Dicas de Como Recuperar uma Planta Seca

como recuperar uma planta seca
Dicas de Como Recuperar uma Planta Seca
4.7 (93.33%) 3 votes

como recuperar uma planta seca

Nada é mais frustrante do que ver que sua planta está ficando com as folhas secas. A alegria e beleza dada ao ambiente pelas plantas trazem uma sensação de tranquilidade e saúde, mas se ela está um pouco doente, é possível diagnosticar o problema e saber como recuperar uma planta seca para manter seu jardim sempre bonito.

Obviamente, a primeira coisa que vem à mente de como recuperar uma planta seca é que está faltando água. Porém, há uma série de motivos que podem contribuir para que sua planta tenham as folhas secas. A realidade é que a irrigação excessiva também pode fazer murchar as folhas, porque as raízes estão apodrecendo. Certifique-se de que sua planta não esteja recebendo muita água. O solo precisa secar entre as regas para que as raízes possam obter oxigênio.

Alguns insetos podem causar danos às plantas. Procure debaixo das folhas por insetos sugadores. Caso veja algum inseto, borrife água com a mangueira do jardim. Não são necessários produtos químicos.

Se as folhas vão ficando amarelas e em seguida começam a secar, em alguns casos isso pode ser deficiência de nitrogênio. Solos com alta alcalinidade impedem a absorção do ferro. Neste caso, tem como recuperar uma planta seca com preparados de substratos que podem enriquecer o solo com os nutrientes necessários e sua planta ficará sempre vistosa.

Como você sabe se uma planta está morta? Embora isto possa parecer uma pergunta fácil de responder, a verdade é que dizer se uma planta está realmente morta pode ser uma tarefa difícil.

Se sua planta perdeu todas as suas folhas ou as folhas ficaram todas marrons, não entre em pânico. Se você suspeita que sua planta está morta, mas não tem certeza, a maneira mais rápida de saber se ela está morta é verificar os caules. Os caules da planta devem estar firmes e terão um molde verde no interior se ainda estiverem vivos.

Após verificado o caule, está na hora de saber como recuperar uma planta seca. Siga os seguintes passos:

  • Retire todas as folhas e galhos que estão secos.
  • Será necessária a retirada da planta do vaso com cuidado juntamente com o bloco de terra que está fixada na raiz, com muito cuidado para não danificá-las.
  • Replante em um outro vaso ou canteiro, com o solo devidamente tratado com substratos que você encontra em lojas de jardinagem. Regue o suficiente para deixar a terra úmida.
  • Pulverize as folhas com água.
  • Verifique o local que a planta está e se esse não é o motivo pelo qual ela ficou com as folhas secas. Caso ela tenha ficado tempo demais exposta ao sol e calor, é bom deixá-la na sombra por algum tempo até que ela se recupere.
  • Observe o comportamento da planta por alguns dias. O ideal é que o solo permaneça úmido e aos poucos ela vá recuperando o seu vigor.

Lembre-se de colocar a planta em condições em que ela receberá aproximadamente metade da quantidade de sol que normalmente é recomendada para aquela planta. Regue somente quando o solo estiver seco ao toque. Se a planta for capaz, você verá novos caules brotando em torno do caule restante em um ou dois meses.

Percebeu que tem como recuperar uma planta seca sem desfalcar o seu jardim? Basta muito cuidado e paciência para dar os cuidados necessários para que seu jardim continue sempre bonito.

No site do Sítio da Mata você encontra variedades de plantas para enfeitar o seu jardim, bem como os preparados necessário para que sua planta receba os melhores nutrientes para crescer forte e vistosa. Entre em contato e tenha mais informações.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *