Como Montar Vasos Auto Irrigáveis?

Como Montar Vasos Auto irrigáveis?
Como Montar Vasos Auto Irrigáveis?
3.3 (66.67%) 3 votes

Como Montar Vasos Auto irrigáveis?

Com uma rotina corrida é normal deixarmos de lado os nossos hobbies e passatempos favoritos e até mesmo o cuidado das nossas plantas ficam prejudicados pela falta de tempo. O problema é que o abandono dessas plantas pode resultar em suas mortes, por esse motivo, o cuidado com as plantas requer uma dedicação, que muitas vezes, a rotina não nos permite.

Contudo, isso não precisa ser o motivo de preocupações, nesse texto vamos falar sobre como montar vasos auto irrigáveis capazes de manter todas as suas plantas sempre bem hidratadas.

Qual a Função do Vaso Auto Irrigável?

Mesmo que o dia a dia corrido não seja um problema constante, estar presente em horas e dias determinados para realizar a irrigação das plantas pode não ser possível em todos os momentos, isso por que podemos passar dias longe de nossas residências, sem poder cuidar dos nossos vasos. Por este motivo, saber como montar vasos auto irrigáveis pode ser a solução.

Um vaso auto irrigável como o próprio nome já diz tem a função de facilitar o cuidado com as plantas, evitando o desperdício de água, principalmente em grandes vasos. Evitando o desperdício de água você garante que proliferação de mosquitos, como o da dengue, não aconteça. Além disso, para donos de pequenas plantações ou que possuem grandes quantidades de vasos para jardim vertical, esse sistema de irrigação é extremamente vantajoso.

Diferentes Formas de Como Montar Vasos Auto Irrigáveis

Existem diferentes modelos de vasos auto irrigáveis, a partir de sacos plásticos, garrafas PET, por sistema de pavio e claro, adquirindo o produto em uma loja. A seguir veremos o passo a passo de como montar vasos auto irrigáveis que vão evitar que suas plantas pereçam.

  • Garrafa PET – Você precisará de uma garrafa PET, e um pedaço de fio de lã. Corte a garrafa ao meio e faça um furo na tampa o suficiente para que o fio de lã passe pela circunferência corte em um tamanho que ultrapasse 15 cm de ambos os lados.
    Coloque água na parte inferior da garrafa, virando a parte superior ao contrário, é importante deixar à tampa próxima a água, passe a lã pela tampa, deixando o nó para dentro do vaso e coloque a terra e as sementes.
    Neste método, a lã age como uma raiz artificial, na parte de baixo do vaso, usando apenas o que for necessário.
  • Saco Plástico – Um simples saco plástico é capaz de servir como vaso auto irrigável, é necessário além do saco plástico, uma agulha e um barbante. Faça um furo no saco plástico e passe o barbante de modo que este alcance a planta. Em seguida, preencha o saco plástico com água e deixe em uma altura superior a do vaso. Este método é ideal para irrigação de diversas plantas, basta apenas colocar o número necessário de barbantes do lado de dentro do plástico e ficar atento ao nível de água.
  • Pavio – Para este método de montagem de vaso auto irrigável, serão necessários dois recipientes, um mais largo e transparente (para monitoramento do nível de água) que servirá como reservatório de água e outro que será o vaso, além de um barbante, um pedaço de cano de PVC e um estilete.

Abra cinco furos no recipiente que servirá como vaso, 1 para o cano de PVC, 2 para os barbantes e 2 para a drenagem do excesso de água. Corte os barbantes e o cano de um tamanho suficiente para alcançar tanto o reservatório quanto o topo do vaso.

Coloque pedriscos no fundo do vaso para absorver os excessos e evitar que o substrato da terra caia na água, preencha o vaso com terra e coloque dentro do recipiente que servirá como reservatório, em seguida basta plantar a sua muda.

Tenha cuidado para que os reservatórios não fiquem com excesso de água, pois caso as plantas fiquem muito hidratadas, as chances de proliferação de pragas aumentam, por isso, acertar na quantidade de água é fundamental para a longevidade das plantas.

Plantas Para Vasos auto Irrigáveis

Não existem muitas restrições para tipos de plantas para vasos auto irrigáveis, o maior cuidado é optar por espécies que se encaixem adequadamente nos vasos escolhidos, as espécies mais usadas para estas finalidades são:

  • Temperos de diversas espécies, como alecrim, tomilho, salsa, orégano, entre outros.
  • Pimentas, como jalapeño, dedo de moça, biquinho, cayenne, etc.
  • Suculentas, neste caso não há muita restrição basta apenas optar por uma espécie menor, como Senecio azul, escheveria, orelha-de-gato, bola-de-neve-mexicana, entre outros.

Nós do Sítio da Mata somos especializados no comércio e cultivo de diversas espécies tanto para uso doméstico quanto para produtores, entre em contato conosco e conheça as nossas variedades.

2 Comentários

  1. Ety disse:

    Gostaria de saber preço dessas mudas
    Mexerica pocã
    Carambola
    Alecrim
    Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *