Como Fazer Canteiro de Ervas

como fazer canteiro de ervas
Como Fazer Canteiro de Ervas
3 (60%) 2 votes

como fazer canteiro de ervas

Ah, os temperos! Grandes aliados na cozinha, os temperos dão sempre aquele realce no sabor. E quando eles são naturais então? Melhor ainda!

Você já pensou em cultivar ervas em casa? As ervas aromáticas, além de dar aquele toque especial na sua comida, também podem ter ação medicinal, portanto, também trazem inúmeros benefícios à sua saúde.

Mas se você imagina que para cultivar essas ervas precisa de amplo espaço, está muito enganado. Neste artigo vamos aprender como fazer canteiro de ervas em casa ou como cultivar seu canteiro de ervas em apartamento, de forma simples e descomplicada. Em pequenos canteiros, em vasos, ou onde sua imaginação permitir!

Comer de forma mais saudável, sem agrotóxicos e conservantes e ainda ter contato com a natureza é uma forma de buscarmos o equilíbrio do corpo e da mente. Vamos, então, aprender o passo-a-passo de como fazer canteiro de ervas aromáticas?

Passo a Passo: Como fazer canteiro de ervas

Passo 1: Escolha um local arejado, de equilibrada exposição solar e boas temperaturas. O espaço é muito importante para manter a drenagem adequada.

Passo 2: Mantenha o solo em boa qualidade. Se necessário for, aposte em um substrato indicado para o tipo de erva aromática que deseja plantar. Há ervas que necessitam de pouca matéria orgânica. Já outras, necessitam de maior quantidade desta matéria ou, até mesmo, complementar com húmus de minhoca.

PASSO 3: Regar periodicamente, pela manhã, sempre atento ao clima. Se o tempo for quente e seco, intensifique a rega.

Agora que você já aprendeu as principais lições de como fazer canteiro de ervas, que tal conhecer as ervas mais comuns para cultivar em casa?

Ervas Aromáticas Para Cultivar em Canteiro

Alecrim: a erva fica divina em carnes, peixes e batatas, mas também tem ação antisséptica e anti-inflamatória.

Cebolinha: dá aquele toque especial em caldos, molhos e carnes, mas também tem ação medicinal, servindo como diurético, inclusive.

Hortelã: utilizado em grande demanda na culinária, também usado em diversos drinks, seu chá também é muito potente no alívio de problemas digestivos.

Manjericão: muito presente na culinária italiana por seu sabor e aroma especiais, também tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Orégano: uma das mais versáteis, pois pode ser usado em diversos pratos. É a que melhor combate as bactérias presentes no nosso organismo.

Salsa: a mais querida dos brasileiros, usada em quase todas as preparações. Tem grande poder no trato renal.

Tomilho: dá muito sabor a carnes, peixes e legumes, além de ter grande poder antienvelhecimento.

Todas essas espécies são de fácil cultivo.

Já conhecemos as principais ervas aromáticas e também aprendemos o passo-a-passo de como fazer canteiro de ervas em casa. Mas… e para quem não tem um pequeno canteiro?

Se você mora em apartamento, não fique triste. Você também pode ter um canteiro de ervas em apartamento. Ter aquele cantinho verde ao alcance das mãos, na hora de cozinhar, é uma terapia e tanto!

Quais os cuidados com um canteiro de ervas em apartamento? Os mesmos de como fazer canteiro de ervas em casa: atento com vento, iluminação, adubação e rega.

O que muda é somente o local onde será plantado. Vamos ver aqui algumas formas criativas para ter um canteiro de ervas em apartamento:

Horta em Vasos

Você vai precisar de:

  1. Vaso
  2. Areia
  3. Argila expandida
  4. Terra
  5. Manta geotêxtil
  6. Sementes ou Mudas
  7. Matéria orgânica

Passo 1: faça um pequeno furo no fundo do vaso para melhor drenagem da água;

Passo 2: coloque argila no fundo do vaso, e em seguida, a manta

Passo 3: coloque a terra (preparada de terra, areia e matéria orgânica); coloque a muda, e complete com a terra preparada

Passo 4: pendure o vaso para que ele receba mais iluminação natural;

Importante atentar-se, se quiser ter um canteiro de ervas em apartamento:

  • Frequência da rega: cuidado para manter o equilíbrio da terra, sem encharcar ou deixar secar a terra;
  • Poda: Algumas espécies precisam de poda frequente para o seu desenvolvimento. A colheita também exige atenção;
  • Ferramentas: luvas, tesoura para poda e uma pequena pá são o suficiente;

Agora que já conhece as regras básicas de como ter um canteiro de ervas em apartamento, é só usar e abusar da criatividade!

Use latas, potes recicláveis! Crie!

Pendure, coloque em prateleiras, faça uma horta vertical!

Decore a cozinha, a churrasqueira, a varanda!

Gostou? Quer fazer canteiro de ervas em apartamento ou em casa? No Sítio da Mata você encontra todas essas ervas aromáticas e muitas outras! Tudo em até 12 vezes sem juros. Encontre mudas e sementes de diversas espécies de plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *