Bambu de jardim: Dicas de Como Cultivar

Bambu de Jardim: Dicas de Como Cultivar
Bambu de jardim: Dicas de Como Cultivar
5 (100%) 2 votes

Bambu de Jardim: Dicas de Como Cultivar



Bastante resistente, o bambu é muito versátil para enfeitar seu jardim, pois serve como cerca viva, suporte para jardim vertical, cobertura, e ainda, servir como divisórias. Existem alguns tipos de bambus que podem ser usados para enfeitar seu jardim. O blog do Sítio da Mata listou as espécies mais comuns usadas como bambu de jardim e dicas de como cultivar.

Bambu de Jardim: Conheça as Espécies 

Bambu Japonês: Essa espécie de bambu é uma planta que transmite a sensação de um ambiente tropical para o local. O uso da espécie como cerca viva propicia muita beleza, além disso, as mudas de bambu japonês podem ser usadas como parte da forração de terrenos assoreados, a fim de conter erosões. Também podem ser usados em vasos devido ao seu porte arbustivo, ideal para decorações internas ou externas. A multiplicação da espécie se dá por divisão de rizomas e touceiras. Os cuidados com esta espécie são simples, basta regar a cada três dias, é importante manter a terra úmida, mas não encharcada.

Bambu Preto: Essa espécie de bambu de jardim é muito bonita, possui cor preta brilhante e é muito interessante para pequenos jardins, cerca viva de pequeno porte, ornamentação de canteiros além de plantio em vasos para terraços. É levemente alastrante, mas de fácil contenção. A rega, assim como a do bambu japonês, deve ser feita sem encharcar demais o solo.

Bambu Múltiplas Folhas: Essa espécie é chamada de múltiplas folhas por conter folhas bem densas e com capacidade de cobrir uma grande área, dessa forma, essa espécie é utilizada como uma planta que auxilia a fechar muros e paredes. A rega deve ser feita a cada três dias, caso não chova.

Mini Bambu Forração: Essa espécie de bambu de jardim é o mais usado para ornamentação pelo seu porte pequeno e bonito, normalmente possui folhagem escura, exuberante e pequena, é frequentemente usado em jardins do estilo japonês. A textura das folhas é muito dura e ereta e se espalham em grupos de 5 ou mais, fazendo com que pareçam pequenas folhas de palmeira ou samambaia. Os bambus são melhor plantados em solo úmido e bem drenado.

Ao contrário de outras espécies, o bambu de jardim necessita de podas com maior frequência, mas em se tratando de cuidados, as regas e local seguem basicamente as mesmas regras, e não podem sofrer com umidade excessiva. A secura também não é bem-vinda.

Todas essas espécies de bambu de jardim são perfeitas para montar um projeto paisagístico de muita beleza para seu jardim, porém é muito importante ter um bom cuidado para evitar o aparecimento de pragas. As pragas mais comuns de aparecerem nesse tipo de planta é o caruncho do bambu. Portanto para que isso não aconteça e acabe colocando o seu jardim em risco, siga as orientações de um profissional experiente e desfrute de um jardim sempre belo.

Quer saber um pouco mais sobre espécies de bambu para jardim? Continue acompanhando o blog para dicas e informações especiais sobre diversas espécies de plantas. Entre em contato e adquira suas plantas, sementes e outros itens para o seu jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *