Como Podar Cerca Viva de Pingo de Ouro

Como Podar Cerca Viva de Pingo de Ouro
Como Podar Cerca Viva de Pingo de Ouro
3.5 (70%) 2 votes

Como Podar Cerca Viva de Pingo de Ouro

O pingo de ouro, nome científico Duranta repens aurea é uma planta ornamental de folhas douradas, resultado de uma mutação entre um de um tipo de violeta chamada violeteria (Duranta repens). Por ser uma subespécie da violeta, o pingo de ouro é um arbusto de crescimento muito rápido, que pode atingir até 6 metros de altura.

Por esse motivo, saber como podar a cerca viva de pingo de ouro é fundamental, pois esta planta é muito utilizada no paisagismo também como renque e bonsai.

Características do Pingo de Ouro

O pingo de ouro é uma planta nativa do Brasil com o ciclo de vida perene, as suas folhas são douradas (por esse motivo recebeu o nome popular em questão), contudo, quando não podado o pingo de ouro perde a coloração característica.

Este arbusto lenhoso produz pequenas flores, arroxeadas, brancas ou róseas e costumam surgir apenas nos meses mais quentes, durante a primavera e o verão, seus frutos são apenas decorativos, pequenos e de coloração amarelo-ouro, podendo durar vários meses.

Cuidados com o Pingo de Ouro

O plantio do pingo de ouro é simples, o Sítio da Mata envia as mudas devidamente embaladas, com algodão (ou estopa) nas raízes que devem ser retiradas antes do plantio. Veja a seguir como cuidar desta planta:

  • Abra covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda, em seguida, em cada cova, acrescente 2 kg de composto de matéria orgânica, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo. Caso não possua o adubo orgânico, acrescente 100 gramas por cova de adupo NPK 10-10-10 e misture ao solo de maneira uniforme.
  • Este procedimento deve ser realizado obrigatoriamente 3 dias antes do plantio, as covas devem ser irrigadas 1 vez por dia durante 3 dias para que o adubo não queime as raízes.
  • Quando as mudas chegarem, caso o local de plantio seja seco, degradado e com sol pleno durante a maior parte do dia, aconselha-se retirar o algodão das raízes da muda e plantá-las diretamente em saquinhos pretos, utilizando solo adubado de boa drenagem.
  • Plante as mudas de pingo de ouro em locais com sombra, porém com boa iluminação, evitando sempre a exposição direta ao sol. Mantenha o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.

Saiba como Podar Cerca Viva de Pingo de Ouro

O pingo de ouro tem um metabolismo muito alto, o que a torna ideal para ser utilizada como cerca viva, contudo, saber como podar cerca viva de pingo de ouro é extremamente importante para manter as características únicas da planta.

A poda pode ter características de manutenção, para possibilitar o crescimento de novos brotos. Por esse motivo, a escolha do material para realização da poda vai depender do tamanho do arbusto e do seu objetivo ao podar.

O equipamento para moldar o pingo de ouro mais utilizado é o tesourão, com ele é possível dar os contornos desejados a planta, limpar as folhas que despontam e garantir que a planta consiga absorver luz o suficiente para se manter saudável.

Caso o tamanho do arbusto esteja acima do ideal, pode-se usar motosserra para diminuir a extensão da copa, caso opte por este método de como podar cerca viva de pingo de ouro, assegure-se de deixar ao menos em torno de 30 cm de tronco para que novos brotos possam surgir.

Nós da Sítio da Mata somos especializados no cultivo de mudas de pingo de ouro, acesse nosso site e veja a variedade de opções para cerca viva, ornamentação e paisagismo que temos disponíveis.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *