Plantas Para Ter na Cozinha: Temperos e Decoração

Plantas Para Ter na Cozinha
Plantas Para Ter na Cozinha: Temperos e Decoração
5 (100%) 1 vote

Plantas Para Ter na Cozinha
A cozinha é uma parte importante da sua casa. Nela, nos reunimos em volta da mesa para fazermos as refeições e colocar o papo com a família em dia, convidamos os amigos para aquele happy hour e nos divertimos fazendo os pratos. Para que possamos passar momentos incríveis na cozinha, ela deve ser um ambiente acolhedor e, acima de tudo, agradável.

Para deixar a cozinha da sua casa um lugar onde todos gostariam de estar, a decoração é um ponto muito importante, porém não somente a decoração com os móveis e eletrodomésticos, mas também é necessário que haja vida. Para isso, nada melhor que as plantas para trazer esse toque que estava faltando e aumentar ainda mais essa alegria. Pensando nisso, o blog do Sítio da Mata preparou umas dicas de plantas para ter na cozinha não apenas como decoração, mas também para serem usadas no preparo de seus deliciosos pratos. Acompanhe as dicas.

Plantas Para Decorar a Cozinha 

Vamos começar com uma lista básica das espécies de plantas para ter na cozinha como parte da decoração:

Samambaia:  grande sucesso na decoração de interiores, a samambaia é bastante utilizada em vasos e jardineiras suspensas, protegidas por coberturas, ideal para ter na cozinha. Possui folhas que chegam a metros de comprimento normalmente, formam touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Sua rega é bem simples, basta molhar a terra por igual sem encharcar, pois o excesso poderá apodrecer a raiz. Com um borrifador de água molhe as plantas de preferência uma vez por semana.

Jiboia: devido a sua versatilidade e fácil manutenção, a planta Jiboia tem se tornado cada vez mais popular, sua folhagem brilhante é um ótimo atrativo para os amantes de jardinagem. A rega deve ser moderada. Apenas uma ou duas vezes por semana, entretanto em locais mais quentes ela deve ser regada com mais frequência;

Espada de São Jorge: esta espécie é excelente para quem não tem tempo para manutenção pois é extremamente resistente, suas flores são perfumadas, muito usadas no paisagismo e decorações. Suporta solo mais seco e pode ser regado 1 vez por semana, deixando o solo secar entre regas.

Lírio-da-paz: deve ser cultivado sempre à meia-sombra e regado frequentemente. Uma das suas características mais marcantes é a sua flor de cor branca. Regue-a aproximadamente uma vez por semana, quando o solo estiver seco.

Bromélia: possui folhas largas e macias, flores tubulares coloridas que proporcionam vivacidade ao ambiente. Vai bem em vasos, lugares internos e sombreados. A rega deve ser feita diariamente, mas em pequenas quantidades. Use um borrifador para espirrar um pouco de água sobre suas folhas também.

Orquídea:  bastante delicadas, elas devem ser cultivadas à meia-sombra, de maneira a receber iluminação de forma indireta. Gosta de solo úmido, mas não encharcado, duas vezes por semana é o suficiente.

Antúrio: esta é uma planta de meia-sombra, adora áreas próximas das janelas para receber luz indireta e ventilação, isso a torna uma excelente opção de planta para ter na cozinha. Sua rega deve ocorrer três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.

Suculentas: fáceis de cultivar, elas possuem diversos tipos de cores, formas e texturas e podem se somar aos mais diversos tipos de decoração. Basta escolher um lugarzinho perto da janela para que ela receba a luz do sol, pois algumas espécies necessitam de algumas horas de luz direta.

Estas espécies são muito simples de cuidar, porém você só precisa estar atenta às regras para a rega para cada uma delas. Agora que você já conhece os tipos de plantas para ter na cozinha como decoração, preparamos uma lista de temperos que, além de decoração, serve para a preparação dos seus pratos sem contar que são mais saudáveis por serem orgânicos.

Temperos Para Cultivar na Cozinha 

  • Manjericão: excelente no preparo de frangos, peixes e sopas;
  • Alecrim: além de excelente no preparo dos pratos é ideal para o preparo de chás. Ele auxilia na melhora do sistema nervoso, melhorar a digestão, atua como antioxidante, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, ajuda a aliviar dores de artrite;
  • Hortelã: ideal para o preparo de chás, sucos e pratos de origem árabe.
  • Orégano: excelente no preparo de massas e molhos;
  • Salsinha: além de enfeitar, ela perfuma os pratos dando um sabor maravilhoso;
  •  Tomilho: ideal no preparo de peixes, aves e molhos.

Estas são apenas algumas dentre muitas opções que você pode cultivar dentro de casa. Os cuidados são sempre com a rega, para isso você pode optar por vasos auto irrigáveis para facilitar o seu trabalho.
Gostou das dicas de plantas para ter na cozinha do blog do Sítio da Mata? Continue acompanhando nossas postagens e não perca as dicas e novidades. Aproveite para conhecer todas as nossas espécies de plantas para jardim doméstico, são centenas de árvores, flores e demais espécies ornamentais perfeitas para paisagismo. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *