Dicas de Como Podar Arbustos

Como Podar Arbustos
Dicas de Como Podar Arbustos
Classificar este post

Como Podar Arbustos
Os arbustos são plantas caracterizadas pelo porte mediano, caule lenhoso e pequeno e ramificações que se iniciam no solo. Esse tipo de planta possui um forte apelo visual e por isso eles são muito usados na ornamentação de diversos espaços, o que faz com que saber como podar arbustos de forma correta seja fundamental para que as plantas atinjam seu potencial máximo de beleza.

Neste artigo do blog Sítio da Mata daremos dicas de como realizar a poda de arbustos, seja poda de formação, poda para floração ou de limpeza e manutenção. Então separe suas ferramentas e acompanhe a leitura até o final para descobrir como deixar os seus arbustos prontos para qualquer finalidade.

Qual o Melhor Momento Para Realizar a Poda de Arbustos?

É sabido que as estações mais quentes (primavera e verão) são as melhores para se realizar atividades de jardinagem ao ar livre e isso não é por menos. Durante esses meses há uma oferta maior de luz natural durante o dia e isso faz com que as plantas recebam mais nutrientes por meio da fotossíntese, se tornando mais fortes e saudáveis.

No entanto as podas, independente do seu tipo devem ser feitas durante o período vegetativo do arbusto e esse período geralmente acontece durante os meses do inverno.

A poda de arbusto tem como objetivo principal conduzir a planta para que ela cresça como o jardineiro espera como é o caso da poda de formação e para floração, por exemplo, bem como ela pode ser usada para renovar o arbusto, retirando galhos desnecessários e folhas secas.

Como Podar Arbustos Para Diferentes Finalidades

Os arbustos podem ter diversas finalidades paisagísticas, podem ser cultivados para formar cercas vivas em muros e canteiros, criando novos espaços ou ajudando a bloquear total ou parcialmente a visão dos ambientes e a passagem de ventos, sujeiras, ruídos, animais e pessoas.

Mas, além disso, eles podem ser cultivados de forma separada, sendo a estrela de um jardim ou peça fundamental de uma decoração, por esse motivo é importante saber como podar arbustos para atingir o objetivo esperado dentro do seu jardim.

  • Poda de limpeza: Como o nome sugere, a poda de limpeza é aquela que visa deixar o arbusto mais limpo, trazendo uma aparência mais vívida e saudável para ele. (Além disso, a poda de limpeza facilita a entrada de luz sol e reduz a chance de ataque por fungos). Todas as espécies necessitam passar por esse processo, algumas com mais e outras com menos frequência.

Normalmente a poda de limpeza é feita anualmente e tem o objetivo de retirar ramos quebrados, doentes, entrelaçados, secos ou muito desenvolvidos, assim como restos de frutificação e floração.

Isso ajuda no controle, manutenção e desenvolvimento da forma que a planta irá tomar e deve ser feito preferencialmente durante o inverno, período de repouso vegetativo;

  • Poda de floração

Normalmente os arbustos florescem durante os meses mais quentes da primavera e do verão, por esse motivo, a poda deve ocorrer durante o inverno, enquanto a planta repousa, sendo aconselhável realizar essa poda do arbusto juntamente com a de limpeza.

Para realizar essa poda deve-se retirar os ramos que já floresceram na época anterior, cortando os ramos na diagonal, para que eles possam florescer novamente de maneira correta;

  • Poda de formação

Essa é o tipo de poda ideal para quem deseja conduzir o arbusto em um determinado formato, não é obrigatória para a saúde e desenvolvimento da planta, mas fundamental para a ornamentação e paisagismo.

Deve ser feita já nos primeiros anos após o plantio do arbusto, também durante o repouso vegetativo (normalmente durante o inverno), fazendo pequenas intervenções na formação do arbusto, de acordo com as formas padronizadas que o mesmo apresenta.

De forma geral as dicas de como podar arbustos, independente da finalidade deve seguir alguns passos obrigatórios:

  • Realizar a poda depois que o arbusto tenha florido;
  • Nivele a altura dos arbustos fixando duas estacas nas extremidades do canteiro;
  • Mantenha o topo mais estreito que a base para que ele não fique mais pesado que a base;
  • As ferramentas para poda devem ser desinfetadas para evitar contaminação;
  • As ferramentas devem ser limpas depois de cada corte para evitar a propagação de pragas e doenças;
  • Antes de guardar as ferramentas passe óleo para que não enferrujem.

As dicas de como podar arbustos podem variar de acordo com a espécie, mas alguns pontos são fundamentais para não cometer erros básicos, como cortar os galhos acima do broto mais alto em um ângulo inclinado de acordo com o crescimento da planta, entre outros.

No Sítio da Mata você encontra espécies de plantas para cultivar em diversos tipos de ambientes. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *