Plantas Para Cerca Viva: Quais São as Melhores?

Plantas Para Cerca Viva: Quais São as Melhores?
Plantas Para Cerca Viva: Quais São as Melhores?
4.4 (87.69%) 13 votes

Plantas Para Cerca Viva: Quais São as Melhores?
Cercas vivas são uma das principais escolhas na hora de criar um projeto paisagístico. Prático, fácil de realizar a manutenção e ainda há uma variedade enorme de espécies que você pode criar a sua cerca viva. Mas quais as melhores plantas para cerca viva?

Antes de responder a essa pergunta, você deve ter em mente o tamanho da sua cerca. Há diversas plantas para cerca viva, que variam em tamanho e também de acordo com as suas características.

Agora que você já sabe exatamente onde será a cerca, vale a pena conferir as principais plantas utilizadas para cercas vivas e assim você pode escolher qual se encaixa mais no seu projeto.

Plantas Para Cerca Viva: A Tradição do Bambu

A cada dia que passa, o bambu é uma das plantas para cerca viva mais usadas, em suas diversas espécies. Confira abaixo algumas que são ideais para você. Você vai perceber como são enormes as possibilidades criar um projeto paisagístico único.

  • Bambu Japonês (Bambusa metake): fino, possui hastes bem retas e folhas largas verde escuras. É ótimo para cerca viva por ser um bambu delicado e de fácil poda, contribuindo para uma manutenção mais fácil. Tem um crescimento rápido, atingindo 2 a 3 metros de altura quando adulto. Varas com 2 cm de diâmetro, em média.
  • Bambu Múltiplas Folhas (Bambusa multiplex): Possui muitas folhas e pode atingir até 2 a 3 metros de altura, fechando totalmente. Essa espécie não alastra (simpodial), logo é recomendado para fechamento de espaços,contenção de vento, poeira e barreiras acústicas.
  • Bambu Sítio da Mata (Bambusa vulgaris vittata verde com verde): Esse bambu desenvolvido pelo Sítio da Mata através do cruzamento de espécies é de cor verde com listras verdes escuras. Ideal para fechamento de grandes espaços, contenção de vento ou poeira. Pode atingir 12 metros de altura e assim como o Bambu Multiplex não alastra.

Cercas Vivas Com Flores

São vários os tipos de cerca viva que podem ser feitos com plantas com flores. Confira alguns deles:

  • Pingo de Ouro (Tibouchinea Granulosa): Possui um crescimento rápido, o que a torna muito usada em cercas vivas, renque e bonsai. Tem uma variedade de flores, podendo ser arroxeadas, róseas, brancas ou com frutos esféricos.
  • Azaléa (Rhododendron): Ideal para qualquer espaço, seja grande ou pequeno. Possui floração abundante principalmente no inverno. É possível formar cerca vivas, maciços e ornamentar jardins.
  • Abélia (Abélia grandiflora): São capazes de criar uma paisagem única. As folhas da abélia mudam de cor quando chega o inverno, ficando com um tom de verde mesclado com bronze. Mas em determinada época do ano essas folhas podem cair.

Como Plantar os Tipos de Cerca Viva?

É essencial que você saiba como plantar cerca viva para climas quentes, bem como para climas frios, já que cada um deles possui suas próprias características.

Se você se pergunta “qual é a melhor cerca viva para mim?”, então deve levar em conta as características da planta, que são seu visual, tamanho, espessura e alastramento, entre outros.

O bambu verde para cerca viva é uma excelente opção, bem como as cercas vivas de crescimento rápido usadas para decoração, que podem deixar sua propriedade ainda mais linda.

Para ver mais dicas de plantas para cerca viva, confira no nosso blog. Além disso, tem ainda o nosso Facebook, com novidades para você se manter informado sobre o que há de novo nos cuidados com as plantas. Venha conferir as opções do Sítio da Mata!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *