Tipos de ervas medicinais e seus benefícios

Tipos de ervas medicinais e seus benefícios
Tipos de ervas medicinais e seus benefícios
5 (100%) 1 vote

Tipos de ervas medicinais e seus benefícios

Não importa se você mora em grandes ou pequenas cidades, em locais totalmente urbanizados ou áreas rurais, a natureza é essencial para a nossa vida. Tudo o que precisamos para viver podemos encontrar no ecossistema.

Além de alimentos, fonte de energia para nosso organismo, também podemos extrair da natureza matéria-prima para produtos de diferentes segmentos: para a área da cosmética, para a fabricação de produtos fitoterápicos ou homeopáticos, entre outros.

Nos primórdios, quando não existia tecnologia, era através dos recursos naturais que os índios tratavam algumas doenças.

Hoje contamos com uma infinidade de medicamentos muito eficazes para tratar muitas patologias. Mas já imaginou ter em sua horta uma erva que alivie um enjoo casual? Ou uma planta que te traga relaxamento quando você fizer a sua infusão para um chá delicioso ao deitar?

Se você se interessou por isso, continue essa leitura para conhecer algumas ervas medicinais e quais os seus benefícios para a nossa saúde.

ERVAS MEDICINAIS – O QUE SÃO

As ervas medicinais são espécies que possuem princípio ativo que auxilia no tratamento de doenças e melhoram a nossa qualidade de vida.

TIPOS DE ERVAS MEDICINAIS MAIS CONHECIDAS

Aliadas a um tratamento médico, as ervas medicinais podem ter uma grande participação no tratamento de algumas doenças. Vamos conhecer alguns tipos de ervas medicinais mais populares e como elas podem contribuir com nossa saúde:

  • Capim cidreira: possui propriedade relaxante e calmante, analgésica, anti-inflamatória e antioxidante, favorecendo o tratamento de problemas digestivos, ansiedade e estresse.
  • Erva doce: com propriedades analgésica e anti-inflamatória, também é capaz de tratar incômodos abdominais, como gastrite, má digestão e gases.
  • Boldo: uma das ervas medicinais mais popularmente conhecidas pelo seu chá milagroso, o boldo é uma planta com propriedade digestiva, hepática, diurética, anti-inflamatória e antioxidante. Atua nos incômodos do fígado, alivia os efeitos da ressaca, auxilia na prevenção de gastrite e na perda de peso;
  • Camomila: com efeito calmante, a camomila é muito utilizada no controle da ansiedade.
  • Hortelã: com propriedade antiespasmódica, a hortelã diminui os movimentos do intestino, reduzindo dores e incômodos, trata a má digestão e alivia enjoos; também tem ação calmante e expectorante;
  • Manjericão: uma das ervas medicinais mais completas, o manjericão possui propriedades antiespasmódica, diurética, digestiva, antioxidante e sedativa. Previne e combate gripes e resfriados, auxilia no controle da pressão arterial e contribui para evitar a insônia.

ERVAS MEDICINAIS – COMO PREPARAR

Geralmente essas ervas são preparadas em formas de chás e infusões. Você pode tomar gelado, mas a preferência são os quentes.

O poder das plantas é cada vez mais evidenciado através do seu uso nos processos terapêuticos. Atualmente, um assunto que está muito em alta são os benefícios dos óleos essenciais – produtos feitos com matéria prima extraída da natureza também.

Existem vários tipos de ervas medicinais que você pode cultivar em casa para ter esses benefícios ao seu alcance. Que tal cultivá-las?

Em jardins, canteiros, vasos… você pode ter ervas em sua casa ou seu apartamento, sem complicação.

Entre em contato com o Sítio da Mata e adquira as ervas medicinais da sua preferência. Como essas plantas ocupam pouco espaço, você pode optar por ter vários tipos de ervas medicinais no seu canteiro.

No Sítio da Mata você encontra esses e muitos outros tipos de ervas medicinais.

Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros.

Estamos esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *