Cerca Viva: Flores e Outras Espécies para Decoração

flores para cerca viva plantas para cerca viva
Cerca Viva: Flores e Outras Espécies para Decoração
5 (100%) 1 vote

flores para cerca viva plantas para cerca viva

O uso de flores para cerca viva é uma ótima opção para dar um toque natural ao ambiente, além de contribuir no paisagismo. As plantas para cerca viva também podem ser utilizadas para essa finalidade.

Embora o uso desse recurso contribua de forma positiva para a estética do ambiente, muitas pessoas optam pelo uso de cerca viva para atender outras necessidades. Por exemplo, o recurso auxilia nos problemas de privacidade e segurança, além de cumprir a função de impedir rajadas de vento.

Espécies de Flores para Cerca Viva

O uso de cerca viva pode cumprir diversas funções que vão além da decoração. Por isso é importante conhecer as espécies e, assim, saber qual a espécie mais apropriada para atender suas necessidades.Confira abaixo algumas espécies de plantas e flores para cerca viva.

Pingo de Ouro

Por ser uma espécie de fácil manutenção e adaptação, essa planta é bastante popular quando o assunto é cerca viva. Tendo em vista o crescimento rápido dessa espécie, é necessário realizar podas regulares para manter o seu formato delicado. Essa espécie pode alcançar uma altura de 1,5 metro.

Para plantar essa espécie, é necessário saber que o solo deve estar fértil e o plantio deve ser feito em um local com luz solar frequente. A rega deve ser feita diariamente.

Essa espécie não apresenta boa resistência à seca, mas se comporta bem com baixas temperaturas ou geadas.

Cipreste

Conhecida também como Cedrinho, essa espécie de planta para cerca viva pode chegar a uma altura máxima de vinte e cinco metros. Embora tenha o formato de um pinheiro, isso não impede que a espécie possa ser utilizada em cercas vivas.

Por meio das podas, é possível tornar essa planta uma ótima opção para impedir rajadas de vento.

Seu cultivo deve ser feito a sol pleno e em regiões em baixa temperatura. As regas podem ser frequentes durante o seu desenvolvimento.

Bambu

O bambu é uma espécie que pode ser utilizada em ambientes externos a fim de fazer um cercado com a planta. Para esse tipo de ornamentação, a espécie de bambu mais utilizada é o bambuzinho de jardim. Sua altura pode chegar aos quatro metros e seu crescimento ocorre de forma rápida.

Por ser uma planta invasiva, é necessário construir uma barreira para organizar seu crescimento. Para plantar, é necessário que o solo seja úmido e rico em matéria orgânica.

Amor agarradinho

Essa é uma ótima opção de flores para cerca viva, principalmente se você quiser dar um toque de cor ao ambiente, pois essa espécie pode apresentar flores rosas ou brancas.

Por se tratar de flores, a primavera é a melhor época para cultivá-la. Essa espécie, quando se desenvolve, se enlaça nos arames das cercas, criando uma divisão belíssima no espaço. Por ser uma planta trepadeira, precisa de algo para se apoiar durante seu crescimento.

Tumbérgia arbustiva

Essa espécie possui folhas com formato oval e em um tom escuro de verde. Já suas flores aparecem na cor azul arroxeado e possuem um miolo amarelo. A tumbérgia arbustiva possui flores perfumadas e, por isso, atraem borboletas e beija-flores.

Dicas de manutenção de Cerca Viva

Certamente cada espécie possui cuidados e manutenção específicos, principalmente com relação às podas e regas. No entanto, qualquer espécie precisa de cuidados regulares para que sua forma seja mantida.

Por isso, se atente aos galhos e folhas secas e sem vida para retirá-los e, assim, manter a beleza da planta. É preciso se atentar também à quantidade de água, pois o excesso ou a falta pode comprometer o desenvolvimento da planta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *