Como Fazer um Pomar Doméstico

Como Fazer um Pomar Doméstico
3.8 (75%) 8 votes

Como fazer pomar doméstico

A memória de uma infância no meio da vegetação, colhendo frutas diretamente do pé e se alimentando de produtos sem agrotóxicos não precisa ficar distante. Engana-se quem pensa que só tem contato com pomares aquele que mora na zona rural.

Ter árvores frutíferas também pode ser uma realidade para quem mora na cidade. Saiba como fazer um pomar doméstico que se adapte às condições do seu ambiente.

Ter um pomar doméstico é um processo simples e de baixo custo

Para muitas pessoas a ideia de ter um pomar doméstico é quase uma utopia, imaginando ser um processo custoso que requer altos investimentos em reformas, preparação do espaço e aquisição de mudas.

Entretanto, o processo é muito mais simples do que parece, existem muitas espécies que se adaptam a espaços menores e podem ser plantadas até mesmo em vasos e árvores um pouco maiores necessitam apenas de um espaço plano e com boa drenagem para se desenvolverem.

Além disso, o custo das mudas no Sítio da Mata é extremamente atrativo e os cuidados com o plantio e manutenção não demandam muito tempo. Basta que haja boa luminosidade e temperatura adequada de acordo com o local.

O processo de como fazer um pomar doméstico começa pela escolha das espécies

Antes de iniciar o processo de como fazer um pomar doméstico é preciso estar atento a alguns aspectos, como a condição do espaço para o enraizamento das espécies e as proporções de altura e largura da copa que ela pode atingir, para isso as dimensões mínimas para o plantio é de 40 x 40 x 40 cm.

As melhores espécies de árvores de pequeno porte para o plantio tanto em vasos como no solo são:

  • Jabuticaba – espécie de crescimento máximo de 10 metros de altura, mas quando plantada em vasos pode ter apenas 2 metros de altura;
  • Pitanga – tipicamente brasileira, quando cultivada em vasos não ultrapassa os 2 metros de altura, seu desenvolvimento se dá principalmente em regiões de climas quentes e úmidos, com colheitas duas vezes ao ano, de março a abril e agosto a dezembro;
  • Acerola – a aceroleira é uma árvore de altura máxima de 6 metros, quando cultivada em vasos pode atingir de 2 a 3 metros de altura, uma espécie perene cujos frutos amadurecem apenas 30 dias após a floração;
  • Limão siciliano – originário da Ásia o limão siciliano é uma espécie perene que atinge até 3 metros de altura, perfeito para o cultivo doméstico.

Veja como fazer um pomar doméstico

O primeiro passo para construir um pomar doméstico é avaliar as condições de clima e luminosidade do espaço. Verifique a quantidade de luz que o local recebe diariamente observando por quanto tempo se mantém a iluminação natural e se ela é direta ou indireta. Atente-se também sobre o clima da região durante as estações do ano na sua região.

Faça pesquisas sobre a previsão do tempo e a amplitude térmica em cada estação do ano.. Cada região do Brasil apresenta um clima diferente. Esses dados são importantes para escolher a espécie ideal. No Sítio da Mata você encontra informações sobre as espécies de plantas e a melhor forma de cultivar.

Na hora de plantar lembre-se de que o crescimento da raiz é um fator que deve ser levado em consideração na hora de preparar o solo. Considerando que seu espaço é pequeno, prefira as árvores cujas raízes não se alastram para as laterais.

É importante que, nesse caso, elas cresçam na posição vertical e abaixo do solo. Caso opte por vasos, escolha o tamanho apropriado para a espécie, como as citadas anteriormente. Não se esqueça de preparar um solo rico em nutrientes.

No Sítio da Mata, você encontra uma extensa variedade de frutíferas para que você construa um pomar de acordo com seu ambiente e gosto por frutas. Fornecemos mudas cultivadas em condições satisfatórias para que elas se desenvolvam de maneira saudável. Entre em contato e tenha mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *