Melhores Árvores frutíferas para calçada

Melhores Árvores frutíferas para calçada
Melhores Árvores frutíferas para calçada
3 (60%) 1 vote

Melhores Árvores frutíferas para calçada

Projetos paisagísticos com árvore frutífera para calçada são muito importantes pois além de enfeitar as calçadas, ajudam a equilibrar a temperatura, na redução da poluição, atraem pássaros e trazem a sensação de um ambiente mais calmo e equilibrado.

Não é necessário um projeto grandioso para plantar uma árvore frutífera para calçada, basta ter um espaço que seja suficiente para que ela cresça e receba o essencial para que seus frutos possam nascer.

Contudo, é importante saber qual a espécie de árvore frutífera para calçada é a mais indicada para o espaço que você tem na rua de sua casa. Listamos algumas espécies que não precisam de tanto espaço para crescer e são ideais para você começar o seu projeto agora mesmo.

Árvores Frutíferas Para Calçada

Pitanga: a pitanga é uma árvore de porte médio podendo chegar até 12 metros de altura, originária da América do Sul. O fruto da pitangueira é muito popular no Brasil e extremamente apreciado por pássaros e pequenos animais. A floração é abundante, branca e perfumada, ocorrendo de 2 a 3 vezes por ano.

Jabuticaba: é a espécie preferida de muitos paisagistas como árvore frutífera para calçada pois é muito bela e seu fruto muito apreciado. A jabuticabeira pode chegar a 15 m de altura. Seu tronco é bastante imponente e ornamental, fica coberto com flores brancas na primavera e, aos poucos, vão se tornando os frutos. A jabuticabeira pede sol pleno e solo fértil. Gosta da terra sempre úmida, mas não encharcada.

A jabuticaba é muito conhecida por suas propriedades que trazem muitos benefícios para a saúde, pois ela tem poucas calorias e carboidratos, e é rica nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco.

Romã: espécie muito recomendada como árvore frutífera para calçada pois seu crescimento é extremamente rápido e as condições de seu cultivo são muito favoráveis. A rega, como grande parte das árvores frutíferas, é preciso que seja abundante, porém, é importante saber que a umidade exagerada nas raízes e tronco ajuda no aparecimento de fungos.

A romã é uma fruta muito utilizada como planta medicinal, e seu ingrediente ativo e funcional é o ácido elágico, que atua como poderoso antioxidante associado à prevenção do Alzheimer, redução da pressão e como anti-inflamatório para diminuir a dor de garganta e em dietas para perda de peso.

Goiaba: a goiaba é uma planta perene podendo dar frutos o ano todo. Doce e com perfume marcante, costuma surgir no outono. Muito usada na produção de bebidas, doces, geleias e consumida in natura, a goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais, devido ao seu conteúdo em vitamina C, A e B, melhora a digestão, trata a diarreia, evita o envelhecimento e previne do câncer, previne a anemia, favorece a perda de peso e cuidar da saúde da pele. Sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada.

Acerola: excelente como árvore frutífera para calçada, a aceroleira possui crescimento rápido, podendo chegar a 3 metros de altura. Nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde o clima é permanentemente quente, a acerola frutifica ao longo do ano todo, enquanto que no sul e sudeste, com estações mais marcadas, a frutificação costuma se concentrar na primavera e verão. Os frutos amadurecem entre 22 a 30 dias após a floração. Eles são do tipo drupa, com casca lisa, delicada e brilhante e polpa carnosa, suculenta e aromática, com três gomos que protegem respectivamente três sementes. Os frutos podem ser de cor laranja ou vermelha quando maduros, floresce durante todo o ano.

A acerola é uma fruta que pode ser usada como medicinal devido à alta concentração de vitamina C. Os frutos da acerola, além de saborosos, são muito nutritivos, porque são muito ricos também em vitamina A, vitaminas do Complexo B, ferro e cálcio.

Pitanga: a pitangueira é uma árvore ou arbusto frutífero e ornamental, nativo da mata atlântica e conhecido principalmente pelos frutos doces. Muito usada como árvore frutífera para calçada. A pitanga é conhecida por possuir muitos benefícios para a saúde, pois protege as células dos danos provocados pela má alimentação e estresse, rica em antioxidantes, como antocianinas, flavonoides e carotenoides.

Estas espécies são apenas algumas das árvores indicadas para plantar na calçada que além de oferecer uma beleza paisagística, ainda presenteia com os benefícios de seus deliciosos frutos.

No Sítio da Mata, além das espécie de árvores frutíferas para calçadas que citamos, temos muitas outras espécies perfeitas para regiões urbanas, entre em contato conosco e conheça todas as nossas opções.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *