Tipos de Planta Para Por na Cozinha

planta para pôr na cozinha
Tipos de Planta Para Por na Cozinha
2.2 (44%) 5 votes

planta para pôr na cozinha

Não é de hoje que a culinária deixou de ser uma obrigação e se tornou uma atividade prazerosa para muitos, sendo talvez o melhor ambiente para reunir a família e os amigos. Por isso, escolher as plantas para por na cozinha é algo natural para torná-la mais agregadora e com um charme especial. 

Nesse artigo do Sítio da Mata falaremos sobre os “segredos” para escolher a melhor espécie para enfeitar a sua cozinha. Para isso, selecionamos cinco tipos diferentes de plantas que juntas possuem todas as qualidades que esperamos como beleza, aroma e versatilidade. Então acompanhe essa leitura até o final e divirta-se.

Como escolher a planta para por na cozinha?

A escolha das plantas para por na cozinha deve ser baseada em duas coisas principais: o espaço disponível para colocá-las e a oferta de luz natural. Sabemos que a escolha mais natural se baseia em dois princípios básicos: a beleza da planta e o aroma que ela exala. Por esses motivos, devemos prestar atenção nesses pontos.

As espécies mais comuns quando o assunto é colocar plantas na cozinha é pensar em temperos. Isso acontece porque os diferentes tipos de temperos são bastante versáteis para ficar nesse cômodo. 

É necessário que o espaço forneça ao menos de duas a três horas de luz solar durante o dia, para que os temperos se desenvolvam de maneira saudável, caso contrário só é possível usá-los durante aproximadamente 15 dias, período no qual eles ainda não começaram a definhar.

O último ponto que devemos nos atentar na hora de escolher a planta para por na cozinha é o seu tipo. Opte por plantas pilosas ou aveludadas, que são espécies com a folhagem mais lisa (serosa).

Mas afinal, quais são os tipos de plantas que posso colocar na minha cozinha? É o que veremos no próximo tópico.

5 Diferentes Tipos de Plantas Para Você Escolher

Quando pensamos nos cinco diferentes tipos de plantas para pôr na cozinha, muitas espécies comuns vieram em nossa cabeça como diferentes tipos de temperos ou folhagens. No entanto, todo o conteúdo que encontramos na internet oferecem as mesmas dicas por isso decidimos escolher cinco plantas de cinco categorias diferentes: plantas decorativas, cactos e suculentas, temperos, folhagens e árvores.

Mas não é só isso, no final ainda separamos um tipo de planta bônus. Então vamos a elas?

  • Planta decorativa – a espécie decorativa que separamos é o Antúrio. Uma flor que além de bela é extremamente fácil de cultivar, pois não necessita de luz solar direta, sendo necessário apenas manter o solo úmido. Além disso, ele é uma espécie que ajuda a purificar o ar do ambiente;
  • Cactos e suculentas –  existem muitas espécies que podem ser escolhidas, mas um terrário, por exemplo, é ideal e muito simples fazê-lo, sendo necessário apenas um recipiente de vidro, cascalho, musgo e terra própria para cactos; 
  • Temperos –  esses são unanimidade na cozinha, como dissemos, dê preferência para espécies serosas, como o tomilho, por exemplo, que possui um perfume inconfundível e é uma excelente escolha para pôr na comida;
  • Folhagens –  aqui mora uma das maiores variedades de plantas para pôr na cozinha, tanto em vasos decorativos, comprando um pequeno jardim aéreo, a espécie que indicamos é a ceropegia, também chamada de coração de pedra ou corações emaranhados devido ao formato de suas folhas. Elas possuem um crescimento lento, portanto, são excelentes para ficarem em bancadas.
  • Árvores – isso mesmo! Você não leu errado. Se a sua cozinha oferecer boas condições de luminosidade é possível, por exemplo, ter um pequeno bonsai na cozinha, mesmo que ele demande um pouco mais de trabalho nos cuidados.

As opções para decorar a sua cozinha são muitas e o maior limite que enfrentamos é a imaginação. Como dissemos anteriormente, separamos ainda um tipo de planta bônus: as Air Plants, espécies que não necessitam de terra pois suas raízes ficam expostas e se alimentam pela umidade do ar ou podem ser colocadas em um recipiente com um pouco de água.

Para conhecer mais espécies para espaços internos entre em contato conosco. Somos uma empresa completa em diversas espécies de plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *