Dicas de como replantar orquídeas com sucesso

Dicas de como replantar orquídeas com sucesso
5 (100%) 3 votes

As orquídeas são flores delicadas, exuberantes, que se apresentam em diversas cores. Esbanjam charme decorando nossa casa. Não há quem não ame ganhar uma orquídea de presente.

Mas, depois que adquirimos a flor, você sabe como replantá-la em outro local de forma segura, para que ela continue saudável e enfeitando a sua casa?

Primeiramente precisamos entender que, para manter esta espécie saudável, deve-se respeitar o momento certo de fazer o seu transplante. A saúde da orquídea depende do seu cultivo, ou seja, o sucesso ou fracasso da flor vai depender, exclusivamente, do seu plantio. Não podemos agir com precipitação, mas retardar o replantio também pode fazer a planta sofrer.

Entenda qual o momento certo para replantar orquidea:

Separe a planta, o vaso, a faca, a tesoura, o substrato, o adubo, o borrifador e mãos-à-obra. Veremos qual o momento correto para migrar a orquídea de um local para o outro.

  • Falta de espaço: a planta cresceu e o vaso ficou insuficiente para suportar seu crescimento; as raízes ficaram para fora e não são hidratadas o suficiente, ficando ressecadas;
  • Substrato vencido: quando o substrato desintegra e não fornece a circulação de ar adequada para as raízes;
  • Quebra de vaso: substituição emergencial do local do plantio;
  • Separação de mudas ou espécies: quando as plantas são cultivadas em vasos coletivos e o crescimento afetou o desenvolvimento, precisando replantá-las em vasos individuais;
  • Planta doente: está com o desenvolvimento afetado e é necessário evitar a propagação da doença.

Pode parecer que não, mas as orquídeas são flores fáceis de cuidar. Havendo uma necessidade real, vamos seguir um passo-a-passo de como replantar orquídea sem causar danos às suas raízes e garantir a saúde e a beleza de suas flores.

Dicas de como replantar orquídea

Para replantar a sua orquídea, desprenda as raízes do vaso, cuidadosamente, sem machucá-la. Se preferir, pode molhar para facilitar o processo. Após, remova a orquídea do vaso pressionando suas laterais e virando o vaso de ponta cabeça. 

Lave a planta para retirar o excesso de adubo e toxinas. Corte as raízes secas e mantenha as demais raízes saudáveis e verdes. Deixe a planta secar à sombra por um período de 2 dias.

Depois de aguardar esse período, faça a limpeza do novo vaso. Para peças de cerâmica ou fibra de coco, realize a hidratação necessária para o uso. O vaso deve ter furos para uma melhor drenagem. Evite o encharcamento. Se necessário, coloque material inerte no fundo do vaso para evitar o contato da raiz com a área molhada.

Prepare e adicione o substrato adequado ao seu tipo de orquídea. Depois disso, acomode a planta no vaso com as raízes antigas para baixo e as mais novas para as laterais; as raízes devem estar por cima do substrato. Atente-se para regar imediatamente após o replantio.

O ideal é deixar a orquídea transplantada à sombra de 7 a 10 dias, realizando a rega com spray. Após este período, leve-a de volta à luz do sol, conforme indicação para cada espécie e retome a rega regular.

O resultado de como plantar orquídea com sucesso está no seu enraizamento, portanto, a flor deve estar firme no vaso, com tronco, madeira ou casca firmemente amarrados, até que esteja enraizada. 

Embora pareça difícil o cultivo, as orquídeas são fáceis de cuidar, desde que seja respeitado o momento certo para replantá-la e os cuidados já mencionados.

Quer que sua orquídea volte a florir? Que tal aproveitar as dicas de como replantar orquídea e entrar em contato com a gente?

No Sítio da Mata você encontra várias espécies de orquídeas para cultivar dentro ou fora de casa.

Dicas, suprimentos, plantas, vasos e muito mais você encontra aqui no Sítio da Mata em até 12 vezes sem juros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *