Como Tratar Erosão do Solo com o Paisagismo Sustentável

Como Tratar Erosão do Solo com o Paisagismo Sustentável
Como Tratar Erosão do Solo com o Paisagismo Sustentável
4 (80%) 2 votes

Como Tratar Erosão do Solo com o Paisagismo Sustentável

O paisagismo consiste no estudo da composição da paisagem como complemento da arquitetura, não está restrito somente ao planejamento de praças e jardins, inclui métodos cada vez mais desenvolvidos para a criação de áreas paisagísticas que foram afetadas de alguma forma pela intervenção humana.

O conceito por si, remete à construção de áreas paisagísticas que unem-se com a flora local, logo, aproveita-se do ecossistema presente para criar um conceito de arquitetura paisagística.

O paisagismo sustentável por sua vez, é a vertente para quem pensa no futuro, pois a concepção de sustentabilidade é de ser capaz de atender as necessidades da geração atual, sem comprometer os recursos para as gerações futuras.

No tratamento para evitar a erosão do solo o paisagismo sustentável vai agir baseado no uso consciente da irrigação, evitando o uso de pesticidas e fertilizantes para melhor conservação do solo, restauração de plantas nativas ou adaptadas, também são princípios básicos, pois necessitam de pouca manutenção, o que acaba por reduzir os custos do processo.

Mas o que é erosão do solo?

A erosão é o deslocamento de faixas de terra e/ou rochas que podem acontecer devido à ação das chuvas ou dos ventos, destruindo as estruturas que compõem o solo (como areias, argilas, óxidos e húmus), eles são levados para partes mais baixas do relevo, causando assim o efeito conhecido como erosão do solo.

Contudo, a erosão do solo não ocorre apenas pela ação da natureza, o homem, principalmente em áreas agrícolas, ao desmatar a vegetação natural de uma área, acelera o processo de erosão, pois ao retirar a vegetação natural a capacidade de absorção de água da área é reduzida drasticamente. Acarretando assim à perda do solo e tornando o local impróprio para cultivo.

O paisagismo sustentável pode atuar na reparação dessas áreas degradadas pela erosão recuperando-as de ações naturais.

Como tratar a erosão do solo com paisagismo sustentável?

Como explicado anteriormente, o paisagismo sustentável tem por princípio criar projetos paisagísticos conscientes, ligando o ecossistema existente à soluções autossustentáveis, o primeiro passo é a preparação do local para receber a nova vegetação, dependendo da situação pode ser necessário iniciar por um processo de semeadura temporária que utiliza de gramíneas de crescimento rápido para a estabilização temporária do solo, tais quais a grama bermuda e o capim vetiver.

Quando o solo já apresentar melhoras é o momento da semeadura permanente, que pode ser feita com o uso novamente de gramíneas e árvores e arbustos para a estabilização permanente do solo, neste tipo de caso o ideal é utilizar uma vegetação nativa.

Algumas árvores são especialmente indicadas para este tipo de tratamento do solo, como bambus e pitangueiras, que são excelentes para a absorção do excesso de água.

Durante a erosão, devido a perca de sedimentos essenciais para o solo, o mesmo não é mais capaz de produzir nutrientes suficientes para sustentar a vida vegetal, por essa razão o trabalho de paisagismo sustentável age considerando cada etapa até a total recuperação do solo, para que ele possa abrigar novamente um ecossistema capaz de se auto sustentar.

No Sítio da Mata você encontra soluções para qualquer tipo de tratamento de erosão do solo, pois contamos com uma grande variedade de plantas e árvores para o plantio e conservação sustentável do solo.

Entre em contato conosco!

2 Comentários

  1. Pabla Alessandra de Viscontte disse:

    Em um futuro próximo aprenderei muito com vocês. Sucesso. O Blog do Sítio da Mata é super ótimo. Obrigada.

  2. Selene Prieto disse:

    Muito interessante este trabalho de paisagismo sustentável! Há vários anos eu tenho aplicado alguns conceitos para conter erosões e escorregamento de terra, trabalhando com as plantas, pedras, dormentes e até alvenaria. Não sabia das particularidades da pitangueira.
    Gostaria de saber mais a respeito à respeito de contenção com arbustos, sobretudo de espécies que prosperem no clima da mata atlântica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *