Descubra o que é um jardim sensorial e como criar

Descubra o que é um jardim sensorial e como criar
5 (100%) 1 vote

Todo jardim por si só já é um espaço destinado à contemplação, ao lazer, à distração, desanuviar a mente, buscar bem estar.

Hoje vamos descobrir como os cinco sentidos – tato, olfato, audição, paladar e visão – podem ser estimulados através da conexão com a natureza.  

Continue a leitura do texto e você vai entender o que é um jardim sensorial e como criar esta estrutura na sua casa.

 

O que é um Jardim Sensorial?

Nosso sistema sensorial é um conjunto de órgãos que integram o nosso sistema nervoso e nos permite sentir as coisas e identificar as sensações através do contato, que podem ser o tato, a visão, o paladar, o olfato ou a audição.

Trazendo esse conceito para a natureza, podemos definir que um Jardim Sensorial é um espaço que se destina ao estímulo desses sentidos, permitindo a quem por ele passa, sentir o cheiro, descobrir formas e texturas através do toque, ouvir sons, ver o que há de mais belo no colorido das plantas e até provar do seu gosto, em alguns casos.

 

Qual a importância de um jardim sensorial?

Para a maioria das pessoas, os cinco sentidos são imperceptíveis no nosso dia a dia, mas quando algum desses sentidos nos falta, passamos a dar a devida importância.

Portanto o objetivo de um jardim sensorial é que as pessoas sintam verdadeiramente o poder que essas sensações têm em nossa vida e explore isso, seja descansando a mente ou resgatando memórias através do perfume, ouvindo o som dos pássaros, entre outras vivências.

 

Como construir um jardim sensorial?

Ao se construir um jardim sensorial, além do princípio da sustentabilidade, também estamos proporcionando um ambiente favorável à inclusão social.

Por isso, alguns pontos são importantes serem pensados ao criar um jardim sensorial, que pode ser feito no quintal de casa mesmo.

Primeiramente é necessário pensar na circulação das pessoas, na acessibilidade de pessoas com dificuldades, portanto espaço e plantas para jardim mais baixas são ideais.

Vamos conhecer algumas plantas para jardim sensorial:

Para estimular o olfato

Para estimular o olfato, as plantas para jardim sensorial podem ser escolhidas entre ervas e flores.

Ervas aromáticas: tomilho, erva doce, manjericão, alecrim, orégano, hortelã.

Flores: gardênias, jasmins, arruda, lavanda, capim limão.

Para estimular o paladar

Para estimular o paladar, as plantas para jardim sensorial podem também ser as ervas aromáticas, conforme citamos acima, ou frutas e frutos de pequeno porte e fácil acesso, como os tomateiros, as pitangueiras, aceroleiras, jabuticabeiras, entre outras.

Para estimular o tato

Já para estimular o tato, trazemos aqui as plantas para jardim de toque aveludado, a tradescantia, a celósia plumosa, a torrênia, a crista de galo, as suculentas orelha de gato e echeverria.

Para estimular a visão

Para estimular a visão escolhemos as plantas para jardim mais coloridas, que transmitem vida e alegria, como as camélias, gerânios, lavandas, crisântemos, violetas, entre muitas outras.

Para estimular audição

Aqui não destacamos as plantas para jardim, mas as fontes ou mini cascatas que trazem o barulho das águas e transmitem calmaria.

Já escolheu as suas plantas para jardim sensorial?

Entre em contato com o Sítio da Mata e conheça muitas plantas para jardim sensorial ou outros estilos de jardinagem.

Esperamos por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *