Como Preparar Uma Horta de Verduras e Legumes

Como Preparar Uma Horta de Verduras e Legumes
Como Preparar Uma Horta de Verduras e Legumes
4 (80%) 3 votes

Como Preparar Uma Horta de Verduras e Legumes

Fazer uma horta de verduras e legumes pode ser mais simples do que você imagina, é possível criá-las em uma variedade de locais, tanto no quintal (com apenas 1 metro quadrado de solo), como em vasos e canteiros em espaços menores, como a varanda de um apartamento, por exemplo.

Nesse artigo do Sítio da Mata você vai aprender a como preparar uma horta a fim de unir o útil ao agradável, trazer mais verde para sua casa e ainda experimentar verduras e legumes mais saudáveis, livre dos agrotóxicos comum(comuns) dos grandes produtores.

Verduras e Legumes Para Cultivar na Horta Caseira

Antes de preparar uma hora de verduras e legumes é preciso pensar quais os alimentos que você pretende cultivar, pois algumas espécies podem crescer exacerbadamente e acabar arruinando toda a plantação, caso ela não tenha sido preparada para isso.

Por esse motivo separamos alguns alimentos que podem ser cultivados tanto no solo, como em vasos, canteiros e pendentes em pequenas armações verticais. Veja quais são:

  • Plantas pequenas para cultivar em vasos – alface, cebolinha, espinafre, salsa;
  • Plantas grandes para cultivar no solo – brócolis, couve-flor, repolho, pimentas, berinjela;
  • Plantas para cultivar na vertical – ervilha, vagem, tomate, pepino, feijão.

Além do tamanho, a escolha das verduras e legumes deve ser feita de acordo com o seu calendário de plantio, para que nunca faltem opções ao longo do ano.

A alface americana pode ser plantada de fevereiro a agosto e costuma demorar de 50 a 70 dias para colheita, enquanto a vagem tem dois períodos de plantio, de agosto a março e de abril a junho, leva cerca de 60 dias para colher, assim como o tomate, que pode ser plantado de agosto a fevereiro e maio a outubro, levando até 90 dias para ficar pronto, por exemplo.

Hora de Preparar a Sua Horta de Verduras e Legumes

Como dissemos é possível criar uma horta de verduras e legumes em casa de diferentes maneiras, diretamente no solo, verticalmente em pendentes e em vasos e canteiros variados.

Nesse tópico mostraremos como preparar a sua horta diretamente no solo, mesmo que você tenha disponível apenas 1m² para isso.

A primeira etapa é relativamente simples, basta que você divida 1m² de terra em 16 quadrados com 25 cm² cada, em seguida basta plantar cada muda no espaço determinado. Lembre-se de utilizar um solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem.

O grande truque nesse caso está no processo anterior ao plantio. Caso opte por semear as sementes dos legumes e verduras, essas devem ser feitas em recipientes próprios para semeadura, aguardando o período estimado de cada espécie de germinação e crescimento adequado para o transplante.

Outro ponto que devemos nos atentar é na posição de cada planta nesses quadrados, devido a quantidade de luz que cada uma deve absorver. Nesse caso lembre-se de colocar as plantas maiores nas fileiras traseiras da sua horta, assim a luz irá atingir a todas de maneira igual.

Uma das maiores vantagens de preparar uma horta de verduras e legumes em casa é que a manutenção é relativamente simples, por ser um espaço pequeno qualquer pessoa pode realizar os cuidados com a rega, adubação e colheita, sem nenhum problema.

Para ter acesso a mais conteúdo como esse continue acessando o blog do Sítio da Mata e para sanar maiores dúvidas sobre como plantar legumes e verduras e onde adquirir as mudas e sementes dos seus alimentos favoritos basta entrar em contato conosco.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *