Tipos de irrigação para jardim

Tipos de irrigação para jardim
Classificar este post

Não há dúvidas do encanto que um belo jardim pode trazer para sua casa. Tanto em áreas internas ou áreas externas, essa faixa verde viva promete visuais incríveis para agradar os olhos dos apaixonados por natureza.

Mas há quem tenha o desejo de ter um belo jardim, espaço para iniciar seu projeto, mas falta tempo para manter os cuidados.

Mas nós trazemos verdades! A tecnologia é capaz de grandes feitos e não ficou para trás quando o assunto é irrigação.

Vamos falar dos tipos de irrigação para jardim e como essa ferramenta pode facilitar seu trabalho sem comprometer a qualidade e o desenvolvimento das suas plantinhas!

Tipos de Irrigação para Jardim

Quando falamos em cuidados com o jardim, falamos de 5 aspectos principais. São eles:

  • Solo
  • Clima
  • Luminosidade
  • Rega
  • Poda

Esses itens são os mais importantes a se atentar, tanto para cuidar do seu jardim, cultivar sua horta, fazer a manutenção do seu vaso, etc.

Portanto, a água é um dos principais fatores de atenção quando falamos em cuidados. E não é pra menos. Quem é capaz de viver sem água?

Mas não é só a falta de água que pode prejudicar seu paisagismo. O excesso de água e o encharcamento do solo também podem trazer prejuízos para seu jardim.

Que tal, conhecer então, os principais tipos de irrigação?

Irrigação manual: indicada para pequenos espaços, em que você dá conta de fazer toda a irrigação necessária usando uma mangueira ou um simples regador;

Irrigação automatizada por aspersão: um tipo de irrigação feita sob muita pressão, em que a água é lançada sobre o solo de maneira uniforme. Pode ser aspersor estático (fixo), giratório ou oscilatório (leque);

Irrigação automatizada por gotejamento: feito através de temporizadores e reguladores de pressão, com uma espécie de mangueira que libera a água ligada à uma fonte, de forma que a água apenas goteje no solo;

Entre os tipos de irrigação, a rega automatizada é a mais indicada para áreas extensas de gramadas e jardins. Com o apoio preciso de temporizadores e emissores de pressão, a água chega na medida certa e no horário planejado.

Caso você tenha amplo espaço para fazer a rega, entre os tipos de irrigação, opte por automatizada. Esse tipo de irrigação para jardim possui uma série de vantagens em comparação com a irrigação manual.

  • São fontes sustentáveis que colaboram com a redução do consumo de água e evitam o desperdício.
  • Podem ser ajustadas em quantidade e duração
  • Atende à demanda e exigência de cada espécie
  • Maior eficiência da rega
  • Redução de custo
  • Não demanda tempo do seu dia para esse cuidado

Agora que você já conhece os tipos de irrigação para jardim, que tal conhecer outras soluções para seu paisagismo?

Você já conhece o Sítio da Mata?

Somos um viveiro com mais de 23 anos de experiência na propagação e comercialização de diversas espécies de plantas.

Acesse o site www.sitiodamata.com.br, confira nossos produtos! São espécies de todo tipo, ferramentas, insumos, livros e tudo o que você precisa para botar a mão na massa.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Estamos esperando por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *