Plantas Rasteiras Para Jardim: Tipos e Como Cultivar

plantas rasteiras para jardim
Plantas Rasteiras Para Jardim: Tipos e Como Cultivar
2.8 (55%) 4 votes

plantas rasteiras para jardim
As plantas rasteiras para jardim são geralmente consideradas pequenas plantas viníferas que crescem perto do solo.

Nos casos em que suas brotações são suficientemente longas e você deseja que elas subam a uma estrutura, você precisa guiá-las (treiná-las) e prendê-las a um suporte se elas quiserem atingir muita altura.

Neste sentido, elas diferem dos “trepadores”, que são outra classe de cipós. Por exemplo, você poderia amarrar as videiras à estrutura de forma solta com fio. Mesmo algumas plantas que tendem naturalmente a crescer mais verticalmente, muitas vezes precisam de tal ajuda.

Mas a maioria das verdadeiras trepadeiras são plantas menores que parecem simplesmente rastejar “de barriga para baixo” ao longo do solo, estas geralmente fazem boas coberturas de solo.

Não se deve forçá-las a trepar, pois elas são muito curtas para isso. As videiras mais longas pertencem às plantas rastejantes de murta e zimbro rastejante. Mas não se deixe enganar por nomes comuns: Algumas plantas com “trepadeiras” em seus nomes são trepadeiras vigorosas, incluindo a trepadeira Virgínia (Parthenocissus quinquefolia).

Tipos de Plantas Rasteiras Para Jardim

Existem diversos tipos de plantas rasteiras para jardim que você pode usar para ornamentar o seu jardim ou os canteiros da sua casa.

O uso comum nos projetos paisagísticos e pelo grande apelo ornamental e sua facilidade de manutenção fazem com que a utilização das variedades de plantas rasteiras para jardim nunca fique fora de moda. Os tipos de plantas rasteiras para jardim mais comuns são:

Suculentas: são as plantas rasteiras para jardim que se caracterizam por ter folhas carnosas e aveludadas. Estas pequenas folhas estão encarregadas de armazenar a água e os nutrientes que a planta precisa, por isso, sua manutenção é bem simples.

Vivazes: são as plantas rasteiras para jardim que perdem as folhas e os caules durante a época mais fria. Mantêm latentes as raízes até que chegue a primavera. Um exemplo de vivazes são as margaridas, violetas, arméria, dianthus etc.

Perenes: Ao contrário das anteriores, estas espécies conservam todas as folhas e os caules durante o outono e o inverno. Algumas até florescem ao longo do ano. Um exemplo de plantas perenes são as begônias, flor de cone, astromélias, miosótis, lavanda, áster etc.

Trepadeiras: são as plantas rasteiras para jardim que se usam para cobrir a totalidade de paredes, muros ou colunas. Têm caules que crescem de forma considerável. Alguns exemplos de trepadeiras para seu jardim são as buganvílias, tumbérgia, ipomeia, jasmim-de-madagascar, amor-agarradinho, jasmim-dos-açores, jade entre outras.

Arbustos: são as plantas rasteiras de caráter lenhoso que carecem de tronco. No seu lugar têm caules ramificados. São de menor tamanho que as árvores propriamente ditas. Como exemplo estão o rosmaninho, dafne, spireia do japão, fúcsia, escallonia etc.

Estas são apenas algumas das plantas rasteiras para jardim, ainda existem outras variedades que você pode conhecer para um jardim belo e enfeitado.

Você pode encontrar as mudas dessas variedades no site do Sítio da Mata para você ornamentar o jardim do seu quintal. Entre em contato com os especialistas e saiba como adquirir essas e muitas outras espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *