5 Tipos de Plantas Para Beira de Rio

5 Tipos de Plantas Para Beira de Rio
5 Tipos de Plantas Para Beira de Rio
4.8 (95%) 4 votes

5 Tipos de Plantas Para Beira de Rio

As matas ciliares possuem em sua formação uma grande variedade de espécies de plantas e animais, que, de acordo com a extensão das margens de cada rio, a sua heterogeneidade pode variar e propiciar uma riqueza maior de espécies da flora daquele local.

O termo ciliar, atribuído à vegetação ribeirinha é extremamente importante e recebe esse nome em alusão aos cílios humanos que possuem a importante função de proteger os olhos.

Neste artigo falaremos de 5 tipos de plantas para beira de rio, que vão contribuir para a proteção da mata ciliar e enriquecimento da flora local.

O Que é Preciso Saber Antes de Cultivar Plantas para Beira de Rio?

Antes de saber os tipos de plantas para beira de rio, é preciso saber algumas premissas básicas para selecionar a espécie ideal para cada região, caso a intenção seja a recuperação da mata local:

  • Plantar espécies nativas da região ribeirinha;
  • Cultivar o maior número de espécies possíveis de plantas para aumentar a biodiversidade;
  • Colocar plantas que atraiam os animais da região;
  • Cultivar espécies de acordo com o nível de umidade do solo.

Qual a Função das Plantas para Beira de Rio?

O cultivo de plantas para beira de rio tem várias funções para o ecossistema da região, uma das mais importantes é servir como filtro biológico de nutrientes e demais substâncias poluentes, causados principalmente pelo uso excessivo de fertilizantes que são arrastadas pelas águas de escoamento superficial e subsuperficial.

A seguir veremos quais 5 tipos de plantas para beira de rio.

  • Jenipapo
    O Jenipapo é uma árvore frutífera nativa das florestas da América do Sul que possui um ciclo de vida perene e pode atingir até 14 metros de altura. O período frutífero da Genipa americana concentra-se nos meses de julho e agosto, contudo, esta árvore também dá frutos em outros períodos.
    O Jenipapo é uma espécie de folhas simples, sem pelos que medem de 15 a 35 centímetros de comprimento e a floração acontece em novembro.

    O fruto desta árvore da família das rubiáceas possui uma elevada quantidade de ferro, além de cálcio, hidratos de carbono, calorias, e vitaminas B1, B2 e C. O Jenipapo prefere solos profundos e permeáveis, por esse motivo adapta-se muito bem a regiões ribeirinhas.
  • Salgueiro
    O Salgueiro, Salix humboldtiana é uma árvore que se adapta a diversos tipos de clima, continental, mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical. De origem chinesa, a árvore de ciclo de vida perene e amante do sol pleno e pode ultrapassar até 12 metros de altura.
    O salgueiro é uma espécie muito comum ao longo de rios, córregos e costa de lagos e possui grande preferência por locais temporariamente alagados, devido se grande poder de drenagem, o que faz da espécie excelente para a beira de rios.
  • Peito de Pombo
    O Peito de Pombo é uma árvore de presença forte, é muito procurada por pássaros, porém, seu fruto, apesar de comestível, não é muito apreciado, pois possui pouca polpa.
    A Tapirira Guianensis é originária do Brasil e seu ciclo de vida é perene. Esta árvore tem um crescimento muito rápido e começa o processo de frutificação de 3 a 4 anos após o plantio.
    O Peito de Pombo é ideal para o equilíbrio da flora ribeirinha por causa do seu crescimento rápido, pois atrai com maior facilidade uma variedade maior de outras espécies tanto de plantas, quanto de animais.
  • Palmito
    O Palmito é uma espécie extremamente apreciada por seus frutos pode atingir até 15 metros de altura.
    Esta planta da família das Palmae tem sua maior incidência na América do Sul, principalmente nas regiões entre a Bahia e o Rio Grande do Sul, além disso, ela também é muito utilizada no paisagismo.
    Contudo, para atingir seu pleno crescimento e potencial, o Palmito deve ser plantado em um meio ambiente úmido, como em beira de rio, devido suas preferências de cultivo.
  • Murta
    A última espécie da lista é a Murta, uma planta que apesar de se adaptar bem a regiões ribeirinhas, prefere solos devidamente adubados com matéria orgânica um pouco mais afastado da margem dos rios.
    Contudo, a Murta, originária do norte das regiões asiáticas e norte africano é uma espécie perfeita para compor a flora cilícia com uma maior biodiversidade. Esta planta de nome científico Mytyus communis, pode atingir até 5 metros de altura e adapta-se tanto a locais com sol quanto a meia sombra.

Acompanhe o blog do Sítio da Mata para mais dicas como estas e conheça todas as espécies de plantas para beira de rio que temos disponíveis em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *