Trepadeiras para cultivar dentro e fora de casa

Como Cultivar Trepadeira
Trepadeiras para cultivar dentro e fora de casa
Classificar este post

Como Cultivar Trepadeira
As plantas trazem vida para todos os espaços. Uma decoração com plantas deixa o ambiente com um ar de tranquilidade e conforto, sem contar os benefícios para a saúde. Existe uma variedade muito grande de plantas para enfeitar sua casa, entre elas a trepadeira. Ela é capaz de enfeitar paredes, móveis, jardim vertical e muitos outros espaços. O blog Sítio da Mata preparou uma lista com as variedades de trepadeiras que você pode cultivar dentro e fora de casa.

Jiboia: Essa espécie é extremamente versátil, adaptando-se a diversas condições de plantio. Ela pode ser cultivada como trepadeira em ambientes internos, dentro de vasos no chão ou pendente, e ainda como planta de forração ou cerca viva. A planta jiboia desenvolve folhas que podem medir mais de um metro de largura e seus galhos são capazes de cobrir até 18 metros de distância, apresentando características diferentes a depender do local escolhido.

Os cuidados com essa espécie são muito simples, ela tem preferência por meia sombra ou luz difusa, porém se adapta muito bem em locais com sol pleno ou sombra durante todo tempo. Em locais com bastante oferta de sol a jiboia se desenvolve mais, como é o caso de cercas vivas, e menos em ambientes fechados, tornando assim mais fácil o cultivo em vasos.

A rega deve ser de acordo com o ambiente em que ela se encontra, ou seja, apenas uma ou duas vezes por semana em ambientes com pouca incidência de sol, e em locais mais quentes ela deve ser regada com uma maior frequência.

O solo ideal deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. A planta também não é muito exigente quanto a adubação, ela deve acontecer com intervalo de 2 a 3 meses e deve ter compostos equilibrados com húmus de minhoca, por exemplo.

Primavera: A Bougainvillea spectabilis, ou Primavera, se multiplica por estacas e alporques. Suas flores são guarnecidas por vistosas brácteas de várias cores que aumentam o valor ornamental da espécie. Floresce em abundância quando exposta a mudanças bruscas de temperatura. Apresenta formas e cores com diversas tonalidades de rosa, branco, vinho, laranja, ferrugem e branca.

A primavera gosta de solo ligeiramente úmido, portanto a rega deve ser de 1 a 2 vezes por semana, com uma quantidade maior nos meses de temperatura mais elevada e menos na época mais fria. Lembre-se de não encharcar.

Essa espécie é ideal para ser cultivada tanto como trepadeira, apoiada em muros ou cobrindo pérgolas, quanto como arvoreta. O local escolhido para o plantio não deve ser de passagem, uma vez que a planta possui espinhos ao longo de todos os galhos.

Sapatinho de Judia: Essa é uma espécie de planta trepadeira nativa da Índia de crescimento robusto, possui flores bicolores, amarelas com as pétalas recortadas em vermelho e longos estames de anteras brancas com formato que lembra um chinelinho ou sapatinho. Muito usada para ornamentação já que suas flores são muito decorativas.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Tipicamente tropical, não tolera o frio. Sua rega deve ser feita a cada 10 dias pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.

Pode ser usada em ambientes internos, porém com boa incidência de sol, como varandas ou janelas. Você poderá plantá-la em um vaso com espaço razoável e conduzi-la pela área que desejar. Só precisa ter um espaço para que ela possa pender. Siga corretamente os passos de como cultivar a trepadeira para ficar com um espaço muito charmoso.

Sete Léguas: Essa espécie de trepadeira apesar de ter o crescimento muito rápido e chegar a atingir 10 metros, também pode ser facilmente cultivada em ambientes menores como varandas, porém com muita incidência de sol. Sua floração ocorre durante o ano todo com maior abundância na primavera e no verão

A rega deve ser feita sem encharcar. Não descuidar da rega quando a planta for jovem, depois de adulta tolera um pouco mais as estiagens, porém não prolongadas.
Gostou das dicas de como cultivar trepadeira dentro e fora de casa? Para conhecer outras espécies, assim como a maneira certa de podar a trepadeira, acesse o site do Sítio da Mata para encontrar diversas espécies de plantas e flores e entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *