Plantas herbáceas: Espécie e sugestões para o seu jardim

plantas herbáceas para jardim
Plantas herbáceas: Espécie e sugestões para o seu jardim
2.6 (51.67%) 12 votes

plantas herbáceas para jardim

Caracterizada pela estrutura de caule macio e frágil, a planta herbácea pode germinar por anos ou meses. Bastante utilizadas para decoração através do paisagismo, as plantas herbáceas são uma categoria com diversas espécies diferentes, podendo apresentar folhas ou flores em sua estrutura.

A categoria herbácea pode ser definida como o que conhecemos popularmente como ervas. Diferentemente de arbustos e árvores, as plantas da categoria herbácea não possuem caules lenhosos.

O que são Plantas Herbáceas

Popularmente designadas como ervas, as plantas herbáceas são plantas que possuem o caule flexível, e são espécies mais frágeis. Essa categoria de plantas possui algumas características principais. Confira logo a seguir:

  • Ciclo de vida curto, diferentemente de árvores e arbustos;
  • São normalmente rasteiras;
  • As espécies podem apresentar flores ou apenas folhagens;
  • Podem chegar até dois metros de altura.

Principais Cuidados com as Plantas Herbáceas

Atuante na regeneração de florestas, as plantas herbáceas, se cobrirem o terreno, irão beneficiar sementes de árvores e arbustos através da sombra que ela irá oferecer. Por se tratar de uma espécie mais frágil, as plantas exigem alguns cuidados principais.

Para o cultivo de uma planta herbácea é necessário que o solo esteja bem adubado, devendo ser regado periodicamente. No entanto, os cuidados variam de acordo com a espécie a ser cultivada. Por exemplo, existem plantas herbáceas que se adaptam bem ao calor e a luz do sol, já outras espécies preferem um clima mais frio.

Exemplos de plantas herbáceas para jardim

A categoria herbácea apresenta espécies distintas, confira abaixo alguns exemplos dessas plantas e suas principais características:

  • Torênia: comumente cultivada em vasos, canteiros ou jardineiras, essa espécie possui folhas pequenas e alongadas com variação de flores nas cores branca e rosa. A Torênia pode chegar ao tamanho máximo de 30 cm;
  • Crista de galo: essa espécie é um tipo de herbácea anual e costuma ser utilizada em arranjos florais. Esse tipo de herbácea prefere o calor ao frio, possui uma floração abundante e sua propagação pode ser em qualquer época do ano através de sementes;
  • Beijo pintado: essa espécie é considerada uma herbácea perene, ou seja, possui vida longa em período indeterminado. O cultivo dessa planta exige um solo úmido e utilização de adubo orgânico. Suas flores podem ter as pétalas dobradas na coloração vermelha, amarela e rosa;
  • Zínia ou canela de velho: apesar de gostar de água, é preciso ter cuidado para que o solo não fique encharcado. Essa espécie deve ser replantada no tempo máximo de dois anos e se dá bem com climas quentes e úmidas. A zínia ou canela de velho pode ser propagada por meio da germinação, sobretudo na primavera ou verão;
  • Moréia: podendo chegar ao tamanho máximo de 80 cm de altura, a Moréia deve ser cultivada em ambientes com a presença da luz do sol e solo orgânico, permitindo assim que o desenvolvimento dessa planta seja feito de maneira adequada;
  • Margarida amarela: essa espécie deve ser cultivada sob o sol, contanto que ele não esteja muito forte, além disso, deve ser cultivada em canteiros com boa adubação, devendo ser regada regularmente.

Com a finalidade de oferecer conteúdo diversos sobre o cultivo de diversas espécies de plantas, o Sítio da Mata oferece em seu site também a comercialização de mudas de palmeiras, flores, herbáceas, arbustos, trepadeiras, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *