Como Fazer Uma Horta Orgânica

Como Fazer Uma Horta Orgânica
4.3 (86.25%) 16 votes

Como fazer uma horta orgânica

Ter uma horta orgânica é uma saída cada vez mais comum para fugir de alimentos impregnados com produtos agroquímicos que colocam a saúde de quem consome e de quem produz em risco, além de causar sérias consequências para o meio ambiente. Além de saudável, o cultivo orgânico tem um caráter de oposição à prática agrícola tradicional, contrapondo todos os exageros e atos inconsequentes convencionais.

Essa prática pode ser aplicada tanto em grande escala, como em menor número, em pequenas propriedades, para consumo próprio. Saiba como fazer uma horta orgânica em sua residência, seja no jardim de casa ou na sacada do seu apartamento.

Vantagens em Fazer Uma Horta Orgânica

A venda de produtos naturais no mercado tem aumentado gradativamente, tendência que proporciona diversas vantagens para a qualidade de vida.

Além disso, o cultivo de uma pequena horta não demanda grande dedicação diária e as espécies são extremamente maleáveis, ou seja, podem ser plantadas em vasos, canteiros, jardins verticais, garrafas pets, etc. Outra vantagem é o fato de você conhecer a procedência de cada alimento e ter a certeza de por em sua mesa apenas aquilo que confia.

Com Fazer Uma Horta Orgânica em Casa

Aprender a como fazer uma horta orgânica em casa é uma ótima forma de desmistificar a falsa afirmação de que tudo que é orgânico dá mais trabalho. O cultivo das espécies pode ser feito em vasos, garrafas, canteiros, jardins verticais, em quintal, sacada de apartamento, entre outros locais, basta aproveitar um espaço ocioso e por as mãos à obra.

Dicas de Como Fazer uma Horta Orgânica

  • Escolher o local – encontre um local ao abrigo de ventos fortes, no qual você possa ter fácil acesso e que receba bastante luz natural, pois a maior parte das espécies precisa receber de 4 a 6 horas de luz solar por dia. Caso o espaço que possua seja muito aberto, é possível colocar proteções de telas de sombrite, por exemplo;
  • Posição da luz solar – o ideal para as espécies é receber o sol poente, para que consigam absorver melhor os nutrientes fornecidos. Por esse motivo, a melhor estratégia é colocar a horta no sentido norte – sul, assim a otimização da luz ficará no máximo;
  • Saiba onde plantar cada espécie – tenha em mente o espaço disponível caso pretenda ter diferentes tipos de plantas, pois se esse for o caso, vasos e jardineiras podem ser a melhor escolha, pois a depender da espécie escolhida o tipo de solo vai ser diferente. Caso escolha um canteiro, verifique se o solo possui algum tipo de sustentação como tijolos ou pneus, por exemplo.
  • Preparando o solo – o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenável e com a densidade adequada, assim a quantidade de nutrientes que for absorvido por ele será compatível com o crescimento das plantas da horta. Além disso o pH do solo deve se manter entre 5,5 e 6,5 para hortaliças e controlado por meio de adição de nutrientes;
  • Rega – cada espécie possui uma necessidade diferente, por esse motivo a escolha delas é fundamental. De modo geral a rega pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana ou sempre que o solo estiver perdendo sua umidade. Lembre-se o solo deve sempre estar úmido, mas não encharcado.
  • Para aprender mais sobre como fazer uma horta orgânica e conhecer uma grande variedade de espécies que podem ser cultivadas em casa, acesse o site do Sítio da Mata ou e entre em contato.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *