Como Cultivar Jardim de Plantas Aromáticas

Como Cultivar Jardim de Plantas Aromáticas
3.7 (73.33%) 9 votes

Como cultivar jardim de plantas aromáticas com as dicas do Sítio da Mata

Todos que gostam e apreciam o cultivo de flores e plantas, mesmo sem se dar conta, acabam por muitas vezes tendo um pequeno jardim de plantas aromáticas, isso porque elas normalmente têm várias funções, que vão além da beleza e do perfume característico de cada uma.

As plantas aromáticas, como manjericão, alecrim, salsinha, entre outras, têm um grande valor nutricional e trazem muitos benefícios para a saúde, por esse motivo, o seu cultivo para fins medicinais e culinários também são bem comuns.

Saiba como cultivar jardim de plantas aromáticas, desde o plantio, adubação e cuidados.

Principais Espécies Para Cultivar em um Jardim de Plantas Aromáticas

Um jardim de plantas aromáticas é a menina dos olhos de qualquer jardineiro, profissional ou de final de semana. Seus inúmeros sabores, odores e cores vibrantes transmitem sensações variadas e por esse motivo, são muito apreciadas tanto para se utilizar na cozinha como para ornamentação.

Se você está em dúvida de quais plantas escolher para o seu jardim, nós do Sítio da Mata separamos 5 espécies para ajudar nessa escolha. Veja:

1- Manjericão

Uma planta perfumada, saborosa e florida. O manjericão é altamente nutritivo, fornecendo cerca de 20 calorias a cada 100 gramas de consumo. Quanto mais jovens forem os ramos, mais condimentadas serão as folhas que estão recheadas de óleos como estragol, cânfora e linalol, além de conter ácidos orgânicos e muita vitamina C e A.
O manjericão é excelente no tratamento de resfriados, melhorando o sistema imunológico e crises de tosse, combate o estresse, melhora a visão, a saúde bucal, elimina pedras nos rins e muito mais.

O cultivo do manjericão deve ser feito em muito sol, ao menos 4 horas diárias e uma terra muito bem nutrida e permeável, em local protegido de caracóis e geada, de preferência durante a primavera. As sementes devem ficar em cerca de 1 cm de profundidade da terra, afofada e adubada, com duas a três sementes por buraco.

A rega deve ser feita a cada 2 ou três dias, o excesso de água pode matar a planta. A poda é fundamental para o seu desenvolvimento, sempre corte as flores da planta, para que ela permaneça saudável por mais tempo e adube a cada 40 dias com duas colheres de sopa de húmus de minhoca;

2-Cebolinha

A cebolinha é uma planta de origem europeia, que alcança até 30 cm de altura, rica em vitamina A, C, ferro e potássio, por esse motivo, traz muitos benefícios à saúde, como o fortalecimento dos ossos, impede danos neurais, combate o Alzheimer, atua na prevenção do câncer. Combate desconfortos digestivos, melhora a saúde do coração, combate o mau colesterol e traz inúmeros benefícios para saúde capilar, entre outros.

A cebolinha cresce melhor em temperaturas de 13ºC a 24ºC, mas tem espécies que lida bem tanto em locais mais quentes, quanto mais frios. Necessita de ao menos 4 horas diárias de luz do sol direta e o solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A rega deve ser frequente para o solo sempre se manter úmido, mas sem encharcar;

3- Tomilho

O tomilho cresce e se torna um pequeno e resistente arbusto com crescimento abundante mesmo em locais apertados. Essa planta aromática perene alcança até 30 cm de altura.

O tomilho é uma planta rústica e não requer muitos cuidados, pode ser plantado isolado, ou combinado com outras plantas do seu jardim. Se for plantada diretamente no solo, as covas devem ter 30 x 35 cm de largura e profundidade, respectivamente e em vasos, ao menos com 15 cm de profundidade.

Essa planta não necessita de muita água, a rega pode ser feita de acordo com o toque, caso a terra esteja seca, basta molhá-la e sua adubação pode ser feita a cada 40 dias com composto orgânico.

A poda pode ser feita depois de 15 dias do plantio da muda, quando ela estiver com 15 cm de altura, ou depois de 60 dias, caso tenha sido plantada em sementes. Nesse período os ramos já podem ser podados e usados na cozinha. Lembre-se: nunca arranque os galhos, apenas corte as folhas com uma tesoura para não danificar a planta. O tomilho ajuda no funcionamento do intestino, previne o envelhecimento, ajuda a emagrecer, é bom para a saúde dos olhos, protege os ossos, combate a depressão, entre outros benefícios;

4-Salsa

A salsa ou salsinha é uma planta aromática com crescimento em forma de arbusto e assim como o funcho (Foeniculum Vulgare) tem uma produção bienal, sendo que no primeiro ano nasce a folha e no segundo uma flor amarela.

Rica em sais minerais vitaminas do complexo B, E C e A, óleo essencial de apiol, antioxidantes, entre outros, a salsa trás muitos benefícios da saúde como prevenir a anemia, promove a saúde do cérebro, atua como diurético combatendo a retenção de líquidos, possui propriedades anti-inflamatórias e detox, ameniza os desconfortos menstruais, entre outros.

O cultivo da planta deve ser feito em temperaturas entre 10ºC e 22ºC, altas temperaturas podem fazê-las florir de maneira precoce. Vai bem tanto em sol pleno como a meia sombra.
O solo deve ser preferencialmente bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com o PH entre 5,8 e 7,2. O solo deve ser mantido sempre úmido, mas não encharcado.

5-Orégano

O orégano é uma planta arbustiva com muitas ramificações, de ciclo de vida perene, que pode medir de 25 a 80 cm de altura. Suas folhas podem ser tanto verdes, quanto douradas, assim como suas flores brancas e lilases, que surgem em julho.
O orégano é uma planta rica em vitamina C, A, rica em betacaroteno, antioxidantes, carvacrol, timol, fibras, entre outros. Por esse motivo, reduz inflamações, previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico, combate fungos e bactérias, reduz tosses e cólicas, entre outros.

O plantio pode ser feito apenas em pequenos canteiros ou em vaso com furos no fundo para drenar a água, em solo fértil e luz solar diária e direta em suas folhas (o aroma fica mais forte), mantendo a terra sempre úmida.
Pode ser plantado por touceiras, estaquia ou sementes.

De modo geral, saber como cultivar jardim de plantas aromáticas não requer muitas habilidades de jardinagem, são plantas que se adaptam bem e não requerem cuidados constantes.
Para conhecer mais jardim de plantas aromáticas acesse o site do Sítio da Mata, lá você irá encontrar muitas variedades de ervas e métodos de cultivos. O Sítio da Mata possui seu próprio viveiro e ao longo dos anos se tornou cada vez mais relevante no segmento.
Entre em contato e desfrute da qualidade do nosso atendimento e comprometimento com nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *