Conheça os tipos de grama para jardim

Conheça os tipos de grama para jardim
Classificar este post

Há diversos tipos de grama para jardim disponíveis no mercado, afinal, o gramado é um elemento essencial no paisagismo. Além disso, o gramado também possui a função de revestir e proteger a área do jardim.

Pensando na grande variedade sendo comercializada e, consequentemente, na possível dificuldade na hora de escolher qual o tipo de grama para jardim para o seu projeto. Confira:

Grama esmeralda

A grama esmeralda é uma das mais usadas quando o assunto é paisagismo e tem como característica marcante as folhas finas e estreitas. As folhas nesse formato deixam o gramado com um aspecto mais delicado.

Esse tipo de gramado é muito indicado para lugares ensolarados, sendo ideal para áreas residenciais, casas de praia, campos esportivos e playgrounds. A grama esmeralda é ideal para esse tipo de ambiente porque apresenta boa resistência ao sol, além de não precisar de uma grande quantidade de água para se desenvolver.

Grama São Carlos

A grama São Carlos, também conhecida como Grama Curitibana, é uma espécie bastante comum no Brasil. Suas folhas são largas e lisas que se apresentam em um tom escuro de verde.

Essa espécie apresenta uma boa resistência ao frio e à sombra, mas também pode ser usada em locais ensolarados. No entanto, utilizar a grama São Carlos em locais mais quentes requer um cuidado a mais, pois essa grama não possui boa resistência ao clima seco.

Esse é um dos tipos de grama para jardim que não exige uma manutenção frequente com relação à fertilização, pois é uma espécie com baixa necessidade nutricional. Porém, seu crescimento ocorre de forma rápida, devendo ser podada frequentemente.

Grama bermuda

Essa espécie é muito indicada para campos esportivos, sendo muito comuns em campos de futebol ou golfe. A grama bermuda é ideal para essa finalidade por ter uma ótima resistência ao pisoteio.

Suas folhas são estreitas e exigem alguns cuidados para a manutenção, devendo ser adubada no mínimo duas vezes ao ano. O crescimento dessa espécie ocorre rapidamente, devendo ser podada a cada quinze dias.

Grama coreana

A grama coreana possui folhas estreitas e é indicada para locais com pouca ou nenhuma circulação de pessoas, pois essa espécie não apresenta boa resistência ao pisoteio. Esse é um dos tipos de grama para jardim mais comuns na ornamentação, pois dão uma estética diferente ao local.

Essa espécie deve ser plantada em áreas com grande incidência do sol, pois não apresenta boa tolerância à sombra. Por ter média resistência ao frio e à seca, essa espécie exige grandes cuidados na manutenção.

A grama coreana deve ser adubada no mínimo duas vezes ao ano. Seu crescimento ocorre de forma rápida e sua poda deve ser feita a cada dez dias.

Grama Santo Agostinho

A grama Santo Agostinho é uma espécie que tem folhas largas com uma cor azul, sendo bastante indicada para casas de praia, pois apresenta boa tolerância à salinidade do solo. Além disso, essa espécie possui uma boa resistência ao frio, à seca e à sombra.

Essa espécie tem um crescimento lento e tem pouca exigência nutricional, por esse motivo não exige muita adubação. Porém, as regas devem ser feitas de forma regular.

Cuidados e Manutenção da Grama de Jardim

Se você já escolheu o tipo de grama que mais se adequa ao seu jardim, agora precisa saber quais são os cuidados necessários para manter o gramado com um aspecto agradável.

  • Escolha a espécie apropriada para o clima da região;
  • Realize as regas e as podas de acordo com a necessidade da espécie;
  • Depois da poda retire o que foi aparado para não prejudicar o arejamento do solo.
  • Utilize adubos específicos para que o solo fique rico em nutrientes
  • Escolha as ferramentas e equipamentos apropriados para realizar a manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *