Como Podar Árvore Frutífera?

Como Podar Árvore Frutífera?
Como Podar Árvore Frutífera?
3.8 (75%) 4 votes

Como Podar Árvore Frutífera?

Saber como podar árvore frutifera corretamente é importar-se com a saúde e desenvolvimento pleno de sua planta, visando o máximo de produção com a maior qualidade possível.

O mercado de vendas de fruticultura representa uma importante fatia da economia brasileira, só em 2016 a venda de frutas superou os R$ 33,3 bilhões, com mais de 1,7 bilhão de toneladas produzidas, de acordo com a pesquisa de Produção Agrícolas Municipais, ou seja, o cuidado no cultivo de árvores frutíferas (iniciados com a poda correta) são de fundamental importância para o mercado nacional e mesmo que sua produção seja para consumo próprio saber como podar árvore frutífera é importante para a colheita de maior qualidade.

Como Podar Árvore Frutífera – Tipos de Poda

A poda tem como objetivo garantir o crescimento saudável dos ramos e flores, a fim de propiciar o melhor crescimento dos frutos. Alguns mitos populares dizem que as árvores devem ser podadas apenas no inverno, porém isso não é verdade.

Algumas árvores realmente devem ser podadas durante o inverno, mas apenas aquelas que dão frutos durante os meses frios, como pêssego, maça, pera,
ameixa, uva e https://www.sitiodamata.com.br/figo-da-india-opuntia-ficus-indica. Para estas frutíferas, a poda durante o inverno seguida de https://www.sitiodamata.com.br/adubo-manutanc-o é o melhor para aproveitar ao máximo a produção, pois logo após a poda os ramos já crescem com frutos.

Todavia, as outras árvores não possuem restrição quanto a época da poda, em seguida vamos conhecer os 4 principais tipos de poda.

  • Poda de Formação – Este tipo de poda é realizada durante os primeiros anos de vida da planta, o intuito é guiar o crescimento da árvore de acordo com o espaço de plantação disponível e/ou vontade do dono. Por exemplo, a poda de formação vai definir se o crescimento da árvore será vertical, ou se será um crescimento tipo copa, mais baixo (cuidado para não deixar os galhos encostarem no chão, pois pode atrair pragas).
  • Poda de Limpeza – Como o próprio nome sugere, é a poda para limpar a árvore já de tamanho maior, o intuito é a remoção de galhos secos, mortos, brotos ladrões e etc, visando facilitar a entrada da luz do sol e circulação de ar dentro da copa da árvore, pois normalmente em locais em condições melhores os frutos se desenvolvem com maior facilidade.
  • Poda Verde – Esta poda tem a função muito próxima da poda de limpeza, também existe para limpar os excessos e permitir a passagem da luz e ventos, porém ela é usada principalmente para evitar que a planta se alastre e invada outros locais. Cortando galhos desnecessários ou que possam de alguma forma atrapalhar o crescimento de árvores próximas.
  • Poda de Produção – Este último tipo de poda tem o foco direto em facilitar o crescimento dos frutos, como o exemplo utilizado anteriormente sobre as árvores que frutificam durante o inverno. A poda de produção é para melhorar o crescimento das frutas, maximizando o número de frutos e impedindo o desperdício.

Como Podar Árvore Frutífera – Equipamentos e Cuidados Finais

Sempre que for utilizar objetos para a poda como a tesoura e a serrinha, certifique-se de que as ferramentas estejam bem afiadas, caso contrário irá causar danos desnecessários a planta. Além disso, sempre que cortar os galhos doentes, esterilize as ferramentas, para não passar a doença para outras árvores.

Depois da poda, os galhos cortados deixam uma ferida na árvore, tornando-a vulnerável a fungos, por isso passe produtos a base de cobre, ou cal virgem nas áreas cortadas para ajudar na cicatrização e evitar fungos nos galhos e troncos.

Em suma saber como podar árvore frutífera, vai garantir o crescimento saudável das suas plantas e no Sitio da Mata você encontra todas as informações e materiais necessários para realizar a poda da sua árvore frutífera de forma correta.

4 Comentários

  1. Suzel seabra disse:

    Achei muito bom do não encontrei como podar os pés de limão siciliano e tuiti que do edta crescendo e não estão dando limões ok

  2. Renata de Moraes Bastos disse:

    Comprei um pé de limão galego ,que véi cheio de flores mas poucas se tornaram frutos . Estão pequenos ainda ,porém ela está muito alta e seus galhos foram perdendo suas folhas e estão somente os espinhos . Queria podá-la pois está num vaso mas ,está muito alta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *