Conheça o Estilo e as Plantas do Jardim Italiano

jardim italiano
Conheça o Estilo e as Plantas do Jardim Italiano
5 (100%) 1 vote

jardim italiano

Tradicionalmente, o jardim italiano é mais verde, com poucas flores. As plantas são principalmente sempre-verdes, manejadas em sebes geométricas ou topiarias. Entretanto, a folhagem sempre verde destes arbustos ou árvores oferece uma ampla gama de tonalidades, variando de cinza a prata, bronze a ouro, ou simplesmente de verde claro a verde escuro.

Eles são exibidos em uma variedade de formas que trazem muita beleza e energia, tais como topiária recortada, bolas ou cones. Ciprestes italianos, buxo e o juniperus são comumente usados para delinear as várias partes do jardim.

Outras plantas verdes são agrupadas dentro dos limites dos canteiros geométricos. Sem esquecer as pérgolas misturadas às trepadeiras perfumadas, como jasmim, glicínia e rosas.

Enchendo o ar com seu maravilhoso perfume, elas também são suplantadas com ervas perfumadas como alecrim ou lavanda.

Para alcançar a harmonia, limite-se a 1 ou 2 tonalidades de cores de flores. Por exemplo, os gerânios vermelhos brilhantes (Pelargonium) por seu impressionante contraste contra o verde.

O jardim italiano tem um design formal, com canteiros simétricos, geométricos e partes de delineadas por sebes e muros. A água, a estátua, espaços privados e um caminho são os principais elementos que contribuem para o jardim italiano.

Enquanto nos jardins provençais ou nos jardins ingleses algo pode ser deixado ao acaso e à espontaneidade, nos jardins italianos cada detalhe deve ser rigorosamente planejado.

A simetria do desenho é primordial nos jardins italianos. As camas, ou canteiros, são moldadas geometricamente em quadrados, retângulos ou triângulos, evitando as curvas e varreduras comuns às bordas inglesas, por exemplo.

Como muitos jardins italianos estão em encostas, eles são dispostos em vários níveis, ou terraços, oferecendo lugares para ficar de pé e apreciar a vista ao redor, assim como ver o jardim de cima. Ordem e equilíbrio são os objetivos do projeto, ilustrando o poder do homem sobre a natureza.

O calçadão é um caminho largo, geralmente elevado, ladeado por sebes formalmente cortadas, onde uma família ou visitantes podem passear para ver o jardim. Sua finalidade é tanto para ver como para ser visto, e proporciona uma etapa a partir da qual o proprietário pode pesquisar suas propriedades.

Os efeitos sonoros e de resfriamento da água são elementos essenciais do jardim italiano, seja de fontes borbulhantes, piscinas ou cascatas. Muitas vezes, uma fonte de pedra ornamentada que dispara arcos de água forma o ponto focal do jardim.

O jardim italiano é construído para ser considerado uma extensão da área de entretenimento da casa, por isso é decorado com muita arte. O uso de esculturas de deuses, deusas e heróis de lendas antigas são muito comuns.

Elegância, rigor e atenção aos detalhes são algumas das características essenciais do jardim italiano perfeito, onde a harmonia das formas transmite um estado de calma e bem-estar. Um jardim italiano requer cuidado e dedicação. Sua beleza permanece intacta somente se as plantas mantiverem estritamente sua forma desejada.

No site do Sítio da Mata você pode encontrar muitas espécies de plantas para montar seu jardim bonito e muito colorido. Entre em contato com os especialistas e saiba como adquirir as suas. Aproveite para saber tudo sobre xeropaisagismo e quais plantas escolher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *