10 Dicas de Como Evitar Erosão no Solo

10 Dicas de Como Evitar Erosão no Solo
10 Dicas de Como Evitar Erosão no Solo
3.9 (77.65%) 17 votes

10 Dicas de Como Evitar Erosão no Solo

Saber como evitar erosão no solo é de grande importância para proprietários de fazendas, sítios e pequenas propriedades localizadas em áreas rurais, pois ajuda a manter o terreno em condições ideais para uso, seja para moradia, o plantio de árvores frutíferas ou paisagismo.

Há diversas técnicas que podem ser empregadas no método de como evitar erosão no solo, cabendo ao proprietário do terreno se informar sobre essas alternativas e aplicar as que melhor se encaixam em sua situação, especialmente nos casos onde há uma baixa disponibilidade de recursos financeiros.

Entendendo o Que é a Erosão do Solo

A erosão do solo é um processo de desgaste do solo, e pode fazê-lo ceder em determinados pontos causando desmoronamentos e grandes riscos a saúde das pessoas na área ao redor, e no caso de solos utilizados para o plantio, os danos causados pela erosão eliminam os nutrientes presentes, e impedem o crescimento de novas mudas.

Algumas das principais causas da erosão no solo é a incidência constante de fortes ventos e uma alta taxa de chuvas e umidade, e para terrenos localizados em encostas ou com grandes elevações, a necessidade de saber como evitar erosão no solo é ainda maior, pois erosões nesses locais podem causar a destruição de grande parte da propriedade.

10 Principais Dicas de Como Evitar Erosão no Solo

  • 1.Entenda Quando Ocorre as Erosões – Quando essas chuvas e vento incidem no solo em uma frequência maior do que a sua capacidade de regeneração, as erosões ocorrem, de modo que é possível solucionar esse problema de modo rápido e sem grandes gastos ao se preparar antes que ele ocorra.
  • 2.Faça uso de Plantas e Árvores – Ao utilizar os diferentes tipos de bambu, é possível conter grande parte do desgaste sofrido pelo solo, pois as árvores atuam como uma forma de proteção, além de absorver o excesso de água, uma série de tipos de plantas e árvores para solucionar esse problema são oferecidos pelo Sítio da Mata.
  • 3.Adicione Sistemas de Drenagem – Em casos onde o solo não é compatível com o uso do bambu ou outras plantas que crescem rapidamente, o uso de sistema de drenagem do solo também pode apresentar bons resultados.
  • 4.Use Terraços – O uso de técnicas de terraplanagem para criar terraços nas encostas também é possível em terrenos com alto nível de inclinação, e além de evitar a erosão, proporciona uma área útil maior para o plantio de árvores.
  • 5.Faça Paisagismo – Usar métodos naturais como plantas e árvores no paisagismo de sua propriedade também tem um grande impacto no combate às erosões, pois conforme o aumento da quantidade de plantas no local, menores serão os riscos e desgaste do solo.
  • 6.Proteja Nascentes e Cursos de Rios – A erosão do solo faz com que os sedimentos de terra impeçam a passagem da água, fazendo com que ela se acumule e assim aumente a umidade do solo na região, o que torna necessário tomar medidas para que esse assoreamento não ocorra ou seja ao menos remediado.
  • 7.Contrate Profissionais Capacitados – Outro importante meio de solucionar esse problema é através da contratação de empresas especializadas para oferecer os melhores cuidados para o seu solo, fazendo uma análise das suas necessidades e os melhores meios de supri-las.
  • 8.Certifique Que a suas Atividades Não Sejam a Causa – Muitas atividades humanas podem acelerar ou causar processos de erosão, principalmente na construção de residências ou áreas de lazer sem antes analisar o solo.
  • 9.Não Remova a Vegetação Nativa – Muitos proprietários de fazenda removem todas as plantas e árvores anteriores para criar um local com as características desejadas, porém isso pode causar graves problemas já no curto-prazo caso não sejam replantadas imediatamente.
  • 10.Conte Apenas com os Melhores Fornecedores – Contar com um fornecedor de mudas de bambu como o Sitio da Mata é o melhor modo de se adquirir plantas para evitar a erosão do solo, pois ele conta com uma grande variedade de tipos de bambu com características especialmente úteis para a contenção de erosões.

O solo é um dos maiores bens de uma propriedade rural, e um bom cuidado pode proporcionar grandes benefícios tanto no curto quanto no longo-prazo, valorizando sua propriedade e mantendo uma ampla área útil que poderá ser desenvolvida para diversos tipos de atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *