Como Cultivar Margaridas em Vasos

Como Cultivar Margaridas em Vasos
3.8 (75.71%) 14 votes

Como Cultivar Margaridas em Vasos

Sem dúvidas as margaridas são uma das flores mais famosas do mundo. Segundo a história da espécie, as primeiras espécies surgiram a mais de quatro mil anos atrás, em regiões europeias e asiáticas.

Sua popularidade se deve principalmente pela sua beleza e fácil cultivo, que se dá tanto por sementes, quanto por meio de mudas. Além disso, o seu perfume característico e o pequeno porte facilitaram o cultivo doméstico rapidamente, fazendo parte de canteiros e jardins caseiros ao redor de todo o mundo.

Neste texto, nós do Sítio da Mata ensinaremos como cultivar margaridas em vasos, além dos benefícios e curiosidades dessa planta extremamente popular.

Curiosidades e Informações Sobre as Margaridas

No mundo, estima-se que haja milhares de espécies diferentes de margaridas, que podem medir de 7 a 120 centímetros de altura. Essas flores campestres da família das Asteraceae, a mesma família dos girassóis e crisântemos é extremamente popular, sendo fonte de inspiração de nomes de mulheres em todo o Brasil.

Toda espécie tida como margarida, consiste em uma coleção de flores de disco e flores de raio, protegidas por uma base chamada pedúnculo (que se forma a partir do caule e mantém as flores compostas juntas).

Dicas de Como Cultivar Margaridas em Vasos

Uma das maiores vantagens da margarida é o fato dela poder ser inserida em diferentes tipos de solo, exceto aqueles muito úmidos que dificultam a germinação das sementes. Porém, ela possui muita resistência a situações adversas, como pesticidas e insetos, além de se adaptar bem tanto em locais luminosos como com pouca luz.

Porém, para se desenvolver de maneira saudável e com uma floração rica é interessante seguir alguns passos.

A seguir, veremos quais são as dicas de como cultivar margaridas em vasos, para que elas se desenvolvam de maneira saudável:

  • Preparo do solo – O solo deve ter uma boa drenagem para não haver acúmulo de água, por esse motivo escolha um vaso que tenha furos em suas bases, assim evita que ele fique encharcado. Além disso, prepare uma mistura de material orgânico e adicione um fortificante à base de fósforo;
  • Semente – Se o plantio for feito com sementes, estas devem ser dispostas a uma profundidade de 0,5 cm da superfície. A germinação costuma acontecer entre 7 a 21 dias, florindo após 240 dias;
  • Mudas – Para o plantio de mudas, o uso de vasos com o dobro do tamanho da muda é o ideal. Prepare o solo do vaso adequadamente retire a muda da embalagem original com cuidado e faça o replantio. Preencha as laterais com terra adubada e assente com as mãos cuidadosamente, para finalizar cubra a terra com cascas de árvore;
  • Rega – A rega deve ocorrer em dias alternados, mas tome cuidado para manter a última camada de terra um pouco mais seca, para evitar a proliferação de fungos e bactérias que possam vir a matar a planta;
  • Adubo – Aplique regularmente o adubo rico em potássio ou húmus de minhoca.

Para que floresçam plenamente as margaridas apreciam uma boa luminosidade, entretanto é possível cultivá-las também a meia sombra.

Saber como cultivar margaridas em vasos é apenas uma das muitas dicas que o blog do Sítio da Mata dispõe, acompanhe as nossas postagens e aprenda muito mais sobre esse universo muito interessante do cultivo de diversas espécies de plantas. Entre em contato e tenha mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *