Como fazer Arranjos de Flores

Como fazer arranjos de flores
Como fazer Arranjos de Flores
3 (60%) 2 votes

Como fazer arranjos de flores

Quem nunca quis aprender como fazer arranjos de flores?  As flores são os presentes mais tradicionais e mais vendidos do mundo, ideais para todos os tipos de ocasiões e que podem se tornar ainda mais belas quando em um arranjo, independente da estação do ano ou local. 

Um arranjo pode se tornar a estrela da decoração em qualquer ambiente e para aprender a criar as mais belas composições a equipe do blog do Sítio da Mata separou algumas dicas para criar arranjos profissionais com todos os tipos de flores. 

Arranjos de Flores Para Todas as Ocasiões

Saber como fazer arranjos de flores é algo muito simples, o que realmente pode limitar as possibilidades é a imaginação de quem o faz, pois a criação em si é algo extremamente simples e que não custa muito dinheiro. 

Não é para menos que os arranjos são usados em diversas ocasiões, casamentos, aniversário de bodas, noivados, aniversários, chá de bebê, festas temáticas diversas, aniversários, recepções, em empresas ou como parte da decoração de casas, enfim, as opções são muitas. 

A maior dificuldade encontrada pelos entusiastas é como montar o arranjo, como combinar as flores, com as folhagens e o vaso, de modo que fique harmonioso e duradouro.

Como existem muitas espécies de flores vamos mostrar como tomar as decisões mais adequadas na hora de criar o seu arranjo.

Dicas de Como Fazer Arranjos de Flores 

Uma das maiores dúvidas sobre como fazer arranjos de flores é a respeito das espécies, saber qual escolher e combinar as cores corretamente pode ser um problema caso não se planeje adequadamente.

Além disso, a folhagem complementar e, obviamente, o vaso no qual o arranjo será feito devem ser pensados de acordo com as plantas principais. 

Veja a seguir algumas dicas para criar seu arranjo: 

  • Escolhendo as flores – Uma maneira eficiente de escolher as flores é a partir da paleta de cores análogas e complementares, tenha uma tabela em mãos, escolha a flor que será a “estrela” do seu arranjo e escolha outras espécies, 3 ou 4 em média a partir da paleta de cores. 

Por exemplo, uma gérbera vermelha, pode ser combinada com flores, laranjas, lilás, violetas ou amarelas, de acordo com as cores análogas ou com flores em tons esverdeados, de acordo com a paleta de cores complementares.  Assim o risco de escolher flores que não harmonizam é bem menor; 

  • O vaso – Quando for escolher o vaso lembre-se que o arranjo deve ser proporcional ao tamanho do vaso, ou seja, vasos de 30 centímetros o arranjo deve ficar 30 cm acima, o mesmo para a circunferência. 

Alguns modelos transparentes ainda podem ser enfeitados com folhas de bambu seca, para dar um aspecto mais rebuscado ao arranjo; 

  • Montagem – A montagem do arranjo é relativamente simples, intercale as flores da sua preferência, sempre girando o vaso para fazê-lo de maneira uniforme. Caso opte por usar folhagem para dar mais volume, coloque-as em um segundo momento, logo após ter agrupado algumas flores. 

Corte as hastes das flores de maneira uniforme e em diagonal para facilitar a absorção de água;

  • Cuidados – Os cuidados são muito simples. Toque (troque) a água do vaso frequentemente e misture algumas gotas de água sanitária para ajudar na conservação da planta e evitar o mau cheiro e ao menos 1 vez por semana corte as hastes em diagonal pois é por lá que as flores podem respirar e se renovar. 

Para fazer um lindo arranjo de flores não é preciso muita coisa, essencialmente um vaso, flores e água já são suficientes, mas como dissemos, a criação de um arranjo é apenas limitado pela imaginação de quem o faz, assim, outros materiais como espumas florais e diferentes suportes também podem ser usados na composição. 

Para aprender mais técnicas como essas, continuem acompanhando o blog do Sítio da Mata e entre em contato conosco para tirar qualquer dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *