5 Plantas de Cobertura de Solo

5 Plantas de Cobertura de Solo
5 (100%) 1 vote

5 plantas de cobertura de solo

Conhecidas pelo porte pequeno, as plantas de cobertura de solo são parte fundamental da composição harmônica do projeto paisagístico que um jardim necessita para criar uma sensação de continuidade e realizar uma transição suave entre os espaços.

No entanto, essas plantas possuem funções que vão muito além da valorização estética do ambiente. Elas são normalmente as primeiras a povoarem solos degradados, protegendo-o e ajudando na fixação dos nutrientes, agindo como um fertilizante natural, além de facilitar a infiltração de água e prevenir erosões, entre outros.

Com tantas funções, nós do blog do Sítio da Mata decidimos elencar 5 plantas perfeitas para a cobertura de solo, para não só valorizar o paisagismo do seu jardim, mas também garantir que o solo fique nas condições ideais para abrigar o máximo de biodiversidade possível.

Vantagens em Utilizar as Plantas de Cobertura de Solo

Diversas plantas de cobertura de solo são a primeira escolha de plantio em áreas degradadas para ajudar a proteger contra o processo de perda de nutrientes e prepará-lo para receber as demais espécies da sucessão, pois pode reciclar os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento de plantas cultivadas em sucessão.

Dessa forma, as plantas de cobertura têm um impacto financeiro muito grande para o produtor rural, pois ajuda a reduzir os custos com fertilizantes químicos, fazendo com que a própria rotação de cultura promova a reciclagem e renovação de nutrientes no solo.

Mas suas vantagens vão muito além, as plantas que forram o solo facilitam a infiltração da água, evitando o processo de erosão. Cultivando plantas de forração, a distribuição e estoque de carbono no solo é aumentado, ajuda a fixar o nitrogênio atmosférico, e serve como cobertura natural para o sistema de plantio direto.

Conheça as 5 Espécies de Planta Para Cobertura de Solo

Como dissemos, as plantas para cobertura de solo são importantes para o solo por diversos motivos, mas, além disso, elas são essenciais para o paisagismo, ajudando a criar transições suaves e harmoniosas com os outros elementos do seu jardim. Pensando nisso, nós separamos as principais plantas para cobertura do seu jardim, são elas:

  • Mini bambu – uma planta que atinge até 60 cm de altura e que é usada na cobertura do solo para formar touceiras baixas e densas. Essa planta chama atenção pelos ramos longos e finos e suas folhas que possuem um aspecto brilhante e coloração verde-clara, sendo conhecida como o coringa do paisagismo, pois pode ser usada para preencher o plano de fundo do jardim, mas também como destaque do projeto paisagístico;
  • Verbena – Uma planta de cultivo fácil, que pode atingir de 10 a 30 cm de altura e que chama muito atenção por causa das suas características ornamentais. Possui flores pequenas arranjadas em um pequeno buquê com uma ramagem delicada. O cultivo deve ser feito sob pleno sol, o solo bem drenado, rico em matéria orgânica e as regas regulares;
  • Lambari Roxo – Como o nome sugere o Lambari Roxo (Tradescantia zebrina) é uma planta herbácea de ciclo de vida perene, de característica rústica, em tons de verde escuro, com listras verdes na face superior e totalmente arroxeadas na face inferior com folhagem de cor brilhante. Deve ser cultivada a meia sombra ou luz difusa e as mudas podem atingir até 60 cm de altura;
  • Clorofito – o clorofito é uma planta herbácea que possui folhas finas, alongadas e variegadas, sua altura não ultrapassa os 20 cm e o seu cultivo é simples, necessitando apenas de regas constantes. Essa planta é muito utilizada para compor renques e bordaduras, mas cuidado, ela deve ser cultivada a meia sombra, pois o excesso de luz solar pode queimar suas folhas;
  • Grama preta – o grande atrativo dessa planta é a coloração de suas folhas. Diferentemente dos outros tipos de grama, a grama preta tem uma coloração escura que torna qualquer composição paisagística mais ornamental. A a planta não ultrapassa 20 cm de altura e a poda é extremamente simples.

Para conhecer outras espécies de plantas de cobertura de solo acesse o site do Sítio da Mata e fale com um de nossos colaboradores para maiores informações. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *