Como Cultivar PANCS em Casa?

Como Cultivar PANCS em Casa?
3.5 (70%) 8 votes

Como Cultivar PANCS em Casa?

Com o passar dos anos o aumento substancial de alimentos industrializados que chegou a mesa dos brasileiros foi imenso, uma das consequências foi a perda gradativa de costumes como o cultivo domésticos de plantas alimentícias para consumo as PANCs.

Neste texto, veremos como cultivar PANCs em casa para o consumo da família, uma maneira eficiente de inserir alimentos saudáveis à mesa da família, que além de conterem substâncias extremamente benéficas para saúde, ainda podem servir como ornamentais para jardins, uma forma de deixar a horta orgânica mais rica e protegida.

Como Cultivar PANCs de Maneira Diversificada e Natural?

As PANCS- Plantas Alimentícias Não Convencionais recebem esse nome pelo fato das pessoas não terem o costume de cultivá-las por falta de conhecimento ou costume. Até mesmo em supermercados, hortifrútis e feiras livres, encontrá-las não é tarefa fácil, isso porque as PANCs são comumente confundidas com ervas daninhas, “mato”, ou “plantas invasoras”, que crescem de maneira espontânea junto às plantas que são normalmente cultivadas.

Mas a realidade é totalmente diferente. As PANCs nada mais são que hortaliças, que segundo estudos, possuem taxas de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas em grandes quantidades, diferente das plantas domesticadas.

Não é um método exclusivo que se aplica a todas as espécies, por esse motivo, para saber como cultivar PANCs é preciso primeiro entender qual o tipo da planta.
O Sítio da Mata indica as PANCs mais diversificadas para o se cultivar em uma horta doméstica. Confira:

  • Ora Pro Nobis – Flor que se adapta a qualquer tipo de solo, a sol pleno ou meia-sombra. O plantio deve ser feito no início do período de chuvas, pois a abundância de chuva estimula o seu crescimento. Sua propagação se dá por meio de estacas, o transplante para o solo deve ser feito quando as plantas enraizarem;
  • Begônia – Uma planta híbrida, propagada por semente cujo plantio é indicado para canteiros. A begônia é uma planta que prefere temperaturas a partir de 25ºC, tolerando tanto meia sombra, quanto sol pleno, desde que o solo esteja com um nível de umidade adequado e boa drenagem;
  • Vinagreira – Também conhecida como rosela e quiabo-azedo, a vinagreira atinge até 2,5 metros de altura e também pode ser usada como planta medicinal. Seu cultivo deve ser feito com temperaturas acima dos 20º C para o melhor crescimento, com luz solar direta, porém. O solo deve ser bem drenado, profundo e fértil, rico em matéria orgânica e deve permanecer sempre úmido;
  • Taioba – Uma PANC rica em ferro, essa hortaliça nasce espontaneamente no mato, mas o cultivo em solos férteis também funciona e o uso de mudas, no caso rizomas, é o melhor processo. A planta aprecia climas quentes, com temperaturas acima de 25ºC, com solo fértil rico em matéria orgânica;
  • Capuchinha – A Tropaeolum majus é uma espécie com o gosto muito similar ao agrião cujo cultivo se dá em solos férteis e ricos em matéria orgânica, principalmente durante os meses de temperaturas mais amenas. A reprodução se dá por sementes, divididas em touceiras ou estaquias, gosta de ambientes bem iluminados e precisão de ao menos 4 horas diárias de luz solar direta, em solos bem drenados.

Oferta de PANCs no Sítio da Mata

Como dissemos, para saber como cultivar PANCs em casa é preciso conhecer cada espécie individualmente, pois o método pode variar, da mesma forma que acontece com espécies mais conhecidas.
No Sítio da Mata você encontra diversas espécies de plantas PANCS para cultivar em casa. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *