Plantas Medicinais Para Ter Em Casa

Plantas Medicinais Para Ter Em Casa
4.2 (83.16%) 19 votes

Dicas de plantas medicinais para ter em casa

As plantas medicinais são uma solução encontrada para cuidar da saúde das pessoas desde os tempos mais antigos, e com seus benefícios extremamente comum nos dias atuais, devido não só ao conhecimento popular, mas também a comprovação científica dos resultados reais que muitas espécies apresentam.

Ostentar um pequeno jardim ou mesmo alguns vasos com espécies medicinais deixa a decoração do ambiente mais leve, bonita e traz um perfume único e característico. Neste artigo do Sítio da Mata falaremos das principais plantas medicinais para se ter em casa e os benefícios do seu consumo.

Principais Plantas Medicinais Para Ter Em Casa

O uso das plantas medicinais é feito a milênios e a eficiência e fundamentação científica da maior parte das espécies já foi comprovada, sendo que novas descobertas e métodos surgem a todo momento.

A seguir listamos algumas das principais espécies para se ter em casa, que são facilmente encontradas e cujo cultivo é simples, espécies que não requerem atenção diária e que podem ser plantadas em espaços diversificados.

Alecrim – a primeira planta que separamos é o alecrim, uma espécie de tempero rústico e como tal não requer muitos cuidados, por ser natural de solos mediterrâneos, pobres e pedregoso, resiste bem ao sol forte direto e não precisa de solo encharcado, além disso a poda pode ser feita apenas depois do segundo.

Ele é utilizado para tratar problemas do sistema nervoso, equilibra a pressão arterial, auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões, combate a tosse, gripe, asma, entre outros. Pode ser consumido tanto em chá, como infusão, como em forma de tempero nas refeições;

Agrião – é uma planta que atinge de 30 a 90 cm de altura, prefere clima com temperaturas inferiores a 20ºC, pois em locais mais quentes as folhas se tornam mais rijas e menos saborosas.
O agrião previne anemia, reduz a pressão arterial, e mantém a saúde da pele e dos olhos, além disso, fortalece o sistema imunológico, previne doenças cardíacas, fortalece os ossos e melhora o sistema digestivo;

Hortelã– é uma planta fácil de se cultivar, necessita apenas de um solo rico em matéria orgânica e bastante água disponível.
A hortelã contém antioxidantes poderosos e é rica em vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina, entre seus benefícios incluem-se poderes antifúngicos, anti-inflamatórios e antibacterianos, por isso, ajuda a melhorar a digestão, alivia a síndrome do intestino irritado, trata problemas respiratórios, “abrindo” as vias aéreas, melhora os sintomas de gripes e resfriados, entre outros;

Manjericão – além de ser um tempero indispensável para molhos e saladas as folhas do manjericão tem um alto valor nutricional e ajuda no tratamento de feridas na pele, da tosse e catarro, falta de apetite, dor de garganta, aftas, náusea, cólica, ansiedade, insônia, enxaqueca, rouquidão, falta de apetite, prisão de ventre, entre outros.
As partes consumidas do manjericão são suas folhas e caules, sendo usado como tempero de uma infinidade de alimentos, além de ser possível realizar a infusão das folhas para chá;

Arruda – uma planta que atinge aproximadamente 1 metro de altura, totalmente aromática, cresce bem em temperaturas entre 4ºC e 30ºC e o solo deve ser bem drenado, preferencialmente de calcário, enquanto a rega pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana.
A arruda pode ser usada no tratamento de vasos e varizes, pois fortalece os vasos sanguíneos, além disso, serve como vermífugo, combatendo, piolhos, pulgas, sarna e vermes, trata dores reumáticas, dor de cabeça, úlceras e ajuda no tratamento de cistos.

Essas plantas de pequeno porte podem ser cultivadas em vasos, jardineiras e canteiros, sem o menor problema, crescem melhor e fornecem melhores nutrientes quando posicionadas em locais com bastante oferta de luz, por esse motivo, caso as deixe dentro de casa, procure posicioná-las perto de janelas, onde a oferta de luz e vento é maior.
Para conhecer e adquirir mais espécies medicinais, como orégano, aloe, guaco, capim-limão, sálvia, entre outros, entre em contato com o Sítio da Mata e fale com um de nossos colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *