Como fazer cerca viva de planta ora pro nobis

Ora Pro Nobis
Como fazer cerca viva de planta ora pro nobis
Classificar este post

Um ambiente arborizado proporciona inúmeros benefícios para a saúde e para o bem estar das pessoas, servindo como abrigo e fonte de alimento para animais e insetos. 

Para quem deseja delimitar espaços, criar ambientes de lazer mais privativos, como áreas de piscinas, por exemplo, contando com a atmosfera verde, as cercas vivas costumam ser uma ótima opção. 

As cercas vivas contribuem de modo incisivo em todas essas questões, além de servirem como barreira sonora, contra poeira e ventos fortes, as diferentes espécies que podem ser usadas são importantes para a prevenção de erosão do solo e são fundamentais nos jardim, dividindo e criando ambientes em harmonia com soluções paisagísticas.

Neste artigo falaremos sobre como fazer cerca viva com a planta ora pro nobis, uma planta que, além de ter muitas das qualidades citadas, ainda traz diferentes benefícios para a saúde.

 

Conhecendo a Planta Ora Pro Nobis

A planta ora pro nobis (Pereskia aculeata) é uma planta originária de diversos países das Américas, incluindo Brasil, Peru, Argentina, entre outros, de ciclo de vida perene que chega a medir até 10 metros de altura na idade adulta. 

Da família Cactaceae, a planta Ora Pro Nobis é uma planta rústica, que se adapta a vários tipos de solos, com flores pequenas, brancas, com o miolo alaranjado é uma espécie perfeita para várias funções, principalmente como cerca viva.

A planta ora pro nobis, conhecida também como Trepadeira limão, Groselha da américa, Orabrobó, entre outros, tem seu nome derivado do latim que era muito difícil de ser pronunciado e significa “rogai por nós”. Segundo o dito popular, a planta Ora Pro Nobis era colhida no jardim de uma igreja enquanto se ouvia os ditos “Ora Pro Nobis”, rogai por nós.

Estamos falando de uma planta PANC (planta alimentícia não convencional), chamada de “o bife dos pobres” devido a grande presença de proteínas e matéria orgânica. 

Por ser muito difundida no estado de Minas Gerais, a Universidade de Lavras realizou um estudo e levantou os principais benefícios da planta Ora Pro Nobis para a saúde, são eles:

  • Contém um alto teor de fibras que ajudam nos processos digestivos e intestinais;
  • Promove a saciedade;
  • Evita a constipação, prisão de ventre, hemorróidas, formação de pólipos e tumores;
  • Ideal para pessoas com anemia, por possuir muito ferro;
  • O chá serve como anti-inflamatório, para casos de cistites e úlceras, graças ao processo depurativo que também ajuda na prevenção de varizes;
  • Rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas de saúde em bebês não nascidos;
  • Alta concentração de vitamina C;
  • Presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade, ótima para a pele e para a visão;
  • Contém cálcio o suficiente para manter dentes e ossos fortalecidos.

 

Saiba mais sobre o cultivo da planta ora pro nobis

https://www.sitiodamata.com.br/ora-pro-nobis-pereskia-aculeata.html 

 

Dicas de Como Fazer Cerca Viva de planta Ora Pro Nobis

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a planta ora pro nobis, é fácil perceber porque ela é uma espécie tão importante, oferecendo benefícios para a saúde e potencializando o paisagismo de jardins.

Cultivar a planta Ora Pro Nobis é simples, pois é uma planta rústica que aceita até mesmo solos não férteis, tanto em sol pleno quanto em meia-sombra. Veja as principais dicas:

  • O plantio deve ser iniciado no início das chuvas, pois mesmo que seja resistente à seca, abundância de água nessa fase estimula o crescimento dos ramos;
  • A propagação é feita por meio de estacas. Para o bom desenvolvimento da planta ora pro nobis, corte cada estaca com 20 cm de comprimento e enterre um terço dela em um composto feito de terra de subsolo e esterco curtido;
  • Utilize a área localizada entre as partes tenras e lenhosas da haste;
  • Quando as plantas enraizarem, faça o transplante para o solo;
  • Para ser usada como cerca viva, deixe um espaço de até 1 metro entre as mudas da planta ora pro nobis, para que o fechamento seja mais denso;
  • Mantenha o solo com bom nível de matéria orgânica para garantir o pleno desenvolvimento e maior colheita da planta ora pro nobis.

 

Onde encontrar muda de planta ora pro nobis

Saber como fazer cerca viva da planta Ora Pro Nobis é muito simples. Isso porque esta planta não é exigente em termo de adubação e apenas três meses depois do plantio já está madura para colheita. 

De forma geral, o corte das folhas da planta Ora Pro Nobis rende até 5.000 kg por hectare – caso o uso seja para alimentação – enquanto seus espinhos mantêm o aspecto seguro da cerca.

 

Conte com o Sítio da Mata para adquirir sua muda de planta ora pro nobis. 

O Sítio da Mata é uma loja virtual especializada no cultivo e venda de espécies ideais para cerca viva, como a planta ora pro nobis e muitas outras espécies de cerca viva.

Veja outros conteúdos sobre cerca viva:

https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/tipos-de-cerca-viva-de-crescimento-rapido/

 

Acesse nossa página exclusiva sobre cercas vivas:

https://www.sitiodamata.com.br/solucoes-paisagisticas/solucoes-cerca-viva 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *