Como Cuidar da Planta Jiboia

Como cuidar da planta jiboia
Como Cuidar da Planta Jiboia
2.8 (56%) 5 votes

Como cuidar da planta jiboia

Saber como cuidar da planta Jiboia não é uma tarefa muito exigente, pois essa espécie é extremamente versátil, adaptando-se a diversas condições de plantio. Ela pode ser cultivada como trepadeira em ambientes internos dentro de vasos no chão ou pendente, e ainda como planta de forração, apresentando características diferentes a depender do local escolhido. 

Devido a essas características, a planta Jiboia se tornou extremamente popular nos jardins e por esse motivo, a equipe do Sítio da Mata preparou esse conteúdo para ensinar como cuidar dessa espécie e ainda conhecer mais a fundo as principais características que essa planta de nome tão curioso apresenta. 

Características da planta Jiboia

 A Jiboia, Epipremnum pinnatum, é uma planta da família Araceae, originária da Oceania que rapidamente se adaptou ao clima brasileiro, devido às similaridades com seu habitat natural.

A planta ganhou o nome popular de Jiboia por possuir caule com raízes aéreas, quando cultivada em mata ou próxima a árvores, a Jiboia se desenvolve enrolando-se nos galhos das árvores, abraçando-os, como as cobras de mesmo nome o faz com suas presas. 

Quando jovem, a Jiboia é conhecida por ter folhas em formato de pequenos corações, já na idade adulta as folhas dessa planta de ciclo de vida perene se tornam mais arredondadas, variegadas e frequentemente bem rasgadas, algo que acontece cerca de dez anos após o plantio.

A Jiboia é uma planta que apresenta incrível adaptabilidade e pode ser conduzida tanto como cerca viva, em vasos e pendentes, e também como planta de forração, sendo que em cada local ela se desenvolve de maneira diferente.  

Como cerca viva, a planta Jiboia desenvolve folhas que podem medir mais de um metro de largura e seus galhos são capazes de cobrir até 18 metros de distância. 

Já quando conduzida como forração, suas folhas pouco se desenvolvem, porém ela pode ocupar grandes áreas e fazer parte da harmonização paisagística de diversos jardins. 

Outra característica dessa planta é o fato dela poder ser cultivada também em espaços internos, dentro de vasos no chão ou em pendentes, no qual seu crescimento também é naturalmente controlado, não atingindo mais que alguns centímetros. Além disso, a planta age como um purificador de ar, transformando dióxido de carbono em oxigênio. Mas cuidado, a Jiboia é uma planta tóxica, por isso deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais domésticos. 

Dicas de como cuidar da planta Jiboia

Agora que já conhecemos as suas principais características é hora de saber como cuidar da planta Jiboia.

A jiboia é uma planta herbácea que possui características de trepadeiras e pode ser usada como cerca viva, forração e dentro de ambientes internos em vasos e pendentes, essa versatilidade de uso se reflete nos cuidados necessários para que ela se desenvolva de maneira saudável.

Saber como cuidar da planta jiboia é extremamente simples, sendo até mais fácil do que cuidar dos já conhecidos cactos e suculentas.

O que precisamos saber para seu cultivo é:

  • A planta jiboia tem preferência por meia sombra ou luz difusa, porém se adapta muito bem em locais com sol pleno ou sombra durante todo tempo, isso pode ser notado durante o seu crescimento. Em locais com bastante oferta de sol a jiboia se desenvolve mais, como é o caso de cercas vivas, e menos em ambientes fechados. 
  • A rega deve ser moderada. Apenas uma ou duas vezes por semana, entretanto em locais mais quentes ela deve ser regada com mais frequência;
  • O solo ideal deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica;
  • A planta também não é muito exigente quanto a adubação, ela deve acontecer com intervalo de 2 a 3 meses e deve ter compostos equilibrados com húmus de minhoca, por exemplo.

Devido a sua versatilidade e fácil manutenção, a planta Jiboia tem se tornado cada vez mais popular, sua folhagem brilhante é um ótimo atrativo para os amantes de jardinagem. 

O Sítio da Mata é uma empresa que busca oferecer sempre o melhor para os nossos clientes. Para receber mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog semanalmente e para qualquer dúvida entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *