Como Cultivar Microplantas

Como Cultivar Microplantas
4.3 (85.33%) 15 votes

Dicas de como cultivar microplantas com o Sítio da Mata

As microplantas podem ser vistas como uma alternativa para quem sempre quis ter uma pequena horta, para consumo próprio, mas não dispõem de muito espaço. Elas são uma alternativa nutritiva, que têm preenchido com muito mais frequência a mesa dos brasileiros, além de serem uma opção para quem gosta de cultivar plantas dentro de casas, apartamentos e pequenos jardins.

Por esse motivo, nós do Sítio da Mata separamos algumas dicas de como cultivar microplantas, para você conhecer um pouco mais sobre as espécies que se encaixam nessa nomenclatura e quais as melhores escolhas para sua horta, que de quebra pode mudar para melhor sua alimentação.

O Que São Microplantas

Antes de sabermos como cultivar microplantas precisamos entender o que elas são e como elas se enquadram, assim fica mais fácil diferenciar para qual finalidade ela será usada, se apenas para compor uma horta ou pequeno jardim, ou para consumo próprio.

As microgreens, ou micro-verdes, como também são conhecidas podem ser definidas como plantas que acabaram de nascer, que já ultrapassaram a fase de broto, sendo muito mais desenvolvidas que ele, mas ainda não se enquadram como baby leaf.

Graças ao seu tamanho reduzido elas são uma excelente alternativa para o cultivo em espaços internos pequenos e assim como o cultivo de temperos em espaços internos, jardins verticais, tetos verdes, entre outros, as microplantas também têm sido uma opção para a falta de espaço.

Como Cultivar Microplantas e Suas Vantagens

As microplantas são vegetais colhidos ainda antes do estágio de maturidade, durante esse período seus nutrientes estão muito mais concentrados do que quando a planta está desenvolvida, ostentando uma grande quantidade de bioativos, como oxidantes, vitaminas e minerais. Para se ter uma ideia, o manjericão possui 40 vezes mais nutrientes nesse estágio do que quando em fase adulta. Além disso, como já citamos, elas ocupam pouquíssimo espaço para serem cultivadas e o seu ciclo de cultivo é muito rápido, girando em torno de 7 a 21 dias para a colheita.

Outra vantagem sobre o cultivo das microgreens é o fato delas serem uma opção muito mais viável para quem procura alimentos mais saborosos, com aroma rico e que dão ao prato um aspecto visual muito mais agradável, sendo muito utilizado por chefs ao redor do mundo por esse motivo.

Saber como cultivar microplantas é muito fácil, elas são espécies que não exigem condições de controle exacerbado e muitas se desenvolvem com cuidados simples e em qualquer recipiente, como veremos a seguir:

  • Coloque as sementes em solo bem drenado e cubra a pequena cova com plástico, a fim de aumentar a umidade do ar e protegê-las dos raios solares;
  • Cubra as sementes com substrato, sem enterrá-las;
  • Faça a rega com um borrifador, de forma superficial para não as encharcar;
  • Assim que a germinação tiver início retire o plástico e regue as plantinhas regularmente;
  • Deixe-as em um ambiente com bastante iluminação;
  • Tão logo as primeiras folhas surjam, corte o pé da planta por completo, para o consumo.

Também é possível plantar as microgreens com bandejas de germinação, que são indicadas, pois possuem células que tornam o desenvolvimento e a colheita mais fácil, colocando as sementes de cada espécie em uma fileira de célula, de forma superficial.

Nesse método de cultivo as sementes também devem ser cobertas com um pouco de substrato, sem enterrá-las, regue-a com um borrifador, superficialmente e deixe as bandejas de germinação no escuro durante três dias, assim os brotos se desenvolvem com maior facilidade.

Passado os três dias, as bandejas devem ficar em local com iluminação indireta, após, basta aguardar o período de 7 a 21 dias para a colheita.

Alguns Tipos de Microplantas Disponíveis no Sítio da Mata

Existem muitos tipos de microplantas que podem ser usadas para consumo imediato, no Sítio da Mata oferecemos algumas opções como:

  • Manjericão;
  • Alho poró;
  • Cebolinha;
  • Coentro;
  • Cebola;
  • Ervilha;
  • Salsa;
  • Chia;
  • Diversos outros tipos de temperos.

Confira outras espécies de microplantas e entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre todos os tipos de microplantas e maneiras de cultivá-las e não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais posts como esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *