Veja Quais São as Plantas Tóxicas para Animais

Veja Quais São as Plantas Tóxicas para Animais
3.5 (70%) 6 votes

Veja Quais São as Plantas Tóxicas para Animais

Assim como as plantas, ter animais de estimação também é uma forma de alegrar a casa, não é preciso dizer aqui o quão importante cães e gatos podem ser para a vida de uma pessoa, como apoio emocional e como companheiros de vida, dividindo diversos momentos de alegria com o dono.

Por serem tão importantes, é natural que haja um cuidado temerário quanto a saúde dos bichinhos e aquelas pessoas que possuem jardim devem ter um cuidado redobrado, pois a curiosidade desses animais quanto ao consumo de plantas escusas do nosso conhecimento é grande.

Por esse motivo, nós do Sítio da Mata separamos quais são as plantas tóxicas para animais mais comuns em jardins domésticos, para que você possa tomar os devidos cuidados quando adquirir uma nova plantinha ou um novo animalzinho.

O Que Fazer Quando Trouxer Uma Planta Nova para o Jardim?

Normalmente, não é estranho vermos plantas tóxicas para animais em jardins domésticos, isso porque, muitas delas são extremamente comuns, como o antúrio e o comigo-ninguém-pode. A melhor forma de prevenir que seu animal não as consuma é conhecendo-as, pois assim, é possível designar um local mais adequado para expô-la sem colocar em risco a vida dos pets.

Além disso, é natural que conheçamos o comportamento habitual de nossos animais de estimação, se você possui um jardim provavelmente já deve ter notado a curiosidade deles quanto a algum determinado tipo de planta e até mesmo já deve tê-lo visto consumindo-a.

Por esse motivo, sempre que trouxer uma nova plantas tóxicas para animais para o seu jardim, observe o comportamento do pet, caso ele dedique mais atenção do que o normal para aquela espécie pode ser uma boa ideia colocá-la fora do seu alcance.

A seguir veremos quais são as plantas tóxicas para animais mais comuns.

Quais São as Plantas Tóxicas para Animais Mais Comuns?

Além das plantas citadas, outras espécies podem prejudicar a saúde dos pets. Confira:

  • Copo de leite – Causa os mesmos efeitos do antúrio, além de paralisia no mecanismo de deglutição;
  • Violeta – Causa alterações gastrointestinal fortes e alterações circulatórios e respiratórias;
  • Azaleia – A parte mais tóxica é a folha, pode causar intoxicação e levar a depressão nos sistemas nervoso e respiratório, além de vômitos, convulsões, perda do controle muscular e fraqueza;
  • Lírio – Potencialmente tóxica para os gatos, causando intoxicação sistêmica e nos cães indisposição gastrointestinal;
  • Espada de São Jorge – Altamente tóxica, pode causar dificuldade de movimentação e respiração;
  • Samambaia – As folhas prejudicam a produção de glóbulos vermelhos e causam sangramentos, sangue na urina e em alguns casos pode causa forte anemia nos cães;
  • Tulipa – pode causar alergias na pele, vômito e diarreia.

Caso o animal fique intoxicado, os sintomas podem variar de acordo com o tipo de planta ingerido, a idade e o tamanho do animal, mas de modo geral, os sintomas começam por diarreias, perda do controle muscular, longos vômitos, convulsões, alterações neurológicas e fraqueza.

O primeiro passo ao identificar algum desses sinais é lavar a boca e os olhos do animal com água corrente, coletar partes da planta ingerida e levá-lo ao veterinário.

Para mais dicas como essas e para ficar sempre atento aos perigos e vantagens das plantas para a saúde dos seus animais, continue acessando o blog do Sítio da Mata. Aproveite e descubra mais sobre as melhores espécies de plantas medicinais e veja nossas ofertas imperdíveis. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *