Como Fazer Vasos Autoirrigáveis?

Como Fazer Vasos Autoirrigáveis
Como Fazer Vasos Autoirrigáveis?
5 (100%) 3 votes

Como Fazer Vasos Autoirrigáveis

Aprender a fazer vasos autoirrigáveis é uma solução perfeita para pessoas que não possuem tempo para ter hobbies que consomem muito tempo na rotina diária. 

O cuidado com as plantas requer atenção e a falta de regas regulares pode resultar na morte de qualquer espécie. Por esse motivo, o cuidado com as plantas requer uma dedicação, que muitas vezes, a rotina não nos permite. Logo, esses vasos apresentam a solução que tantas pessoas procuram. Acompanhe mais essa leitura do blog do Sítio da Mata até o final e conheça as vantagens em fazer seu próprio vaso. 

Qual a Função do Vaso Autoirrigável?

Mesmo que o dia a dia corrido não seja um problema constante, estar presente em horas e dias determinados para realizar a irrigação das plantas pode não ser possível em todos os momentos, isso porque podemos passar dias longe de nossas residências, sem poder cuidar dos nossos vasos. Por este motivo, saber como fazer vasos autoirrigáveis pode ser a solução.

Um vaso autoirrigável, como o próprio nome já diz, tem a função de facilitar o cuidado com as plantas, evitando o desperdício de água principalmente em grandes vasos. Com isso,  você garante que a proliferação de mosquitos como o da dengue não aconteça. Além disso, para donos de pequenas plantações ou que possuem grandes quantidades de vasos para jardim vertical, esse sistema de irrigação é extremamente vantajoso.

Diferentes Formas de Como fazer Vasos Autoirrigáveis

Existem diferentes modelos de vasos autoirrigáveis, a partir de sacos plásticos, garrafas PET, por sistema de pavio e claro, adquirindo o produto em uma loja. A seguir veremos o passo a passo de como montar vasos autoirrigáveis que vão evitar que suas plantas pereçam. 

  • Garrafa PET

Você precisará de uma garrafa PET, e um pedaço de fio de lã. Corte a garrafa ao meio e faça um furo na tampa o suficiente para que o fio de lã passe pela circunferência, corte em um tamanho que ultrapasse 15 cm de ambos os lados.

Coloque água na parte inferior da garrafa, virando a parte superior ao contrário, é importante deixar a tampa próxima à água, passe a lã pela tampa, deixando o nó para dentro do vaso e coloque a terra e as sementes.

Neste método, a lã age como uma raiz artificial, na parte de baixo do vaso, usando apenas o que for necessário.

  • Saco plástico

Um simples saco plástico é capaz de servir como vaso autoirrigável, é necessário além do saco plástico, uma agulha e um barbante. Faça um furo no saco plástico e passe o barbante de modo que este alcance a planta. Em seguida, preencha o saco plástico com água e deixe em uma altura superior a do vaso. Este método é ideal para irrigação de diversas plantas, basta apenas colocar o número necessário de barbantes do lado de dentro do plástico e ficar atento ao nível de água. 

  • Pavio

Para este método de como fazer vasos autoirrigáveis, serão necessários dois recipientes, um mais largo e transparente (para monitoramento do nível de água) que servirá como reservatório de água e outro que será o vaso, além de um barbante, um pedaço de cano de PVC e um estilete.

Faça cinco furos no recipiente que servirá como vaso, 1 para o cano  de PVC, 2 para os barbantes e 2 para a drenagem do excesso de água. Corte os barbantes e o cano de um tamanho suficiente para alcançar tanto o reservatório quanto o topo do vaso.

Coloque pedriscos no fundo do vaso para absorver os excessos e evitar que o substrato da terra caia na água, preencha o vaso com terra e coloque dentro do recipiente que servirá como reservatório, em seguida basta plantar a sua muda.

Tenha cuidado para que os reservatórios não fiquem com excesso de água, pois caso as plantas fiquem muito hidratadas, as chances de proliferação de pragas aumentam, por isso, acertar na quantidade de água é fundamental para a longevidade das plantas.

O Sítio da Mata é especializado no comércio e cultivo de diversas espécies de plantas, tanto para uso doméstico quanto para produtores. Entre em contato conosco e conheça as nossas variedades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *