Conheça 10 Ervas Aromáticas para Cultivar na Água

ervas aromaticas
Conheça 10 Ervas Aromáticas para Cultivar na Água
5 (100%) 1 vote

ervas aromaticas

As ervas aromáticas são excelentes temperos para dar aquele toque de sabor no preparo dos alimentos, mas também carregam em si muitos nutrientes importantes para a saúde do nosso organismo.

Este tipo de ingrediente é encontrado em folhas e o mais interessante é que estamos falando de espécies de fácil cultivo, que você pode ter em sua casa, ao alcance de suas mãos.

Seja cultivado em vasos, em um canteiro ou mesmo em recipientes com água, é muito fácil plantar as ervas aromáticas em casa.

Hoje vamos listar dez ervas aromáticas para cultivar na água e o passo a passo para que seu cultivo tenha sucesso!

Continue a leitura!

 

10 Ervas Aromáticas para plantar na água

As ervas aromáticas, além de conferir sabor aos alimentos, ainda podem ser consumidas cruas, em saladas ou no preparo de deliciosos chás relaxantes.

Vamos conhecer dez espécies que podem ser cultivadas na água: 

  1. Alecrim (Rosmarinus officinalis): o alecrim é uma erva aromática de sabor peculiar. Possui antioxidantes, vitaminas e minerais, substância com ação anti-inflamatória e diurética, forte aliado de dietas de emagrecimento.
  2. Coentro (Coriandrum sativum L): o coentro é uma erva aromática de origem asiática que contém importantes nutrientes em sua composição, fazendo dessa erva uma grande colaboradora na redução do colesterol, no controle da pressão arterial e no combate ao envelhecimento precoce da pele.
  3. Cebolinha (Allium fistulosum): Composta por minerais como cálcio, ferro, zinco, selênio e potássio, antioxidantes, além de fibras, a cebolinha também é rica fonte de vitaminas A, C e E, promovendo benefícios para a pele como acelerar a cicatrização, prevenir o envelhecimento, colaborar com o processo digestivo, entre outros.
  4. Erva Cidreira (Melissa officinalis L): a erva cidreira, talvez a mais popular das ervas aromáticas, é uma excelente opção para quem precisa melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e ainda melhorar a digestão.
  5. Hortelã (Plectranthus amboinicus): quem nunca provou um delicioso chá de hortelã? As propriedades do hortelã fazem desta erva aromática um aliado no combate a dores de cabeça e enxaquecas, melhora o trato digestivo, auxilia no combate a gripes e resfriados, etc.
  6. Manjericão (Ocimum basilicum): Rica em diversos compostos bioativos com propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, antimicrobiana, o manjericão, além de dar aquele toque no sabor de diversos pratos, ainda melhora a qualidade do sono, auxilia no tratamento de confortos digestivos, alivia sintomas de gripes e resfriados, entre outros.
  7. Orégano (Origanum vulgare): uma das ervas aromáticas mais conhecidas no Brasil, por dar um sabor especial aos alimentos, o orégano é considerado um excelente aliado da saúde vascular.
  8. Sálvia (Salvia officinalis): a sálvia é uma erva aromática de propriedades muito importantes. É uma planta poderosa para fortalecer o sistema imunológico.
  9. Stevia (Stevia rebaudiana bertoni): a stevia tem um sabor adocicado e por isso é uma opção para substituir o açúcar. Não contém calorias e ainda é capaz de auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue.
  10. Tomilho (Thymus vulgaris L): importante aliado da circulação sanguínea, o tomilho dá um gostinho especial em pratos com caldos, carnes, batatas, entre outros.

 

COMO PLANTAR ERVA AROMÁTICA NA ÁGUA

Você precisará basicamente de um recipiente, de preferência translúcido, devidamente higienizado para começar o processo.

Coloque água limpa no recipiente e corte um cm da base da erva para inserir nesta água.

Troque a água semanalmente, juntamente com a limpeza do frasco.

Depois disso é só aguardar para poder se deliciar com o consumo das ervas aromáticas.

Aproveite seus benefícios deixando os pratos mais saborosos, mais perfumados ou mesmo degustando um chá relaxante ao anoitecer, que tal?

Quer saber onde encontrar todas essas ervas aromáticas?

No Sítio da Mata você encontra diversos tipos de ervas aromáticas para cultivar na água ou na terra.

Acesse o site e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *