Jardim filtrante: Conheça o estilo e benefícios

Jardim filtrante: Conheça o estilo e benefícios
5 (100%) 2 votes

Você sabia que é possível contribuir com o meio ambiente através de pequenas atitudes simples dentro da sua própria casa? Exatamente isso! Para ser sustentável não precisa ser difícil ou caro. Basta pensar em formas de reduzir os impactos da nossa rotina no ambiente. Pequenas atitudes trazem resultados incríveis.

Você já ouviu falar em jardim filtrante? Que tal começar um projeto sustentável?

O jardim filtrante é uma solução sustentável, barata e fácil de se colocar em prática. Trata-se, basicamente, da captação das “águas cinzas” (proveniente de pias, tanques, mangueiras, chuveiros) em reservatórios compostos por brita, areia e plantas aquáticas. Este tanque é responsável por purificar essas águas. É uma alternativa sustentável realizada para dar destino adequado para as águas cinzas.

Se você pretende construir um jardim filtrante, trouxemos algumas dicas de como funciona, ou algumas de suas vantagens e quais os cuidados necessários para mantê-lo. Confira!

Como funciona o jardim filtrante

As águas cinzas que saem das nossas casas são compostas por resíduos de sabão, detergente, restos de alimentos e gorduras. Este esgoto passa por uma caixa de retenção de sólidos e, em seguida, por uma caixa de retenção de gordura.

A saída do líquido tratado passa por uma tubulação que também regula o nível da água no jardim. A entrada e a saída serão instaladas em pontos opostos da caixa. O local do jardim filtrante será preenchido com brita e areia grossa. Em seguida, é feita uma pequena curva de nível em torno do jardim, sob a geomembrana e a manta, para evitar a entrada de enxurrada no sistema. A próxima etapa é colocar a água no jardim filtrante. Por último, colocam-se as plantas macrófitas aquáticas que tem o objetivo de retirar nutrientes dessa água para depurá-la, proporcionando um visual agradável. Além disso, os microrganismos presentes nas raízes destas plantas fazem a decomposição dos poluentes.

Benefícios e cuidados com o jardim filtrante

Existem alguns benefícios para quem deseja ter um jardim filtrante, como por exemplo, ele tem um baixo custo de aquisição. Ele também tem uma instalação fácil de ser executada e a sua manutenção é bem simples de fazer.

A água que é tratada pode ser reutilizada para irrigação, limpeza de galpões e máquinas agrícolas e tem uma função ornamental para seu jardim.

Vejamos alguns cuidados importantes com o seu jardim filtrante:

  • Conservação do jardim para evitar danos à geomembrana;
  • Manter a impermeabilização;
  • Evitar o crescimento exagerado das plantas;
  • Realizar a limpeza das caixas de retenção de sólidos e gordura;
  • Descartar a água que escapar do sistema;
  • Evitar a proliferação de mosquito.

O jardim filtrante é uma solução sustentável e simples para dar destino às águas cinzas com uso de tecnologia prática e barata, além de ornamentar seu jardim.

Gostou dessa ideia? Quer colocá-la em prática e fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente?

Venha para o Sítio da Mata.

O Sítio da Mata é um viveiro com mais de 20 anos de experiência especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e muitas outras espécies.

Você também pode adquirir suas plantas aquáticas e todo o suporte necessário para construir seu jardim filtrante, com qualidade e entrega rápida, acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br

Entre em contato com o Sítio da Mata, adquira sua planta e tire todas as suas dúvidas para construir um jardim filtrante. Temos uma grande diversidade de espécies, além de soluções paisagísticas para você iniciar seu novo projeto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *