Plantas Para Meia-Sombra: Saiba o que Cultivar

plantas para meia sombra
Plantas Para Meia-Sombra: Saiba o que Cultivar
4.5 (90%) 2 votes

plantas para meia sombra

Nem todas as plantas precisam de sol durante o dia inteiro para realizar o seu processo de fotossíntese e crescerem saudáveis e bonitas. As chamadas plantas para meia-sombra precisam apenas de poucas horas no sol para manter o seu esplendor.

Existem muitas opções de plantas para meia-sombra perfeitas para ornamentarem vários cantos da sua casa que não necessariamente recebem grandes porções de luz solar durante o dia.

Aqui neste artigo você vai conhecer algumas dessas plantas para meia-sombra, o cuidado que você deve ter com cada uma delas e quais os melhores locais da sua residência ou ponto comercial ideais para cultivá-las!

Existem plantas que realizam o processo de fotossíntese de uma forma mais demorada, seja por precisarem de maior quantidade de energia para se desenvolverem ou mesmo pela própria estrutura biológica que precisa de mais tempo ao sol para absorver essa energia.

As plantas para meia-sombra, por outro lado, não precisam de grande incidência direta da luz solar para se desenvolverem, necessitando de em média somente 3 horas diárias de luz do sol direta, passando o restante do tempo em luz indireta.

Isso já é o suficiente para crescerem bonitas e saudáveis. Por isso, para locais que não dispõem de grandes fachadas, quintais ou outros cantos abertos, são uma boa opção para ornamentar aproveitando a incidência solar que têm.

Onde Cultivar

Você já deve ter visto belas fotos em aplicativos como Instagram e Pinterest de salas ornamentadas com plantas que contrastam perfeitamente com as cores das paredes ou complementam harmoniosamente as cores dos móveis.

Isso é porque as salas de estar são o ambiente mais comum para manter plantas de meia-sombra, justamente por não serem locais onde a incidência solar é tão forte durante muitas horas por dia, sendo mais comum no horário da manhã.

Mas para além das salas, varandas com uma cobertura mediana também são ótimos ambientes para manter essas espécies.

Algumas Belas Plantas para Meia-sombra

Agora que você sabe o que são as plantas de meia-sombra e quais ambientes são mais harmoniosos e saudáveis para essas plantas, chegou a hora de conhecer algumas espécies que estão fazendo o gosto dos brasileiros nos últimos tempos.

Espada-de-São-Jorge

Carregando também o nome de “Espada-de-Ogum”, essa é uma planta que cabe em muitos lugares da casa, necessitando de pouquíssimas horas de sol direto e uma excepcional rega que pode ter intervalo de 15 a 20 dias, é uma planta perfeita para quem não tem muito tempo para a manutenção.

Essa espécie também possui uma variação em que suas bordas são amareladas, essa variação é chamada de “Espada-de-Santa-Bárbara” ou “Espada-de-Iansã”. Além de muito bela, essa é uma planta conhecida pela “proteção do lar”, algo que é propagado por várias religiões.

Pata-de-Elefante

Assim como a Espada-de-Ogum, a Pata-de-Elefante é uma planta que pode sobreviver em condições extremas, sendo então prejudicial a ela o excesso de rega. Sua aparência é de uma mini palmeira, o que imprime um caráter bastante tropical à decoração.

Costela-de-Adão

Uma planta que fez sucesso nas decorações dos anos 1970 volta com tudo para deixar sua sala de estar bastante charmosa.

A Costela-de-Adão é uma planta que sobrevive bem em luz indireta e se as suas folhas começarem a ficar amareladas é sinal de que está recebendo, inclusive, muita luz. É uma espécie fácil de cuidar que necessita de rega duas vezes por semana.

Cheflera

Para fechar nossas dicas de algumas plantas de meia-sombra para cuidar, a Cheflera é uma planta que pode ser cultivada tanto em um jardim quanto em sua própria sala.

O charme da Cheflera, além de suas folhas pintadas, são também as flores que surgem durante a primavera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *