As Melhores Frutíferas Para Plantar no Quintal

As Melhores Frutíferas Para Plantar no Quintal
3.9 (77.78%) 9 votes

As Melhores Frutíferas Para Plantar no Quintal

Muito comuns em regiões de fazendas, chácaras e sítios, as árvores frutíferas, além de embelezar o ambiente, são responsáveis por deixar o espaço mais alegre e manter viva a memória de passeios ao espaço rural.

A popularização de algumas espécies está fazendo com que elas façam parte também do cenário urbano. Muitas são vistas em quintais e varandas das grandes cidades, proporcionando a esses espaços mais harmonia e versatilidade.

Se você gosta de viver rodeado por diferentes tipos de vegetação, saiba quais são as espécies de árvores frutíferas para plantar no quintal.

  • Jabuticabeira – A jabuticabeira adapta-se muito bem aos quintais porque seu crescimento depende da área em que ela se desenvolve e seu tamanho não prejudica o nascimento dos frutos.
    A florada dessa árvore ocorre entre os meses de setembro a dezembro a partir do sexto ano de plantio. A jabuticaba é uma fruta é pequena, de casca roxa e polpa branca.
    Muito conhecida na culinária por compor pratos a base de geleia, a fruta contém quantidades significativas de ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B.
    O plantio deve ser feito no período chuvoso e o colo da muda deve estar a mais ou menos 5 cm acima da superfície do solo.

  • Limoeiro – Essa árvore é relativamente pequena, o que a torna uma ótima opção de cultivo em quintais de pequena dimensão. Muito produtiva, ela não atinge mais do que 6 metros de altura.
    Em geral, os limoeiros possuem muitas ramificações. Ramos e caule possuem cor castanho-claro e são recobertos de espinhos pontiagudos e longos. A copa é arredondada e aberta.
    As flores e a folhas do limoeiro possuem um aroma muito característico que atrai abelhas. O limão, fruto muito conhecido por seu alto valor de vitamina c começa a brotar após 3 anos do início do cultivo.
    Essa frutífera deve ser cultivada em sol pleno e solo fértil e drenável. A irrigação deve ser feita em intervalos regulares.

  • Pitangueira – O tronco irregular, ramificado e de cor avermelhada é a marca registrada dessa frutífera. As folhas são ovais e avermelhadas quando jovens e verde quando adultas. A primeira floração aparece após o 3o ano de plantio.
    A pitanga, fruto dessa espécie, é arredondada, achatada nas extremidades e com coloração vermelha, rubra e roxa. Ela é muito rica em ferro, proteínas, cálcio, fósforo, vitamina B e vitamina C. O período de frutificação varia de outubro a janeiro.

Cuidados que Você Deve Ter com Sua Frutífera

Para manter a saúde e a vitalidade do seu mini pomar, antes de escolher as árvores frutíferas para plantar no quintal, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • O espaço deve receber luz do sol;
  • Apesar de se adaptarem a espaços estreitos, as frutíferas demandam profundidade suficiente para que as raízes possam se desenvolver de maneira adequada;
  • O solo deve ser rico em nutrientes. O nascimento dos frutos depende do valor nutricional, portanto, adube com frequência e dê sempre preferência a adubos orgânicos;
  • Para manter a qualidade nutricional das árvores, materiais orgânicos, como farinha de osso e esterco seco podem ser incorporados ao redor de sua base;
  • É importante que o solo esteja sempre regado e em condições de umidade que estejam de acordo com as necessidades da árvore.

Onde Encontrar Árvores Frutíferas Para Plantar no Quintal

No Sítio da Mata, você vai encontrar uma variedade de mudas de espécies de árvores frutíferas. Consulte nossa equipe especializada para saber quais são as que mais se adéquam ao seu espaço.

Além de árvores frutíferas para plantar no quintal, você encontrará em nossa loja uma ampla de seleção de espécies de plantas para vasos, jardins, além de uma diversidade de trepadeiras e plantas para forragem. Entre em contato e tenha mais informações.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *