Entenda o que é Paisagismo Funcional

Paisagismo Funcional
Entenda o que é Paisagismo Funcional
4.7 (93.33%) 3 votes

Paisagismo Funcional

Podemos dizer que o paisagismo tem duas funções principais: a função social, que diz respeito à convergência das pessoas com a natureza em espaços urbanos, e a função ecológica que é aplicada nessas cidades a fim de valorizar e aumentar os espaços verdes, ou seja, uma está diretamente ligada a outra. Mas onde entra o paisagismo funcional?

Como o nome pode sugerir, o paisagismo funcional é o projeto realizado a fim de beneficiar a população por meio do aumento da flora urbana, levando em consideração outros elementos além da estética.

Nesse artigo do blog Sítio da Mata vamos nos aprofundar no tema sobre o paisagismo empregado de maneira funcional, além de entendermos como ele pode ser empregado e as diferenças e semelhanças com o paisagismo tradicional.

O Que é Paisagismo

O paisagismo é uma extensão direta da arquitetura e tem como função principal pensar o melhor uso dos espaços urbanos a fim de valorizar o bem-estar e o conforto das pessoas, baseando-se nos mesmos princípios. Em outras palavras, é um dos instrumentos ambientais que visa melhorar a qualidade ambiental urbana, com foco na harmonia estética e pensando na segurança, privacidade, conforto e funcionalidade dos ambientes.

Existem diferentes tipos de paisagismos além do funcional, tais como:

  • O Xeropaisagismo – se baseia no uso de plantas que necessitam de pouca ou nenhuma manutenção, pois são originárias de ambientes inóspitos, como os solos pedregosos, desertos, locais com altitude elevada, ventos fortes, alta intensidade de raios solares, entre outros.

As plantas usadas no xeropaisagismo são extremamente resistentes às doenças que matariam com facilidade espécies mais comuns;

  • Paisagismo sustentável – é a vertente de profissionais que estão mais preocupados com o futuro, reforçando a concepção de sustentabilidade que é capaz de atender todas as necessidades ambientais atuais. Ele é pensado de forma a convergir com o meio em que está sendo inserido evitando gastos desnecessários e com enfoque na restauração e valorização das plantas nativas do local;

O paisagismo funcional também se enquadra como uma extensão da prática em si, mas falaremos com mais detalhes no tópico a seguir.

Como Usar Paisagismo Funcional e Vantagens

O paisagismo funcional baseia-se no uso de plantas que beneficiem o ecossistema ao redor, indo além do conceito estético tradicional que normalmente se imagina dessa arte. Ele tem como princípio trazer e aumentar a harmonia para o ambiente concomitantemente com a flora, a saúde e o bem-estar, podendo ser não só belo, como também terapêutico, educativo e fonte de alimento aos frequentadores.

Ele pode ser empregado de diversas formas:

  • Criando um jardim sensorial, que valoriza a percepção do mundo natural, explorando outros sentidos além da visão, como o tato, através das texturas das plantas, olfato com os aromas das diferentes espécies e audição com os repuxos d’água, sendo frequentemente utilizado na educação inclusiva. Algumas das espécies mais comuns nesses jardins são: alecrim, hortelã, manjericão, salsa, cravo, entre outras;
  • Servindo como um refúgio para aves e borboletas, pois é possível criar estrutura, bebedouros e comedouros para atrair esses animais e incentivar a prática de observação ao oferecer abrigo e alimento. Algumas das flores mais usadas para atraí-los são: Abutilon, Helicônia, Flor de Coral, Brinco de Princesa, entre outras;
  • Criando jardim de espécies comestíveis, que permitem o resgate do contato com a terra e com alimentos em seu estado natural, aumentando a reflexão sobre a importância de uma alimentação equilibrada. Alguns exemplos são a construção de pomares, hortas, no qual o comestível divide espaço com o ornamental com flores, espécies comestíveis e medicinais.

O paisagismo funcional pode ser realizado em espaços dentro de edifícios nos quais há grande circulação de pessoas, em residências, sítios, áreas públicas e privadas, chácaras, entre outros locais, basta apenas definir a finalidade de executar o projeto.

Quer saber um pouco mais sobre cultivos de plantas? Continue acompanhando o blog e acesse o site do Sítio da Mata e escolha entre diversas espécies de plantas. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *