com.br/figueira-da-pedra-ficus-enormis.html
Sobre o envio da muda de figueira branca
Comprando sua muda de figueira branca no Sítio da Mata, você pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros e ainda contar com a entrega em casa, através de transportadora ou caminhão.
Suas mudas são acomodadas em caixas grandes para chegarem em perfeitas condições até você.
Nome popular: FIGUEIRA BRANCA
Nome Ciêntífico: Ficus guaranitica.
Família: Angiospermae-Moraceae.
Origem: América Latina.
Época da Semeadura: As sementes podem ser armazenadas até o momento da semeadura.
Instruções de Semeadura: Colocar as sementes para germinação em canteiros sombreados com substrato peneirado, não há necessidade de cobrir as sementes. Quando as plantas tiverem entre 4 e 6 cm de altura, transplantá-las para recipientes individuais contendo solo adubado com esterco curtido de curral. A taxa de germinação geralmente é baixa.
Tempo para Germinação: 20 a 60 dias.
Colheita: Para obtenção de sementes, colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida deixá-los em repouso dentro de saco plástico por alguns dias para iniciar sua decomposição e facilitar a
Sementes por envelope: 600
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: Folhas alternas, simples, ovaladas ou elípticas a elíptico-ovaladas, grossas e coriáceas, glabras, de 10 a 20 cm de comprimento por 6 a 10 cm de largura.
Crescimento da planta: A figueira-branca é uma planta perenifólia e heliófita, pode atingir de 10 a 20 m de altura, com tronco de 90 a 180 cm de diâmetro, dotado de sapopemas basais e ritidoma lenticelado; copa imensa, podendo chegar a mais de 20 m de diâmetro. A árvore é frondosa, proporcionando ótima sombra
Quando da frutos? Amadurecem de Dezembro a Janeiro
Frutos Fruto sicônico globoso a obovado, verde e roxo.
Quando da Flores? Floresce em diferentes épocas, porém principalmente em Setembro-Outubro.
Flores Flores pequenas e compostas.
Como adubar essa planta? Na produção das mudas usar substrato orgânico peneirado e esterco curtido de curral, no plantio definitivo usar 150 gramas de NPK 4-14-8 ao em torno da cova e distante do tronco da árvore e logo em seguida regar.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical úmido.
Aceita poda? Sim, respeitando o formato arquitetônico da árvore e utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda. Também é necessário respeitar o colar e a crista dos galgos para que ocorra a cicatrização e não instale fungos.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Tropical úmido.
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? O plantio definitivo pode ser feito quando as mudas tiverem em média 0,5 m para que se adaptem melhor ao solo e clima. O crescimento das plantas no campo é rápido podendo ultrapassar 3 m de altura aos 2 anos.
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? sim
Quais pragas tem essa planta? Principalmente cupins, mas as formigas devem ser combatidas antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito