Tipos de Palmeiras Para Cultivar no Jardim

Tipos de Palmeiras Para Jardim
Tipos de Palmeiras Para Cultivar no Jardim
4 (80%) 2 votes

Tipos de Palmeiras Para Jardim

Você sabe quantos tipos de palmeiras para jardim é possível plantar na sua propriedade? No Brasil graças a uma flora riquíssima e devido ao clima tropical favorável é possível abrigar com facilidade uma grande variedade de espécies nativas ou não do nosso território que contribuem para uma grande gama de opções de espécies de palmeiras para plantar em todos os tipos de jardim.

Nesse artigo do blog Sítio da Mata falaremos sobre as principais espécies indicadas para espaços de jardins diversos, que podem ser cultivadas sozinhas ou em composições com diferentes espécies, mas que sem dúvidas ajudam a formar um projeto paisagístico de causar inveja em qualquer um.

Como plantar e quais os cuidados com os tipos de palmeiras para jardim?

As palmeiras são tipos de plantas tropicais naturais da América Latina, África e Sul da Ásia cujo crescimento pode atingir até 40 metros de altura, como é o caso da Palmeira Imperial de Cuba.

Por outro lado, algumas espécies têm um crescimento consideravelmente reduzido e podem até mesmo serem cultivadas em vasos, como a Palmeira Areca que atinge até 3 metros de altura.

Contudo, independente do potencial de crescimento, antes de realizar o plantio de diferentes tipos de palmeiras para jardim é importante avaliar bem o local para evitar transtornos futuros e preservar por mais tempo o projeto paisagístico criado.

Algumas dicas são fundamentais para o cultivo de qualquer espécie de palmeira, tais como:

  • Avaliar o local que será feito o cultivo;
  • Conhecer o clima da sua região. De modo geral as palmeiras apreciam clima tropical: quente, úmido e ensolarado, com temperatura acima de 22º;
  • Plante em local que receba bastante luz solar;
  • O melhor período para o plantio é entre o verão e início do outono;
  • O solo deve ser rico em matéria orgânica;
  • Tome cuidado com o plantio de espécies que possuem folhas pontiagudas ou com espinhos.

Além disso, para que a beleza ornamental das palmeiras seja longeva, regue-as frequentemente, adube-as a cada 6 meses e faça podas de manutenção regulares.

Os Tipos de Palmeiras Para Jardim Mais Apreciados

Agora que já sabemos alguns cuidados básicos com o cultivo de diferentes tipos de palmeiras para jardim está na hora de saber quais são as variedades e quais os cuidados ao plantar as principais espécies dessa família.

São elas:

  • Palmeira Areca – provavelmente a espécie mais conhecida para o plantio em vasos e em espaços menores. A Palmeira Areca tem um crescimento controlado e por esse motivo é muito utilizada em projetos paisagísticos diversos.

De rápido crescimento, essa planta aprecia tanto sol pleno, como meia sombra e por isso vai bem também em ambientes internos;

  • Palmeira Fiji – essa espécie que pode atingir até 12 metros de altura quando cultivada em jardins, não ultrapassa 2 metros em vasos, por esse motivo é outra excelente escolha para paisagismo com palmeiras, devido sua versatilidade e beleza das folhas em tons de verde pontiagudas;
  • Palmeira Fênix – é uma planta que pode mediar até 4 metros de altura, sendo uma das preferidas dos paisagistas. Para o melhor crescimento a Palmeira Fênix necessita de luz solar constante e direta.

Os frutos dessa palmeira são bastante apreciados por pássaros, portanto acostume-se com a presença das aves em seu jardim;

  • Palmeira Real – planta que pode atingir até 40 metros de altura, assim como a Palmeira Imperial, essa espécie é uma das mais utilizadas em grandes jardins para passar a sensação de elegância e imponência ao ambiente;
  • Palmeira Azul – é uma espécie com folhas grandes, em formato de leque, que possuem um tom prateado (que lembram um tom azulado), uma excelente planta ornamental para se ter no jardim. A Palmeira Azul pode atingir até 12 metros de altura, podendo facilmente ser plantada sozinha devido ao destaque que suas folhas possuem;
  • Palmeira Garrafa – de porte escultural e exótico, a Palmeira Garrafa faz grande sucesso na ornamentação de jardins. Essa espécie tem um crescimento lento, mas não se engane com isso, pois ela pode atingir até 6 metros de altura. A Palmeira Garrafa aprecia solo rico em matéria orgânica, bem adubado e deve ser alocada a sol pleno.

No Sítio da Mata você encontra uma grande variedade de espécies de palmeiras para cultivar em qualquer tipo de jardim. Entre em contato conosco ou acesse nosso site para conhecer a todas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *