Como Tirar Muda de Cerca Viva?

Como Tirar Muda de Cerca Viva
Como Tirar Muda de Cerca Viva?
5 (100%) 1 vote

Como Tirar Muda de Cerca Viva

Aprender como tirar muda de cerca viva é uma ótima maneira de reproduzir uma espécie para cultivar em outros ambientes e ainda trazer vantagens como a economia financeira e o aumento do estoque de plantas, em um espaço de tempo relativamente pequeno para o produtor.

Neste artigo veremos como fazer diferentes usos de algumas das principais espécies de mudas de cerca viva, bem como as técnicas mais comuns para a reprodução correta das plantas.

Dicas de Como Tirar Muda de Cerca Viva

As plantas podem ser reproduzidas de diversas formas, seja via semente, por alporquia, garfagem, encostia, enxertia, divisão de touceiras e mergulhia, entretanto, esses não são os tipos mais indicados para tirar mudas
de cerca viva.

Uma das formas mais populares de como tirar muda de cerca viva é através da estaquia, as principais espécies de plantas utilizadas para a sebe, como bambus, arbustos diversos e flores, sendo que a lista de exemplares de cada família é imensa.

A divisão por estacas é a mais utilizada, pois além de ser simples e eficiente, não agride as espécies e a depender da técnica utilizada ela pode-se destacar mais de uma muda por planta, fazendo com que a propagação se dê de maneira muito rápida.

A seguir veremos como realizar a estaquia nas espécies mais comuns de mudas de cerca viva.

Como Realizar a Estaquia de Diferentes Espécies de Plantas?

A estaquia é um método que consiste na reprodução assexuada de plantas através do uso de pequenas estacas de caule, folhas ou raízes das plantas, que podem ser plantados em solo com umidade adequada a fim de darem lugar a novas plantas.

>p>
Diversas espécies de plantas podem ser reproduzidas com essa técnica e para aqueles que possuem cerca viva, a estaquia é o método mais eficiente de realizar a sua propagação.

Vejam quais são as principais espécies de plantas utilizadas e como tirar as mudas de cerca viva para realizar o plantio em outras áreas:

  • Buxinho – o buxinho é uma espécie utilizada principalmente para dividir ambientes e como barreira visual de altura média, sendo muito usado em jardins menores.A propagação por estaquia deve ser feito com cortes de 10 a 15 centímetros com tesouras de poda, as estacas retiradas devem ser mergulhadas em hormônio enraizador. Em seguida, a ponta das estacas já cobertas deve ser colocada em um canteiro de enraizamento ou em floreira com uma série de substratos, como areia, musgo de turfa e perlita;
  • Bambu – os bambus são as plantas mais versáteis quando o assunto é o uso para cerca viva, servindo bem como barreiras de grande e médio porte, contra ventos, barulhos, poeira e atuando na divisão de grandes e pequenos espaços, a depender da espécie.A propagação, entretanto é a mesma independente da variação da planta, existindo dois métodos distintos para o plantio: enterrando as estacas verticalmente ou horizontalmente, no solo.

    Os colmos devem ser retirados de troncos altos e em moitas que não possuam mais de 3 anos de idade. Um bambu de 10 metros pode fornecer até 4 estacas de boa qualidade se retirado do meio da planta.

    O plantio deve ser feito com o colmo completo, com dois nós intactos e mais dois meios colmos, uma metade para cada lado, no caso do plantio vertical, enterrando a estaca até a metade.

    Já no plantio horizontal é necessário de 5 a 7 colmos, realiza-se um orifício no colmo central, enchendo-o de água e no momento de enterrar, deve-se garantir que o orifício fique descoberto, sempre recarregando a água do colmo;

Como foi possível notar há diferentes métodos de estaquia para propagação, por isso a melhor forma é procurar o método específico para a planta antes de saber como tirar muda de cerca viva. Caso você esteja em dúvida em como realizar a propagação da muda de cerca viva em sua propriedade entre em contato com o Sítio da Mata e fale com um de nossos especialistas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *