A Importância da Cobertura do Solo Para Plantio Direto

A importância da cobertura do solo para o plantio
A Importância da Cobertura do Solo Para Plantio Direto
4 (80%) 2 votes

A importância da cobertura do solo para o plantio

O plantio direto é uma das mais inovadoras técnicas utilizadas em sítios e fazendas para o plantio de árvores, cercas vivas e até mesmo no paisagismo, sendo uma excelente alternativa para diminuir drasticamente o desgaste que o solo sofre durante o plantio e colheita regulares que ocorrem nessas propriedades.

Devido o plantio direto ser efetuado sobre a cobertura do solo, o que elimina a necessidade de revolver o solo ao extrair as árvores ou plantas, sendo necessário que essa cobertura seja feita de modo extenso, não havendo pontos onde o solo está disposto às variações do clima bem como as chuvas.

A principal importância da cobertura no plantio direto é a mitigação da perda de nutrientes, de modo que o solo pode ser reutilizado para plantio de diferentes espécies de mudas sem que hajam danos ou perda de suas principais características, mantendo o solo fértil por décadas mesmo com o cultivo de grande quantidade de plantas.

Manutenção da Cobertura do Solo

O melhor modo de se efetuar uma manutenção para a cobertura do solo é por efetuar a troca dos insumos utilizados por longos períodos por palhadas novas, de modo que o material novo, irá dar uma maior proteção para o solo contra os fatores externos e evitar que os seus nutrientes sejam consumidos em excesso.

Outra importante manutenção para a cobertura de solo é a reposição da palhada em áreas onde ela se movimentou, seja pelo uso de adubos ou outros materiais orgânicos, é de grande importância que essas manutenções sejam feitas regularmente para evitar que o solo sofra um maior desgaste.

Requisitos Para uma Boa Cobertura do Solo Para Plantio Direto

  • Material Orgânico – Para que as mudas possam crescer de modo adequado, é necessário que o material utilizado para constituir a palhada seja totalmente orgânico, dando às plantas uma abundância de nutrientes e água para serem consumidos durante os estágios iniciais de seu crescimento.
  • Quantidade – Para cobrir totalmente o solo é necessário que a palhada esteja presente em grandes quantidades, especialmente em terrenos localizados em regiões que possuem alto volume de chuvas, aumentando a necessidade de proteção contra as ameaças naturais.
  • Consulte um Especialista – Consultorias para o plantio e cobertura de terrenos para plantio tornam possível extrair o máximo das condições do local, o que leva a muitos proprietários consultarem profissionais experientes como os da Sitio da Mata para ajudá-los nas escolhas de plantas e coberturas adequadas para seu tipo de solo.

Como Funciona o Plantio Direto

O funcionamento dessa técnica é simples, pois consiste na plantação das mudas no método comum porém com a diferença é que essas mudas não são plantadas diretamente no solo, e sim na palhada, o que elimina o desgaste sofrido pelo solo devido a absorção de água e nutrientes pelas plantas que são alocadas na propriedade.

Diferentemente dos métodos que utilizam arados ou tratores para o revolvimento da terra, essa técnica tem como um dos seus principais diferenciais a capacidade de cultivo contínuo sem essas etapas de preparação, o que torna as atividades de cultivo mais rápidas e fáceis, tanto para proprietários inexperientes quanto para veteranos no plantio de pomares.

1 Comentário

  1. jose carvalho disse:

    Excelente como informação e ensinamento, isso se deve ao profissionalismo dos senhores que tem responsabilidade com o meio ambiente e a natureza de um modo geral, o que deveria ser preocupação governamental e de todos que de alguma forma trabalham e se sustentem da natureza. Parabéns, me foi de altíssima utilidade essa informação, que de alguma forma ou por intuição já a praticava, agora o farei melhor por conhecimento. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *